Inteligencia artificia 222 (1)

Evolução Histórica da Inteligência Artificial

  • Filme sobre Ficção Científica

    Filme sobre Ficção Científica
    Metrópoles foi o primeiro filme sobre ficção científica. Filme alemão.
  • Primeiro Artigo Sobre Redes Neurais

    Primeiro Artigo Sobre Redes Neurais
    Warren Mcculloch e Walter Pitts – apresentaram um artigo que falava pela primeira vez sobre redes neurais, estruturas de raciocínios artificiais em forma de modelo matemático, que imitava nosso sistema nervoso.
  • Artigo sobre como programar uma máquina para jogar xadrez.

    Artigo sobre como programar uma máquina para jogar xadrez.
    Claude Shannon fez um artigo sobre como programar uma máquina para jogar xadrez.
    Todos os programas de xadrez do passado e do presente foram inspirados neste artigo.
    O artigo de Shannon faz mais do que resumir como deveria ser uma máquina que pode jogar xadrez. Levanta os desafios teóricos a serem resolvidos, informa um amplo público sobre a possibilidade de se criar uma máquina capaz de jogar xadrez e estimula a pesquisa de uma geração de programadores de xadrez.
  • Teste De Turing

    Teste De Turing
    O Teste de Turing testa a capacidade de uma máquina exibir comportamento inteligente equivalente a um ser humano, ou indistinguível deste. No exemplo ilustrativo original, um jogador humano entra em uma conversa, em linguagem natural, com outro humano e uma máquina projetada para produzir respostas indistinguíveis de outro ser humano. Todos os participantes estão separados um dos outros. Se o juiz não for capaz de distinguir com segurança a máquina do humano, diz-se que a máquina passou no teste
  • SNARC

    SNARC
    Marvin Minsky, era aluno de Warren Mcculloch e Wlater Pitts. Ele criou o SNARC uma calculadora de operações matemáticas, simulando sinapses, ligações entre os neurônios.
  • Jogo de Damas

    Jogo de Damas
    Arthur Lee Samuel, um habilidoso cientista da computação, escreveu um programa computacional para que um ser humano pudesse jogar damas com o computador. A máquina analisava cada jogada da pessoa e aprendia tanto com os erros quanto com os acertos. Cada partida disputada dava ao computador a chance de se aperfeiçoar, pois ele fazia previsões sobre as táticas do jogo.
  • Termo Inteligência Artificial

    Termo Inteligência Artificial
    John McCarthy e seus colegas do Dartmouth College foram responsáveis por criar, em 1956, um dos conceitos mais importantes do século XXI, qual seja: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.
    McCarthy, então professor de matemática em Dartmouth, é apontado como autor do termo inteligência artificial (I.A.), que usou no convite para o evento da Conferencia de Dartmouth.
  • Perceptron

    Perceptron
    Frank Rosenblatt na Universidade de Cornell, criou uma rede de múltiplos neurônios do tipo discriminadores lineares e a batizou de rede perceptron.
  • GPS

    GPS
    O General Problem Solver (GPS), ou Solucionador de problemas gerais, foi um programa de computador criado em 1957 por Herbert Simon, J. C. Shaw e Allen Newell destinado a funcionar como uma máquina universal de solucionar problemas. Qualquer problema simbólico formalizado poderia ser resolvido, em princípio, pelo GPS. Por exemplo: provas de teoremas, problemas em geometria e o jogo de xadrez. O programa GPS foi baseado no trabalho teórico de Simon e Newell em máquinas lógicas
  • Primeira Linguagem de Programação - LISP

    Surge a linguagem de programação LISP, na época virou padrão em sistema de inteligência artificial, e hoje inspira uma família inteira de linguagens, como o Python e o R.
  • Termo Machine Learnig

    Termo Machine Learnig
    Foi em 1959, após essa experiência, que o engenheiro Samuel criou o termo Machine Learning, que nada mais é do que a capacidade de o computador aprender sozinho.
  • Eliza

    Eliza
    Primeiro chatbot, a Eliza, que conversava de forma automática, comandada por dados e algoritmo que eram baseados em palavra-chave imitando uma psicanalista.
  • Filme: 2001 - Uma Odisseia no Espaço

