Guerra fria

Acontecimentos Geopoliticos da Guerra Fria

  • Apresentaçao do Plano Marshall

    Apresentaçao do Plano Marshall
    Programa de ajuda economica e financeira aos paises devastados pela 2ª guerra mundial. Este plano tinha como objetivo recuperar principalmente as potencias capitalistas e demonstrar a superioridade do lado capitalista na recuperação do pos-guerra, sobre as areas ocupadas pelos sovieticos.
  • Bloqueio de Berlim

    Bloqueio de Berlim
    O bloqueio de Berlim foi uma tentativa da URSS de recuperar o controle sobre Berlim ocidental. Esse bloqueio foi um bloqueio terrestre ao territorio de Berlim ocidental.
  • Criaçao da OTAN

    Criaçao da OTAN
    A OTAN (Organização do Tratado do Atlantico Norte), que era uma aliança militar entre os paises capitalistas tinha como objetivo defender o bloco capitalista de qualquer ação de agreção por parte dos membros dos blocos socialistas. Foram desenvolvidas cooperações militares em treinamento e tecnologias belicas e implantações de bases militares nos territorios dos paises aliados.
  • Revoluçao Chinesa

    Revoluçao Chinesa
    Impedidos de participarem das questões políticas de seu país, os comunistas chineses, sob a liderança de Mao Tsé-Tung, mobilizaram as populações camponesas atraídas pela promessa do uso coletivo das terras e a criação de um sistema político igualitário. Com o apoio dos camponeses, Mao Tsé-Tung criou o Exército Vermelho, que após diversas batalhas dominaram Pequim, tornando Mao Tsé-Tung o novo líder da República Popular da China. Com isso, a China se tornou socialista, recebendo apoio da URSS.
  • Bipartiçao da Alemanha

    Bipartiçao da Alemanha
    Em maio de 1949 foi anunciada a criação a criação da republica federal da Alemanha (RFA) reunindo as zonas de ocupação do lado ocidental e tendo a cidade de Bonn como sua capital. Em outubro de !949 foi criada a republica democratica alemã (RDA) no lado oriental e tendo como capital Berlim oriental. Neste momento ocorreu a bipartição da Alemanha.
  • Guerra da Coreia

    Guerra da Coreia
    A guerra da Correia foi travada entre a Coreia do Sul, que seguia uma ideologia capitalista, portanto apoiada pelos EUA e pela Inglaterra, e a Coreia do Norte, socialista, apoiada pela URSS e China. A guerra resultou na divisão da peninsula da Coreia entre dois territorios: Republica da Coreia (Coreia do Sul) que adota o capitalismo ,e República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte) que adota o socialismo. Alem disso, houveram mais de 3 milhoes de mortos envolvidos na guerra.
  • Criaçao do Pacto de Varsovia

    Criaçao do Pacto de Varsovia
    Reação socialista a criação da OTAN. O Pacto de Varsovia (aliança militar dos paises socialistas) tinha como objetivo defender o bloco socialista de qualquer ação de agreção por parte dos membros dos blocos capitalistas.
  • Revoluçao Cubana

    Revoluçao Cubana
    A Revolução Cubana foi um movimento que reuniu diversos grupos rivais de esquerdistas, nacionalistas e liberais que tinham o objetivo de derrubar Batista, democratizar e moralizar o país e realizar reformas.Entre os revolucionários, destacou-se o grupo liderado por Fidel Castro. O movimento tinha caráter socialista, e, ao ser concretizado, se mostrou uma vergonha para os EUA, que tinham permitido a criação de um Estado socialista no seu "quintal".
  • Guerra do Vietna

    Guerra do Vietna
    Foi um conflito armado que ocorreu nos territórios do Vietnã do Norte, Vietnã do Sul,Laos e Camboja.O Vietnã havia sido dividido em dois países. O Vietnã do Norte possuia orientação comunista pró União Soviética.O Vietnã do Sul,passou a ser aliado dos Estados Unidos e, portanto,com um sistema capitalista.A relação tensa entres os dois Vietnãs devido a Guerra Fria acabou gerando ataques entre eles,que ecoldiram na Guerra. No final, os EUA aceitam um acordo e a vitória é do Vietnã do norte.
  • Construção do Muro de Berlim

