Guerra fria

Guerra Fria

  • Apresentação do Plano Marshall [América do Norte - EUA]

    Apresentação do Plano Marshall [América do Norte - EUA]
    Tratava de um aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Européia, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução econômica dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. Quando o plano foi completado, a economia de cada país participante, com a exceção da Alemanha, tinha crescido consideravelmente acima dos níveis pré-guerra.
  • Bloqueio de Berlim [Europe - Alemanha]

    Bloqueio de Berlim [Europe - Alemanha]
    O Bloqueio de Berlim, que vigorou entre 24 de Junho de 1948 e 11 de Maio de 1949, tornou-se uma das maiores crises da Guerra Fria, desencadeada quando a União Soviética interrompeu o acesso ferroviário e rodoviário à cidade de Berlim Ocidental, localizada na Alemanha sob a administração de Estaline. A crise se intencificou ao ficar claro que a URSS não agiria para impedir a ponte aérea de alimentos organizada e operada pelos Estados Unidos, Reino Unido e França.
  • Criação da OTAN [America do norte - Washington, D.C]

    Criação da OTAN [America do norte - Washington, D.C]
    No dia 4 de abril de 1949, foi assinado o acordo de uma aliança militar, a organização foi criada, com o objetivo de constituir uma frente oposta ao bloco socialista. Os países fundadores foram Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Portugal e Reino Unido. Essa organização internacional tendia prevenir e defender os países membros contra eventuais ataques vindos do Leste Europeu.
  • Revolução Chinesa [Ásia - China]

    Revolução Chinesa [Ásia - China]
    A Revolução Chinesa de 1949, refere-se à fase final do conflito militar na Guerra Civil Chinesa. Com o colapso das negociações de paz entre o Partido Nacionalista Chinês (KMT) e o Partido Comunista Chinês (PCC), a guerra entre estas duas forças são retomadas. A União Soviética forneceu ajuda aos comunistas, e os Estados Unidos aos nacionalistas.Em 1 de outubro de 1949, Mao Tse-tung proclamou a República Popular da China.
  • Bipartição da Alemanha [Europa - Alemanha]

    Bipartição da Alemanha [Europa - Alemanha]
    A reforma monetária nas zonas ocidentais da Alemanha, que sustentava a aplicação do Plano Marshall, desencadeou a crise do Bloqueio de Berlim. O resultado da crise foi a divisão geopolítica da Alemanha em dois Estados: a República Federal da Alemanha (RFA), com capital em Bonn, e a República Democrática Alemã (RDA), com capital em Berlim Leste.
  • Guerra da Coréia [Ásia - Fronteira entre as Coréias]

    Guerra da Coréia [Ásia - Fronteira entre as Coréias]
    A guerra da Coréia se iniciou em 25 de junho de 1950 e terminou em 27 de julho de 1953. Os Estados Unidos e a União Soviética eram ex-aliadas e a guerra da Coréia aconteceu devido o conflito entre eles. A Coréia é dividida pelo paralelo 38 que é usada para demarcar os territórios dos dois exércitos. A Coréia do norte era comunista liderada pela União Soviética e a Coréia do sul era capitalista liderada pelos Estados Unidos.
  • Criação do Pacto de Varsóvia [Europa - Polônia]

    Criação do Pacto de Varsóvia [Europa - Polônia]
    Aliança militar formada dia 14 de Maio de 1955, pelos países socialistas do Leste Europeu e a URSS, também conhecidos como o bloco socialista, formado em contraponto à OTAN. O tratado tinha como objetivo o estabelecimento de um compromisso de ajuda mútua em caso de agressões militares.Teve grande força até 1989, quando termina a Guerra Fria, e é extinto em 1991.
  • Revolução Cubana [América Central - Cuba]

    Revolução Cubana [América Central - Cuba]
    A Revolução Cubana foi um movimento armado, inicialmente, que levou à derrubada do ditador Fulgencio Batista de Cuba em 1 de janeiro de 1959 pelo Movimento 26 de Julho liderada por Fidel Castro.
  • Guerra do Vietnã [Ásia - Indochina - Vietnã]

    Guerra do Vietnã [Ásia - Indochina - Vietnã]
    A Guerra do Vietnã foi o mais longo conflito militar que ocorreu depois da II Guerra Mundial. Nascido da luta do povo vietnamita pela libertação do jugo colonial francês, a chamada guerra da Indochina, o conflito tornou-se, no período de maior intensidade de participação americana, elemento essencial da Guerra Fria. Os Estados Unidos, que tinham apoiado a França na Indochina, acreditavam que com a queda do Vietnã do Sul acarretaria a de outros países do Sudeste Asiático.
  • Construção do Muro de Berlim [Europa - Alemanha]

