Guerra Fria

  • Plano Marshall

    Plano Marshall
    Foi um programa com a finalidade de ajudar economica e financeiramente os paises devastados pela Segunda Guerra. Este plano visava em recuperar principalmente as potencias capitalistas e demonstrar a superioridade do lado capitalista na reestruturação destes, sobre as areas ocupadas pelos sovieticos.
  • Bloqueio de Berlim

    Bloqueio de Berlim
    As diferenças de desenvolvimento entre a Alemanha Ocidental e Oriental causavam um número significativo de migrantes do lado capitalista para o socialista.Stálin em resposta deste problema impossibilitou a passagem entre a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental,já que a capital encontra-se dentro da zona soviética.O objetivo era fazer com que os capitalistas se retirassem de Berlim,mas isto não ocorreu,pois todas as necessidades do Ocidente foram supridas por uma ponte aérea durante 11 meses.
  • Bipartição da Alemanha

    Bipartição da Alemanha
    A Alemanha que foi derrotada na II Guerra Mundial foi divida em quatro zonas de ocupação entre os 4 grandes vencedores da guerra, dessa divisão surgiram a duas Alemanha, na parte oriental uma Alemanha sobre influência da URSS (socialista), que passou a se chamar República Democrática Alemã, com capital em Berlim Leste. E na parte ocidental (capitalista) surgiu República Federal da Alemanha, com capital na cidade de Bonn.
  • Revolução Chinesa

    Revolução Chinesa
    A Revolução Chinesa foi um movimento político, social, econômico e cultural ocorrido na China. Em outubro de 1949, os comunistas tomam o poder e proclamam a República Popular da China, com Mao Tse-tung como chefe supremo. Transformada num país comunista, a China passou por uma série de reformas como, por exemplo, coletivização das terras, controle estatal da economia e nacionalização de empresas estrangeiras.
  • Guerra da Coréia

    Guerra da Coréia
    Após a II Guerra Mundial a Coréia foi dividida em Coréia do Norte (socialista) e Sul (capitalista). Esta
    divisão provocou muitos conflitos entre as duas zonas. Os EUA entram na guerra aliados ao sul, e a
    URSS aliada ao norte. No decorrrer da guerra, a Coréia do Sul apresentava mais vitórias. E ao fim, em 1953, não houve vencedor, foi apenas assinado um tratado de paz e decretado fim da guerra. E as duas Coréias permaneceram separadas até hoje.
  • Criação da OTAN e do Pacto de Varsóvia

    Criação da OTAN  e do Pacto de Varsóvia
    Foi uma aliança militar formada pelos países socialistas do Leste Europeu (com excessão da Iugoslávia), e pela União Soviética. O tratado foi firmado na capital da Polônia, Varsóvia, e possuia finalidade de estes países se ajudarem em caso de agressões militares.
    Este foi instituído em contraponto à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que uniu os países capitalistas da Europa Ocidental e os Estados Unidos para a defesa destas nações contra qualquer ataque vindo do Leste Europeu
  • Revolução Cubana

    Revolução Cubana
    A Revolução Cubana foi um movimento armado, que levou à derrubada do ditador Fulgencio Batista de Cuba.O termo Revolução Cubana refere-se à implantação em série de programas sociais e econômicas do novo governo, todos com foco na ideologia Comunista.O apoio soviético enfatizou seu caráter anti-capitalista e antiamericano para posteriormente alinhar o país com o chamado bloco socialista. Mas isso só ocorre depois do advento da revolução, não sendo o seu foco inicial, segundo alguns historiadores
  • Guerra do Vietnã

    Guerra do Vietnã
    Situada no Vietnã, o conflito era entre o Norte e o Sul. Quatro anos depois de iniciada a guerra, os EUA passaram a fazer parte do confronto, e justificavam sua ação acusando o Vietnã do Norte de participar do ataque a embarcações norte-americanas no Golfo de Tonquim. A guerra continuou e as perdas humanas geraram um sentimento de repulsa na população norte-americana, que exigia o fim da guerra. O Sul rendeu-se. Cerca de 2 milhões de vietnamitas e 57 mil norte-americanos morreram.
  • Construção do Muro de Berlim