    Construção do Muro de Berlim
    A população da Alemanha Oriental estava realizando uma grande migração para o lado ocidental do país, a chamada "vitrine capitalista dos EUA", em busca de melhores condições de vida. Para impedir essa migração, a URSS desviou alguns recursos de suas industrias para a contrução de um muro entre as Alemanhas, que aconteceu de forma extremamente rapida, pegando a população de surpresa.
  • Crise dos Misseis

    Crise dos Misseis
    Apos um vôo secreto sobre Cuba, os EUA divulgaram fotos, que apresentavam instalações para abrigar mísseis soviéticos. O presidente norte-americano John Kennedy logo comunicou à população do risco existente com a possibilidade de um ataque, encarando o fato como um ato de guerra. Do outro lado do Atlântico, o Primeiro Ministro soviético Kruschev alegou que a base com os mísseis resultavam apenas de uma ação defensiva. Isso gerou uma grande tensão no mundo e quase levou a uma 3ª Guerra Mundial.
  • Ditadura Militar no Brasil

    Ditadura Militar no Brasil
    Havia uma crise política no Brasil. João Goulart, era o presidente. Seu governo foi marcado pela abertura às organizações sociais. Todos temiam uma guinada do Brasil para o lado socialista. O clima de crise política e as tensões sociais aumentavam a cada dia. No dia 31 de março de 1964, tropas de Minas Gerais e São Paulo saem às ruas. Para evitar uma guerra civil, Jango deixa o país refugiando-se no Uruguai. Os militares tomam o poder.
  • Primavera de Praga

    Primavera de Praga
    Foi um movimento dos intelectuais reformistas do Partido Comunista Tcheco, cujo objetivo era modificar as estruturas políticas, econômicas e sociais naquele país. O líder do movimento era Alexander Dubcek. O objetivo era quebrar o despotismo e o autoritarismo do socialismo theco, no sentido de humanizar o sistema político do país. Visava abrir o Partido Comunista na Tchecoslováquia, desagradando a URSS.
  • Invasão da Tchecoslováquia

    Invasão da Tchecoslováquia
    O exército da URSS e do Pacto de Varsóvia invadiu a Tchecoslováquia para reprimir a abertura social e política de Dubcek. A Primavera de Praga foi desmontada em uma semana e Dubcek levado a Moscou.
  • Ditadura no Chile

    Ditadura no Chile
    O Chile da segunda metade do século XX passava por um período diversificado de ascensão dos setores de esquerda me meio a forças democráticas.A Ditadura foi implantada sob o comando do general Augusto Pinochet,responsável pelo assassinato de Allende.Começava então um governo autoritário empenhado em caçar os opositores e os esquerdistas nacionalistas.Politicamente foi um governo que procurou satisfazer todos os interesses dos EUA,é tido,por isso,como a primeira experiência neoliberal no mundo.
  • Independencia de Moçambique

    Independencia de Moçambique
    Em 1962, foi criada a marxista Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique) . Dois anos depois da sua criação, ela já controlava todo o norte de Moçambique. A guerra pela independência se tornou intensa. Moçambique se tornou independente e comunista. O país viveu momentos de tensão econômica e guerra civil. A Renamo (Resistência Nacional Moçambicana) era o grupo dedicado a combater o governo. Recebia, como sempre, o apoio dos países ocidentais e da vizinha racista África do Sul.
  • Independencia da Angola

    Independencia da Angola
    Em 1950, o movimento anticolonialista era dividido entre grupos rivais: o MPLA (com apoio comunista) e a Unita (apoio da OTAN e da África do Sul). No auge da Guerra Fria, cada grupo recebia apoio de um megabloco. Tropas sul-africanas invadiram a Angola, em 1975, com a justificativa de neutralizar o envio de armas aos guerrilheiros da Namíbia. Mas foram neutralizados, junto das tropas da Unita, pelos soldados cubanos. No mês seguinte, foi declarada a independência da Angola.
  • Ditadura na Argentina

    Ditadura na Argentina
    Esse processo foi marcado pela desarticulação dos movimentos de esquerda por meio do uso da opressão, da violência e da tortura. Além disso, contou com o apoio político dos EUA para que o governo ditatorial se consolidasse. A partir da deposição da presidente Perón pelas Forças Armadas num golpe ocorrido no dia 24 de março de 1976, a Argentina mergulhou num dos mais brutais e sanguinários episódios da sua história.