    Filme: 2001 - Uma Odisseia no Espaço
    No filme temos a nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entre os temas presentes no filme estão a evolução humana, o existencialismo, a tecnologia, a inteligência artificial e a vida extraterrestre.
  • Shakey - Primeiro Robô com Inteligência Artificial

    Shakey - Primeiro Robô com Inteligência Artificial
    Ele é considerado o primeiro robô móvel capaz de raciocinar sobre suas próprias ações, o Shakey tinha a capacidade de analisar comandos complexos, quebrá-los em partes menores e realizar as ações sem receber instruções passo a passo do que deveria fazer. É considerado também um dos primeiros projetos da área da Inteligência Artificial que combinou raciocínio lógico e ações físicas, visto que ele possui módulos de visão computacional e processamento de linguagem natural.
  • Inverno Da Inteligência Artificial

    Inverno Da Inteligência Artificial
    De meados dos anos 70 até o começo dos anos 80 viveu -se um período sombrio conhecido como Inverno da Inteligência Artificial, período que não houve evolução, apesar dos entusiastas, uma era de poucas novidades, cortes nos investimentos e baixa atenção ao setor. O campo de sistemas especialistas foi o que ajudou a levantar a IA, pois eles faziam tarefas humanas, mas com raciocínio bem mais veloz e por isso muitas empresas começaram a adotar em seus processos e equipes.
  • PROLOG

    Prolog (Programação Lógica) é uma linguagem de programação que se enquadra no paradigma de Programação em Lógica Matemática. É uma linguagem de uso geral que é especialmente associada com a inteligência artificial e linguística computacional.
  • Quinta geração de computadores

    Quinta geração de computadores
    Kazuhiro Fuchi anuncia o projeto japonês da quinta geração de computadores. O projeto tinha como principal objetivo a criação de um computador que “marcasse uma época” com performance semelhante a um supercomputador e capacidade prática de inteligência artificial. O termo “quinta geração” tencionava convencionar o novo sistema como sendo um salto para além das máquinas já existentes
  • Filme Blade Runner

    Filme Blade Runner
    Blade runner é um filme de ficção científica.
  • Filme O Exterminador do Futuro

    Filme O Exterminador do Futuro
    Na obra, um ciborgue (androide cujo esqueleto é recoberto por tecido vivo) com inteligência artificial, designado Cyberdyne Systems Model 101 - 800 Series Terminator (Schwarzenegger), é transportado no tempo, de 2029 até o dia 12 de maio de 1984, com o objetivo de alterar o curso da História e consequentemente, o futuro.
  • Explosão da Internet Comercial

    Segunda metade dos anos 90 – explosão da internet comercial
  • Deep Blue - o super computador

    Deep Blue - o super computador
    Em 11 de maio de 1997, o enxadrista russo Garry Kasparov era destronado pelo Deep Blue, o supercomputador da IBM, ao final de uma tensa série de seis partidas em Nova York.
  • Filme Matrix

    Filme Matrix
    O filme descreve um futuro distópico no qual a realidade, como percebida pela maioria dos humanos, é, na verdade, uma realidade simulada chamada "Matrix", criada por máquinas. O cibercriminoso e programador de computador Neo aprende esta verdade e é atraído para uma rebelião contra as máquinas, que envolve outras pessoas que foram libertadas do "mundo dos sonhos".
  • Filme - A.I. Inteligência Artificial

    Filme - A.I. Inteligência Artificial
    A.I. Artificial Intelligence é um filme de ficção científica de Steven Spielberg, a partir de um projeto de Stanley Kubrick, sobre a possibilidade da criação de máquinas com sentimentos.
    No futuro, após parte do planeta ter sido inundada pela elevação do nível dos mares e androides passarem a conviver com os seres humanos, uma equipe de cientistas de uma empresa chamada Cybertronics cria um robô em forma de criança por eles batizado de David, programado para amar seus pais eternamente.
  • Filme - Eu, Robô

