3993431184 05549d266c z

Acontecimentos geopolíticos do período da Guerra Fria

  • Plano Marshall

    O plano consistiu em um vasto programa de ajuda econômica e financeira aos países capitalistas europeus atingidos pela Segunda Guerra. Objetivados de conter o avanço soviético e recuperar e reorganizar a economia dos países capitalistas, aumentando o vínculo deles com os Estados Unidos, principalmente através das relações comerciais.
  • Bloqueio de Berlim

    Bloqueio de Berlim
    Afim de conter a inflação da Alemanha, os USA, a França e o Reino Unido criaram uma "trizona" onde fez-se valer o marco alemão. Não satisfeito com a ideia, Stalim, o lider soviético, contra-atacou com o objetivo de conquistar Berlim Ocidental e expandir seu território. Para isso determinou um bloqueio terrestre a Berlim Ocidental, fazendo com que o inimigo se rendesse e tornasse socialista. Porem o desfecho da situação, após 11 meses foi a bipartição da Alemanha.
  • OTAN

    OTAN
    Assinada em Washington a Organização do Tratado do Atlântico Norte é uma aliança militar entre os Estados Unidos e os países capitalistas do leste europeu. Objetiva manter a segurança do bloco capitalista assegurando apoio militar e conter o avanço socialista.
  • Revolução Chinesa

    Revolução Chinesa
    A revolução chinesa aconteceu por dois movimentos: A luta do povo chinês por independência nacional e a luta dos camponeses por terras. Ao pegarem em armas, expulsaram tanto o Japão quanto os governantes. Ao assumir, o Partido Comunista liderado por Mao-tsé-tung, tentaram implantar o "Grande salto para frente". Este foi um fracasso e então deu espaço para a obrigatória Revolução Cultural. Com a morte de Mao, acabaram com a revolução e abriram a economia chinesa para a economia mundial.
  • Bipartição da Alemanha

    Bipartição da Alemanha
    O Bloqueio de Berlim desencadeou na divisão geopolítica da Alemanha: República Federal Alemã (RFA) e República Democrática Alemã (RDA). A primeira sustentada pela ideologia socialista, logo pela União Soviética e a segunda pela ideologia capitalista, logo pelos USA, França e Reino Unido.
  • Guerra da Coreia- INÍCIO

    Guerra da Coreia- INÍCIO
    De forma resumida, A Guerra na Coreia foi a divisão do país em Coreia do Sul e Coreia do Norte que tinham como aliados, respectivamente, União Soviética e Estados Unidos, podendo ser interpretada como uma disputa entre capitalismo(EUA) e socialismo(URSS). Foi o primeiro conflito armado da Guerra Fria e que causou muita apreensao por todo o mundo que temia uma guerra nuclear.
    A Coreia do Norte tentou diversas vezes invadir a Coreia do Sul, até que conseguiu faze-lo em 25 de junho de 1950, conqui
  • Guerra na Coréia- FIM

    Guerra na Coréia- FIM
    A Coreia do Norte tentou diversas vezes invadir a Coreia do Sul, até que conseguiu faze-lo em 25 de junho de 1950, conquistando sua capital. Logo apos a invasao os EUA enviaram tropas para a região a fim de expulsar os norte-coreanos. A China, aliada da URSS, enviou ajuda aos norte-coreanos.
    Por fim os governo americano ameçou usar armas nucleares contra a China e a Coreia do Norte caso não se rendessem. O tratado de paz foi assinado em 1953 e até hoje há conflito geo-político entre as Coreias,
  • Pacto de Varsóvia

    Pacto de Varsóvia
    O pacto de Varsóvia assinado em Varsóvia na Polônia foi a alinça militar entre a União Soviética e os países defensores do mesmo ideal (socialista). Ele contrapõe com a OTAN.
  • Revolução Cubana

    Revolução Cubana
    Cuba era um país capitalista dependente dos USA, com grandes problemas sociais. Insatisfeitos com a situação, revolucionários pegaram em armas e após muitas tentativas conseguiram vencer Fulgêncio Batista. Fidel então tratou dos problemas com a nacionalização de bancos e empresas, reforma agrária e reformas nos sistemas de educação e saúde. Ressentido pelas medidas tomadas pelos USA ("Baía dos porcos" e Bloqueio de Cuba) adotaram o regime comunista aliados a URSS.
  • Guerra do Vietnã - INÍCIO