    Construção do Muro de Berlim
    Para deter o grande fluxo de migração do lado Ocidental para o Oriental, os comunistas resolveram erguer um muro. Este muro foi construído em apenas uma noite, e sem nenhum aviso, separando assim famílias e amigos. Muitos foram os os comunistas que tentaram fugir, uns conseguiram, outros foram pegos, condenados e dados como desertores.
  • Crise dos Mísseis

    Crise dos Mísseis
    Após Cuba se tornar independente, virou área de influência, a URSS, que resolveu instalar mísseis apontados para os EUA, em resposta a uma mesma instalação feita pelos americanos, só que na Turquia. Esta base era secreta, até um sobrevoo dos EUA tirar fotos aéreas dos misseis sendo construídos.
    Foram treze dias de negociação entre os países envolvidos e de pura tensão no mundo inteiro, pois o lançamento de um míssil desencadearia uma guerra nuclear de proporções globais.
  • Regime Militar no Brasil

    Regime Militar no Brasil
    A Ditadura no Brasil, foi o período da política brasileira em que militares conduziram o país. Práticas de vários Atos Institucionais como: a censura, a perseguição política, a supressão de direitos constitucionais, a falta total de democracia e a repressão àqueles que eram contrários ao regime militar se tornaram comuns. O Golpe de 1964 marca uma série de eventos que culminaram em um golpe de estado no dia 1 de abril de 1964. Durante esse regime ocorreu um fortalecimento do poder Executivo
  • Primavera de Praga

    Primavera de Praga
    o reformista eslovaco Alexander Dubček, visava a instalação de um regime socialista, porém fora dos moldes da URSS, ou seja, menos rigoroso e radical, dando mais liberdade aos seus cidadãos e à imprensa.
    A União Soviética não ficou contente com essa situação e e apenas cumpriu o que o Trato de Vasóvia dizia, enviando milhares de tropas e tanques para acabar com essa reforma. Foi bem sucedido, pois houve apenas protestos pacíficos de pequena expressão. Então, o páis foi ocupado pelos soviéticos.
  • Ditadura no Chile

    Ditadura no Chile
    Teve início com a tomada do poder pelos militares, liderados pelo general Augusto Pinochet. O Chile da segunda metade do século XX passava por um período diversificado de ascensão dos setores de esquerda me meio a forças democráticas. A Ditadura no Chile também matou e sequestrou milhares de pessoas. Os militares fizeram uso dos mais rudes métodos de tortura e assassinato contra os opositores do regime. Durante o regime militar, ocorreu um fortalecimento sobretudo do poder Executivo.
  • Independênci Angola e Moçambique

    Independênci Angola e Moçambique
    A Independência de Moçambique e Angola, também conhecida como Luta Armada de Libertação Nacional, foi um conflito armado entre as forças de guerrilha desses países contra as Forças Armadas de Portugal. Após quase 500 anos de presença Portuguesa, em territórios Africanos, Portugal parte sem sentimentos de culpa e sem ter de que se envergonhar, resultando numa independência no dia 10 de Novembro de 1975, para Angola e 25 de Junho de 1975 para Moçambique.
  • Ditadura da Argentina

    Ditadura da Argentina
    A Ditadura na Argentina começou com um golpe de Estado dado por militares que assumiram o poder do país. Logo após a tomada de poder, entrou em vigor no país o Estatuto da Revolução Argentina que legalizou as atividades dos militares. A nova ‘constituição’ proibia a atividade dos partidos políticos e cancelava quase todos os direitos civis, sociais e políticos por conta de um quase constante Estado de Sítio. Foi um dos governos mais autoritários da América Latina no século XX.