    Construção do Muro de Berlim [Europa - Alemanha]
    O Muro de Berlim era uma barreira física, construída pela Alemanha Oriental durante a Guerra Fria, localizava-se em torno de Berlim Ocidental e a separava a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental. Ele simbolizava a divisão do mundo em dois blocos: República Federal da Alemanha (RFA),formado por países capitalistas; e República Democrática Alemã (RDA), por países socialistas. o Muro de Berlim foi o principal símbolo da Guerra Fria, da bipolarização do mundo e da divisão da Alemanha.
  • Crise dos Mísseis [América Central - Cuba]

    Crise dos Mísseis [América Central - Cuba]
    A Crise dos Mísseis de 1962 gerou no mundo um enorme estado de tensão por causa das ameaças feitas entre os Estados Unidos e a União Soviética, as duas grandes potências à época. O episódio envolveu armamento nuclear e deixou a humanidade perto de uma nova guerra mundial.
  • Ditadura Militar no Brasil [América do Sul - Brasil]

    Ditadura Militar no Brasil [América do Sul - Brasil]
    Regime militar no Brasil foi um período da História política brasileira iniciado com o golpe militar de 31 de março de 1964, que resultou no afastamento do Presidente da República de jure e de facto, João Goulart, assumindo provisoriamente o presidente da Câmara dos Deputados Ranieri Mazzilli e, em definitivo, o Marechal Castelo Branco. O regime militar teve ao todo cinco presidentes e uma junta governativa, estendendo-se do ano de 1964 até 1985, com a eleição do civil Tancredo Neves.
  • Primavera de Praga [Europa - Tchecoslováquia]

    Primavera de Praga [Europa - Tchecoslováquia]
    A Primavera de Praga foi um movimento político ocorrido em 1968, na antiga Tchecoslováquia - hoje dividida em República Tcheca e Eslováquia. Duas décadas antes, os comunistas haviam chegado ao poder no país, o último a integrar a Cortina de Ferro - nome pelo qual ficou conhecido o bloco de países liderados pela antiga União Soviética durante a segunda metade do século 20.
  • Ditadura no Chile [América do Sul - Chile]

    Ditadura no Chile [América do Sul - Chile]
    Esse processo foi marcado pela desarticulação dos movimentos de esquerda por meio do uso da opressão, da violência e da tortura. Em setembro de 1973, as Forças Armadas do Chile organizaram um golpe para depor Allende. Com a morte do presidente Allende, uma junta militar liderada por Augusto Pinochet estabeleceu uma rígida ditadura ,oliticamente foi um governo que procurou satisfazer todos os interesses dos Estados Unidos, é tido, por isso, como a primeira experiência neoliberal no mundo.
  • Independência de Moçambique [África - Moçambique]

    Independência de Moçambique [África - Moçambique]
    A Guerra da Independência de Moçambique, também conhecida como Luta Armada de Libertação Nacional, foi um conflito armado entre as forças da guerrilha da FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) e as Forças Armadas de Portugal. Oficialmente, a guerra teve início a 25 de Setembro de 1964, com um ataque ao posto administrativo de Chai no então distrito (actualmente província) de Cabo Delgado.
  • Independência da Angola [África - Angola]

    Independência da Angola [África - Angola]
    No dia 10 de Novembro de 1975, o Alto Comissário e Governador-Geral de Angola, almirante Leonel Cardoso, em nome do Governo Português, proclamou a independência de Angola, transferindo a soberania de Portugal, não para um determinado movimento político mas sim para o “Povo Angolano”, de forma efectiva a partir de 11 de Novembro de 1975.
  • Ditadura na Argentina [América do Sul - Argentina]

    Ditadura na Argentina [América do Sul - Argentina]
    O período da Ditadura Argentina começou com o golpe de estado que derrubou o presidente da Argentina, Arturo Illia, em 28 de junho de 1966. Marcado pela quebra dos movimentos de esquerda por meio do uso da opressão, da violência e da tortura. Contou com o apoio político dos EUA para que o governo ditatorial se consolidasse. A partir da tirada da presidente Perón pelas Forças Armadas num golpe ocorrido em 24 de março de 1976, a Argentina mergulhou num dos mais brutais episódios da sua história.