    Guerra do Vietnã - INÍCIO
    Ao final da Guerra da Indochina, o Vietnã foi dividido em duas partes: Vietnã do norte (socialista) e Vietnã do Sul (capitalista). Apartir do conflito ideológico os vietgcongues, apoiados pela URSS, atacaram a base norte america no Vietnã do Sul o que deu início a Guerra. De 1959 à 1964 o conflito restringiu-se aos Vietnãs com apoio indireto das potências Capitalista e Socialista. Até que em 1965 quando dois embarcadeiros americanos foram bombardeados, tropas americanas foram enviadas.
  • Independência da Angola- INÍCIO

    Independência da Angola- INÍCIO
    A independência de Angola, assim como em muitas outras, não ocorreu de forma pacífica. Houve uma grande guerra chamada de “Luta Armada de Libertação Nacional” que durou de 1961 (ataque às cadeias de Luanda pelo MPLA) a 1974. A causa principal do inicio do processo de independência foram os movimentos de autodeterminação africanos após a segunda Guerra Mundial, onde o lema era "libertar Angola do colonialismo, da escravatura e exploração". Houveram 3 tipos de grupos interessados na descoloniz
  • Construção do Muro de Berlim

    Construção do Muro de Berlim
    Com o objeitvo de bloquear a fronteira entre Berlim Ocidental e Oriental, bloqueava também as vias de transporte terrestre. Fortemente guardado pela metada que o havia contruído, os soviéticos, a fim de evitar a fuga da população, não dividiam somente as cidades mas simbolizava a divisão do mundo em dois blocos: RFA(capitalista) e RDA(socialista). O muro foi abaixo em 9 de novembro de 1989 por força maior.
  • Crise dos mísseis - [Cuba]

    Crise dos mísseis - [Cuba]
    Tudo começou quando eu avião americano sobrevoou Cuba e descobriu a instalação de mísseis nucleares. Estes patrocinados pela URSS, que por sua vez tomava como uma defesa, afinal os USA tinham na Turquia um conjunto nuclear apontado para território Soviético. Cuba ressentida pelo "Ataque a Baía dos porcos" temia uma nova invasão. A situação rendeu 13 dias de negociações diretas entre os dois representantes (Kennedy e Kruschev), ao final acordaram a retirada dos mísseis e a não invasão de Cuba.
  • Ditadura Militar Brasileira - INÍCIO

    Ditadura Militar Brasileira - INÍCIO
    A Ditadura Brasileira teve o apoio Americano afim de não acontecer um golpe comunista, afinal a Guerra Fria atingia seu auge nesse momento. Além do citado motivo, fatores como: Instabilidade política enfrentada por João Goulart; Alto custo de vida para os Brasileiros; Ocorrências de greves e manifestações sociais; E o apoio da igreja, classe média., setores conservadores e USA aos militares Brasileiros. Desencadeou no Golpe Militar.
  • Independência de Moçambique. - INÍCIO

    Independência de Moçambique. - INÍCIO
    Com a nova forma de colonização portuguesa proveniente da crise no regime de Salazar, várias manifestações foram feitas através da arte, literatura e greves. Tais tomaram maiores proporções quando o FRELIMO (frente de libertação de Moçambique) pegou em armas com o objetivo de criar “zonas libertadas” onde os nativos, sem a intervenção dos portugueses, criariam sua própria forma de governar, assim como um Estado dentro de outro. O primeiro ataque foi no posto administrativo de Chai, Cabo Delgado.
  • Primavera de Praga - [Tchecoslováquia]

