Guerra fria

geopolitica da guerra fria

  • Plano Marshall

    plano de ajuda econômica e financeira aos paises que estavam devastados pela guerra.
  • Bloqueio de Berlim

    Numa tentativa de controlar a inflação galopante da Alemanha, os Estados Unidos, a França e o Reino Unido criaram uma "trizona" entre suas zonas de influência, para fazer valer nestes territórios o marco alemão, moeda da Alemanha capitalista. Josef Stalin, então líder da URSS, reprovou a idéia e, como contra-ataque, procurou reunificar Berlim sob sua influência. Então, nesse data, todas as rotas terrestres foram fechadas pelas tropas soviéticas, numa violação dos acordos da Conferência de Ialta.
  • criação da OTAN

    foi criada com o objetivo de construir uma frente oposta ao bloco socialista.
  • Revolução Chinesa

    Revolução Comunista de outubro de 1949 concluída após a Guerra Civil Chinesa, onde os comunistas tomam o poder e proclamam a República Popular da China, com Mao Tse-tung como líder supremo. Com o início da Era Mao Tse-tung, a China passa por uma série de reformas.
  • Bipartição da Alemanha

    A reforma monetária nas zonas ocidentais da Alemanha, que sustentava a aplicação do Plano Marshall, desencadeou a crise do Bloqueio de Berlim. O resultado da crise foi a divisão geopolítica da Alemanha em dois Estados: a República Federal da Alemanha (RFA), com capital em Bonn, e a República Democrática Alemã (RDA), com capital em Berlim Leste.
  • Period: to

    Guerra da Coréia

    foi travada opondo a Coreia do Sul e seus aliados, que incluíam os Estados Unidos da América e o Reino Unido, à Coreia do Norte, apoiada pela República Popular da China e pela antiga União Soviética. O resultado foi a manutenção da divisão da península da Coreia em dois países.
  • Pacto de Varsóvia

    aliança militar formada pelos paises socialistas do leste europeu e pela URSS.
  • Revolução Cubana

    foi um movimento armado, inicialmente, que levou à derrubada do ditador Fulgencio Batista de Cuba
  • Period: to

    Guerra do Viatnã

    A guerra colocou em confronto, de um lado, a República do Vietnã (Vietnã do Sul) e os Estados Unidos, com participação efetiva, porém secundária, da Coreia do Sul, da Austrália e da Nova Zelândia; e, de outro, a República Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte) e a Frente Nacional para a Libertação do Vietname (FNL). A China, a Coreia do Norte e, principalmente, a União Soviética prestaram apoio logístico ao Vietnã do Norte, mas não se envolveram efetivamente no conflito.
  • criação do Muro de Berlim

    dividia a cidade de Berlim ao meio e simbolizava a divisão do mundo em dois blocos: República Federal da Alemanha (RFA), que era constituído pelos países capitalistas; e República Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético.
  • Crise dos Mísseis

    A crise começou quando os soviéticos, em resposta a instalação de mísseis nucleares na Turquia em 1961 e à invasão de Cuba pelos estado-unidenses no mesmo ano, instalaram mísseis nucleares em Cuba.
  • Ditadura Militar no Brasil

    Esse processo foi marcado pela desarticulação dos movimentos de esquerda por meio do uso da opressão, da violência e da tortura. Além disso, contou com o apoio político dos EUA para que o governo ditatorial se consolidasse. Além do norte americanos, no Brasil, o golpe militar recebeu apoio da Igreja, da classe média e da elite, que temiam o comunismo.
  • Period: to

    Primavera de Praga

    foi um período de liberalização política na Tchecoslováquia durante a época de sua dominação pela União Soviética após a Segunda Guerra Mundial.
  • Ditadura no Chile

    Esse processo foi marcado pela desarticulação dos movimentos de esquerda por meio do uso da opressão, da violência e da tortura. Em setembro de 1973, as Forças Armadas do Chile (com expressivo apoio dos Estados Unidos) organizaram um golpe para depor Allende. Resistindo até o ultimo momento, o presidente preferiu suicidar-se ao ver o grupo de militares invadir o Palácio La Moneda. Com a morte do presidente Allende, uma junta militar liderada por Augusto Pinochet estabeleceu uma rígida ditadura
  • Independência de Moçambique

    Em 1962, foi criada a marxista Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique) . Dois anos depois da sua criação, ela já controlava todo o norte de Moçambique. A guerra pela independência se tornou intensa. Moçambique se tornou independente e comunista. O país viveu momentos de tensão econômica e guerra civil. A Renamo (Resistência Nacional Moçambicana) era o grupo dedicado a combater o governo. Recebia, como sempre, o apoio dos países ocidentais e da vizinha racista África do Sul.
  • Independencia da Angola

    Em 1950, o movimento anticolonialista era dividido entre grupos rivais: o MPLA (com apoio comunista) e a Unita (apoio da OTAN e da África do Sul). No auge da Guerra Fria, cada grupo recebia apoio de um megabloco. Tropas sul-africanas invadiram a Angola, em 1975, com a justificativa de neutralizar o envio de armas aos guerrilheiros da Namíbia. Mas foram neutralizados, junto das tropas da Unita, pelos soldados cubanos. No mês seguinte, foi declarada a independência da Angola.
  • Ditadura na Argentina

    Esse processo foi marcado pela desarticulação dos movimentos de esquerda por meio do uso da opressão, da violência e da tortura. Além disso, contou com o apoio político dos EUA para que o governo ditatorial se consolidasse. A partir da deposição da presidente Perón pelas Forças Armadas num golpe ocorrido no dia 24 de março de 1976, a Argentina mergulhou num dos mais brutais e sanguinários episódios da sua história.