Como fazer uma dinâmica

Processos Grupais - Dinâmica de Grupo

  • Menção dos Grupos - Socialistas Utópicos

    Menção dos Grupos - Socialistas Utópicos
    Menção dos grupos, com os chamados socialistas utópicos. Principais representantes: Fourier, Owen e Saint- Simon
  • Karl Marx - Perspectiva da contradição

    Karl Marx - Perspectiva da contradição
    Karl Marx introduziu no pensamento social a perspectiva da contradição, em que se baseia a abordagem histórico – cultural. Ao trabalhar com grupos, os conflitos que freqüentemente permanecem velados, latentes, entendendo que a harmonia não existe, mas sim, momentos de equilíbrio instável que geram contradições a serem superadas.
  • Taylorismo

    Taylorismo
    As empresas tornaram-se mais complexas, e o próprio ato do trabalho e da procução foi fragmentado pelo Taylorismo
  • René Marineau - Religião do Encontro

    René Marineau  - Religião do Encontro
    René Marineau junto com amigos, criou a “Religião do Encontro”. Marineau considera “um prelúdio ao desenvolvimento da sociometria”
  • Kurt Lewin - Pesquisas nas áreas de Psicologia Social e Desenvolvimento Humano

    Kurt Lewin - Pesquisas nas áreas de Psicologia Social e Desenvolvimento Humano
    Kurt Lewin estudou nas Universidades de Friburgo, Munique e Berlim, doutorando-se em Psicologia. Admitido como professor na Universidade de Berlim, fez parte do grupo de psicólogos genericamente designados como gestaltistas; • Realizou pesquisas sobre associação e motivação
    • Começou a desenvolver suas concepções a propósito da teoria de campo.
    • Suas pesquisas nas áreas de Psicologia Social e Desenvolvimento Humano granjearam-lhe grande prestigio nos meios acadêmicos.
  • Émile Durkheim - Modelo Biológico

    Émile Durkheim - Modelo Biológico
    Émile Durkheim aplicou o modelo biológico de análise ás sociedades humanas; Ele introduziu no pensamento social uma perspectiva pautada no princípio da harmonia;
  • Criação de inúmeros centros de pesquisa voltados especificamente para investigação dos fenômenos grupais

    Criação de inúmeros centros de pesquisa voltados especificamente para investigação dos fenômenos grupais
    Deu-se a criação de inúmeros centros de pesquisa voltados especificamente para investigação dos fenômenos grupais.
  • Elton Mayo - Relações Humanas

    Elton Mayo - Relações Humanas
    Elton Mayo, descobriu a importância do aspecto grupal no rendimento do trabalho. Origem do movimento “Relações Humanas”
  • Kurt Lewin - Introduziu o termo Dinâmica de Grupo

    Kurt Lewin - Introduziu o termo Dinâmica de Grupo
    :A pesquisa e a teorização dos grupos ocorreram principalmente dos empenhos do psicólogo Social alemão, Kurt Lewin. • Surgiu nos Estados Unidos a Dinâmica de Grupo como campo de pesquisa. Foi Lewin quem introduziu o termo Dinâmica de Grupo nas ciências sociais.
  • Trabalhos de Lewin publicado na revista Socometry - , o sentimento de nós e a cooperação entre seus membros são muito maiores que nos grupos cujo líder era autocrático

    Trabalhos de Lewin publicado na revista Socometry - , o sentimento de nós e a cooperação entre seus membros são muito maiores que nos grupos cujo líder era autocrático
    Os trabalhos de Lewin figuram a pesquisa experimental de Dinâmica de Grupo que ele realizou com Ronald Lippitt sobre autocracia e democracia, publicada na revista Sociometry. • Os resultados mostraram que nos grupos democráticos a originalidade dos indivíduos, o sentimento de nós e a cooperação entre seus membros são muito maiores que nos grupos cujo líder era autocrático.
  • Journalof Social Psychology - Divulgado um estudo de comportamento agressivo em "Climas sociais cirados experimentalemente"

    Journalof Social Psychology - Divulgado um estudo de comportamento agressivo em "Climas sociais cirados experimentalemente"
    No Journalof Social Psychology, foi divulgado um estudo de comportamento agressivo em “Climas sociais criados experimentalmente”.
  • Lewin foi convidado para organizar e dirigir o primeiro centro de pesquisa em Dinâmica de Grupo no MIT.

    Lewin foi convidado para organizar e dirigir o primeiro centro de pesquisa em Dinâmica de Grupo no MIT.
    Lewin foi convidado para organizar e dirigir o primeiro centro de pesquisa em Dinâmica de Grupo no MIT.
  • Kurt Lewin - Centro de Pesquisas

    Kurt Lewin -  Centro de Pesquisas
    Kurt Lewin funda um centro de pesquisas em dinâmica de grupo, introduz esse termo no vocabulário da psicologia contemporânea.
  • Lewin organizou os primeiros grupos T.

