• 428 BCE

    Origem

    Origem
    Platão nasceu em Atenas. Foi filósofo e matemático na Grécia Antiga. Fundou a Academia de Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental.
  • 388 BCE

    Fundação da escola e ensino

    Fundação da escola e ensino
    Platão comprou um ginásio que transformou em academia. Os membros da Academia não eram estudantes no sentido moderno da palavra, pois aos jovens juntavam-se também anciãos; o último objetivo da Academia era o saber pelo seu valor ético-político. Durante duas décadas, Platão assumiu as suas funções na Academia e escreveu, nesse período, os diálogos chamados "da maturidade": Fédon, Fedro, Banquete, Menexêno, Eutidemo, Crátilo; começou também a redação da sua principal obra: "A República".
  • 388 BCE

    Viagem à Sicília

    Viagem à Sicília
    Platão empreendeu a sua primeira viagem à Sicília. Em Taranto, Platão conheceu os pitagóricos, e o mais proeminente e politicamente bem sucedido entre eles, o estadista Arquitas, que o hospedou e protegeu. A mais famosa fonte da história do resgate de Platão por Arquitas está na Sétima Carta.
  • 385 BCE

    Amor Platónico

    Amor Platónico
    Para Platão, o amor era algo essencialmente puro e desprovido de paixões. O amor platónico, não se fundamenta num interesse, e sim na virtude.
    O amor platónico é entendido como um amor à distância, onde não há aproximação nem toque físico;é feito de fantasias e de ideais, onde o objeto do amor é o ser perfeito, detentor de todas as boas qualidades e sem defeitos.
  • 367 BCE

    Segunda viagem à Sicília

    Segunda viagem à Sicília
    Platão delega a direção da Academia a Eudóxio e retorna à Sicília.
  • 361 BCE

    Terceira viagem à Sicília

    Terceira viagem à Sicília
    Platão viaja novamente para Siracusa com os seus alunos Espeusipo e Xenócrates num navio enviado por Dionísio II, numa tentativa final de pôr ordem às coisas.
  • 360 BCE

    Regresso a Atenas

    Regresso a Atenas
    Ao regressar em 360 a.C, Platão voltou a ensinar e a escrever na Academia permanecendo como um autor ativo até a sua morte. Todas as obras Platónicas homenageiam Sócrates,seu mestre.
  • 348 BCE

    Morte

    Morte
    Aos oitenta anos de idade; conta-se que fora sepultado no terreno da Academia, dentro do muro de demarcação da propriedade, ou ainda no jardim da Academia. Com a sua morte, a Academia passou a ser dirigida por Espeusipo,admirador da matemática e da filosofia de Platão.