Guerra Fria

  • Plano Marshall

    O Plano Marshall, um aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. A iniciativa recebeu o nome do Secretário do Estado dos Estados Unidos, George Marshall.
  • Period: to

    Bloqueio de Berlim

    Após a derrota alemã na Segunda Guerra, os países vencedores impuseram pesadas sanções nos alemães. Dentro das quais a divisão da Alemanha em 4 áreas administrativas, cada uma chefiada por um dos vencedores: Estados Unidos, França, Reino Unido e União Soviética e duas zonas de influência: Capitalista e Socialista. Berlim, a capital da Alemanha, também foi dividida, ainda que no território de influência soviética.
  • Fundação do Comecon

    Em resposta ao plano económico americano, a União Soviética propôs-se a ajudar também seus países aliados, com a criação do COMECON (Conselho para Assistência Económica Mútua). O COMECON fora proposto como maneira de impedir os países-satélites da União Soviética de demonstrar interesse no Plano Marshall, e não abandonarem a esfera de influência de Moscovo.
  • Criação da OTAN

    Em 1949 os Estados Unidos e o Canadá, juntamente com a maioria dos países europeus, suportados alguns destes com governos que incluíam os socialistas, criaram a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), uma aliança militar com o objetivo de proteção internacional em caso de um suposto ataque dos países do leste europeu.
  • Period: to

    Guerra da Coreia

    Em 1950, os líderes da Coreia do Norte, incentivada pela vitória do socialismo na China um ano antes, recebeu apoio da URSS para tentar reunificar a Coreia sob o comando de um governo socialista, invadiu e ocupou a capital sul-coreana Seul, desencadeando um conflito armado. Os Estados Unidos solicitaram ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, a formação de uma força multinacional para defender a Coreia do Sul.
  • Revolução Húngara

    Na Hungria, a ocupação da Hungria pelo Exército Vermelho, após a Segunda Guerra Mundial, garantiu a influência da União Soviética sobre a região. O país no período pós-guerra tornou-se uma democracia multipartidária, até 1949, quando a República Popular da Hungria foi declarada e tornou-se um estado comunista liderado por Mátyás Rákosi.
  • Guerra de Suez

    O rei do Egito, pró-europeu, foi derrubado por Gamal Abdel Nasser em 1953, que procurou instalar uma política nacionalista e pró-árabe. A sua primeira manobra política de efeito foi a guerra que declarou contra o recém-criado estado de Israel, porque eles humilharam os árabes na Guerra de Independência Israelita. Com os clamores de outros países árabes para uma nova investida contra os judeus, Nasser aliou-se à Jordânia e à Síria.
  • Period: to

    Corrida Espacial

    A União Soviética dá início à corrida espacial no ano de 1957, quando os soviéticos lançaram Sputnik 1, o primeiro artefato humano a ir ao espaço e orbitar o planeta e que desencadeou a "crise do Sputnik". Em novembro do mesmo ano, os russos lançaram Sputnik 2 e, dentro da nave foi a bordo o primeiro ser vivo a sair do planeta: a cadela Laika.
  • Period: to

    Corrida Armamentista

    O maior destaque foi para uma nova arma não-convencional, mais poderosa que qualquer outra arma já testada até então: bomba atómica. Só os Estados Unidos tinham essa tecnologia, o que aumentava em muito seu poderio bélico e sua superioridade militar estratégica em relação aos soviéticos.
  • Crise dos misseis em Cuba

    Em 1962, a União Soviética foi apanha a construir 40 misseis nucleares em Cuba. Segundo Kruschev, a medida era puramente defensiva, para evitar que os Estados Unidos tentassem nova investida contra os cubanos. Por outro lado, no plano estratégico global, isto representava uma resposta à instalação de mísseis Júpiter II pelos americanos na cidade de Esmirna, Turquia, que poderiam ser usadas para bombardear todas as grandes cidades da União Soviética.
  • Period: to

    Guerra do Vietname

    A Guerra do Vietname foi um dos maiores confrontos militares envolvendo capitalistas e socialistas no período da Guerra Fria. Opôs o Vietname do Norte e guerrilheiros pró-comunistas do Vietname do Sul contra o governo pró-capitalista do Vietname do Sul e os Estados Unidos.
  • Period: to

    Guerra Afegã Soviética

    Em abril de 1978, o Partido Democrático do Povo do Afeganistão (PDPA) assumiu o poder no Afeganistão na Revolução de Saur. Em poucos meses, os opositores do governo comunista lançaram uma revolta no leste do Afeganistão que se expandiu rapidamente para uma guerra civil levada a cabo pelos guerrilheiros mujahideen contra as forças do governo em todo o país.Os mujahideen do Afeganistão receberam treinamento militar e armas nos vizinhos Paquistão e China.
  • Period: to

    Era Gorbachev e fim da Guerra Fria

    Gorbachev, embora defensor de Karl Marx, defendeu o liberalismo económico na URSS como a única saída viável para os graves problemas económicos e sociais. A União Soviética, desde o início dos anos 70, passava por grande fragilidade, evidenciada na queda da produtividade dos trabalhadores e a queda da expectativa de vida. A alta nos preços do petróleo no período 1973-1979 e a nova alta de 1979-1985, deram uma reviravolta temporária a um sistema económico que já estava falido.