    Lewin organizou os primeiros grupos T.
    Lewin organizou os primeiros grupos T.
  • Leland Bradford - Primeiro Laboratório de Treinamento em Desenvolvimento Grupal

    Leland Bradford - Primeiro Laboratório de Treinamento em Desenvolvimento Grupal
    Leland Bradford, cria o primeiro Laboratório de Treinamento em Desenvolvimento Grupal (NTL), que contribuiu para o avanço da psicoterapia de grupo, como a do T- GROUP.
  • Morte de Lewin - Centro criado por ele mudou-se para a Universidade de Michigan em Ann Arbor

    Morte de Lewin - Centro criado por ele mudou-se para a Universidade de Michigan em Ann Arbor
    Após sua morte, o centro por ele criado mudou-se para a Universidade de Michigan em Ann Arbor. • A Dinâmica de Grupo foi se desenvolvendo e tornou-se um campo de pesquisa. Realizadas em laboratórios, e em campo.
    • Evoluiu também como campo de aplicação relacionado a uma larga variedade de problemas e contextos, evolução que se acha sintetizada em Zander (1979).
  • Movimento de Relações Humanoas teve como foco principal o Laboratório Nacional de Treinamentos em Desenvolvimento de Grupos nos EUA

    Movimento de Relações Humanoas teve como foco principal o Laboratório Nacional de Treinamentos em Desenvolvimento de Grupos nos EUA
    Movimento de “relações humanas” teve como foco principal o Laboratório Nacional de Treinamento em Desenvolvimento de Grupos nos EUA, com a ajuda do Centro de Pesquisa de Dinâmica de Grupo. • O método exigia que cada participante examinasse e discutisse eventos de maneira aberta, dentro do seu próprio grupo.
    • Esse procedimento gerou uma forma de aconselhamento para os participantes e a ênfase na compreensão de si mesmo chegou até desloca o interesse inicial por grupos.
    • “grupos de sen
  • Fundação dos “National Training Laboratories” (NTL)

    Fundação dos “National Training Laboratories” (NTL)
    Fundação dos “National Training Laboratories” (NTL) desempenharam um papel decisivo na intensificação do trabalho em Dinâmica de Grupo com uso quase terapêutico junto a pessoas “normais”.
  • William C. Schutz - Necessidades Interpessoais

    William C. Schutz - Necessidades Interpessoais
    William C. Schutz trata da interdependência e da estreita correlação que há, em todo grupo de trabalho, entre seu grau de integração e seu nível de criatividade. Apresenta a teoria “necessidades interpessoais”
  • Carl Rogers - Terapia Centrada no Cliente

    Carl Rogers - Terapia Centrada no Cliente
    Carl Rogers e seus colaboradores desenvolveram uma modalidade de trabalho terapêutico com base naquela, conhecida como Terapia Centrada no Cliente
  • Cartwright e Zander propõem que a Dinâmica de Grupo pode ser identificada por quatro características distintivas

    Cartwright e Zander propõem que a Dinâmica de Grupo pode ser identificada por quatro características distintivas
    Cartwright e Zander propõem que a Dinâmica de Grupo pode ser identificada por quatro características distintivas: A. Uma acentuação da pesquisa empírica, teoricamente significativa; B. Um interesse pela dinâmica e pela interdependência entre os fenômenos; C. Uma importância geral para todas as ciências sociais; e D. A aplicabilidade potencial dos resultados nas tentativas de aperfeiçoar o trabalho dos grupos e suas consequências nos indivíduos e na sociedade.
  • As vivências deixaram de ter um caráter exclusivamente terapêutico

    As vivências deixaram de ter um caráter exclusivamente terapêutico
    As vivências deixaram de ter um caráter exclusivamente terapêutico, centrando-se mais nas possibilidades de expansão da sanidade e do crescimento. Houve ainda, um maior número de participantes.
  • Lapassade “Dinâmica de Grupo leva, na realidade, a uma dialética dos grupos

    Lapassade “Dinâmica de Grupo leva, na realidade, a uma dialética dos grupos
    Lapassade “Dinâmica de Grupo leva, na realidade, a uma dialética dos grupos. O emprego do termo dialética justifica-se desde que por ele se entenda uma lógica do inacabamento, da ação sempre recomeçada.”
  • Evolução da literatura sobre Dinâmica de Grupo

    Evolução da literatura sobre Dinâmica de Grupo
    A evolução da literatura sobre Dinâmica de Grupo, de acordo com Zander, inclui textos precursores sobre aspectos psicológicos dos grupos, que retrocedem até 1890.
  • Marta Souto de Asch - Publica um livro

    Marta Souto de Asch - Publica um livro
    Marta Souto de Asch professora da Universidade de Buenos Aires, publica um livro sobre didática baseado nas idéias de Pichon-Riviére e nas contribuições de Sartre