    Primavera de Praga - [Tchecoslováquia]
    Foi um movimento dos intelectuais reformistas do Partido Comunista Theco, guiados por Alexander Dubcek. Objetivados de tornar o socialismo com uma face mais humana, Ducek autorizou a volta da liberdade de imprensa, da liberdade de culto e a criaçao de novos partidos politicos. Se aproximando economicamente da antiga Alemanha Ocidental. O exercito Russo juntamente com o do Pacto de Varsovia invadiram a Tchecoslováquia afim de acabar com a primavera de praga, Tal foi desmontada em uma semana.
  • Ditadura Chilena - INÍCIO

    Ditadura Chilena - INÍCIO
    Não diferente das outras, a ditadura Chilena teve seu início afim de conter um possível golpe Comunista, tendo também apoio Americano. Aliás o propósito de satisfazer os interesses americanos foi tão intenso que ficou conhecida como a primeira experiência neo-liberal. Salvador Allende, então governante chileno, começou com uma política nacionalista de esquerda, desagradando os Estados Unidos que por sua vez começaram apoiar os opositores ao governo. Um golpe então proporcionou a Pinochet o poder
  • Independência da Angola- FIM

    Independência da Angola- FIM
    Existiram 3 grupos interessados na descolonização de Angola: MPLA: Organizou os principais ataques durante a Guerra de Independência e governou o país desde sua independência, após ganhar sucessivas guerras contra os outros 2 partidos. (Instalou um regime monopartidário baseado no marxismo-leninismo). Grande apoio da URSS.
    • UNITA e FNLA: Tiveram apoio do regime sul-africano do apartheid e aos EUA, mas durante as Guerras não conseguiram vencer o forte poder armada da MPLA apoiada pela URSS.
  • Guerra do Vietnã - FIM

    Guerra do Vietnã - FIM
    A guerra caminha para seu fim quando os Estados aceita o acordo de Paris em 1973, mas somente em 1975 que retiram totalmente suas tropas do local e é decretada a vitória do Vietnã do Norte. Em 2 de julho de 1976 o Vietnã é reunificado sob o regime comunista.
  • Independência de Moçambique - FIM

    Independência de Moçambique - FIM
    A guerra da independencia teve seu fim com a assinatura do Acordo de Lusaka, em 7 de setembro de 1974, 10 anos após seu início. Tal acordo teve como pauta a regencia compartilhada entre representantes portugueses e representantes da FRELIMO. Em 25 de junho de 1975, foi declarada oficialmente a independencia de Moçambique.
  • Ditaduta argentina - INÍCIO

    Ditaduta argentina - INÍCIO
    Sabe-se que a ditadura na Argentina foi um dos governos mais autoritários da América Latina e ocorreu através de um golpe de Estado. Como a conjuntura do mundo na época era de Guerra Fria essa forma de governo de extrema direita visava combater os males do comunismo.
  • Ditadura na Argentina - FIM

    Ditadura na Argentina - FIM
    Durante a ditadura existiram diversos conflitos entre setores militares que geraram dois golpes internos. Com isso essa ditadura teve 3 ditadores militares: Juan Carlos Onganía (1966-1970), Marcelo Levingston (1970-1971) e Alejandro Agustín Lanusse (1971-1973). Tendo, além disso, uma revolta popular crescente e generalizada organizou-se uma saída eleitoral
  • Ditadura Militar Brasileira - FIM

    Ditadura Militar Brasileira - FIM
    A Ditadura começou a caminhar para o fim no período de Geisel (1974-1979) e continuou com Figueiredo (1979-1985), de forma lenta e gradual acontecia as concessões que marcavam o fim do regime. Em 1974, a significativa vitória do MDB ( oposição controlada); Em 1978 fim do Ato contitucional número 5 e a restauração do Habeas Courpus. Em 1979 a volta do sistema pluripartidário. Em 1984 o movimento "Diretas Já".
  • Ditadura Militar Chilena - FIM

    Ditadura Militar Chilena - FIM
    Diferentemente das outras, esta ditadura foi de um homem só, August Pinochet. Quando em 1980, este conseguiu legalizar na constituição seu governo ditatorial, as manifestações aumentaram significativamente e então em 1987 o povo conseguiu um plesbicito popular que resultou na expulsão de Pinochet do governo do país. Somente 2 anos depois que o primeiro presidente foi eleito (Patrício Aylwin) e acabou com a ditadura de Pinochet.