    Filme - Eu, Robô
    A história se passa no ano de 2035, onde robôs existem para servir os humanos. O robô chamado Sonny, que foi encontrado no laboratório de Lanning, tentou fugir ao ser encontrado por Spooner e aparenta ser capaz de quebrar as Três Leis da Robótica desenvolvidas pelo próprio Lanning, que ditam que robôs não podem machucar humanos; devem obedecer humanos, caso isso não contradiga a Primeira Lei; e devem proteger a si mesmos, caso isso não contradiga a Primeira e a Segunda Leis.
  • Robô BigDog

    Robô BigDog
    O BigDog é um projeto de robô militar que está em desenvolvimento pela Boston Dynamics, constituindo-se numa espécie de "mula-sem-cabeça" de carga. Esse robô consegue carregar até 180kg em sua estrutura, além disso, ele reage à movimentos ao seu redor, não caindo ao ser empurrado ou caso escorregue, conseguindo caminhar em qualquer terreno(Inclusive gelo). Ele já é utilizado por militares em alguns lugares do mundo para transporte de itens e futuramente estará sendo comercializado.
  • Carro Autônomo

    Carro Autônomo
    A inteligência artificial também é estudada para aplicação em carros autônomos. O caso deles é bem complexo, já que a plataforma precisa estar conectada com vários sensores do próprio veículo e também com o tráfego em si, de semáforos a outros automóveis. Um dos destaques foi Sebastian Thrun, da Universidade de Stanford, que venceu o desafio de 2005 com um veículo chamado Stanley. Temos a Waymo que também realiza testes com carros autônomos.
  • 50 Anos da Inteligência Artificial

    50 anos de Inteligência artificial. Em 2006 celebrou o aniversário com o Congresso em espanhol - 50 anos de Inteligência Artificial - Campus Multidisciplinar em Percepção e Inteligência 2006.
  • Reconhecimento por voz

    Reconhecimento por voz
    Processamento de linguagem natural, Google lança o recurso de reconhecimento de voz no iPhone.
    Um dos componentes mais importantes para chatbots é o NLP. Algo que pode parecer simples para quem lida bem com tecnologia. Antes de mais nada, o processamento de linguagem natural é uma área dentro da Inteligência Artificial (IA) que se dedica a desenvolver a capacidade da tecnologia em entender a linguagem dos seres humanos.
  • Sistemas Inteligentes Terapêuticos

    Sistemas Inteligentes Terapêuticos
    Sistemas Inteligentes Terapêuticos . Você pode desenvolver sistemas inteligentes terapêuticos que permite detectar emoções para poder interagir com crianças autistas.
  • Assistente Virtual

    Assistente Virtual
    Em 2011 foram desenvolvidas várias tecnologias usando inteligência artifcial.
    A primeira delas foi a assistente virtual.
    A Apple criou a assistente virtual , a siri. Depois veio a Alexa da Amazon, a Cortana da Microsoft e o Google Assistente da Google.
  • Watson

    Watson
    Watson é a plataforma de serviços cognitivos da IBM para negócios. A cognição consiste no processo que a mente humana utiliza para adquirir conhecimento a partir de informações recebidas. Com o avanço da tecnologia, essa capacidade passa a ser integrada a sistemas que podem aprender em larga escala e ajudar a sociedade em uma série de finalidades, desde o atendimento a clientes até o combate a doenças graves, essa solução também é chamada de inteligência artificial.
  • Udacity

    Udacity
    Conhecida no Brasil como a Universidade do Vale do Silício, a Udacity surgiu neste ecossistema inovador dos Estados Unidos em 2011, após o experimento que o professor da Universidade Stanford Sebastian Thrun desenvolveu ao lado do diretor de pesquisa do Google Peter Norvig. Ambos decidiram ofereceram um curso online e gratuito sobre “Introdução à Inteligência Artificial”.
  • Deep Learnig e Visão Computacional

    Deep Learnig e Visão Computacional
    Deep learning nada mais é do que, aprender com exemplos. Google consolida seus estudos em Deep Learning para treinar um algoritmo para reconhecer gatos em vídeo do YouTube.
    Visão computacional é uma área da ciência da computação e da Inteligência Artificial que busca analisar, interpretar e extrair informações relevantes de imagens e/ou vídeos para que decisões possam ser tomadas. A ideia é simular a visão humana.
  • Filme Ela

    Filme Ela
    O enredo gira em torno de um homem que desenvolve uma relação pessoal com o sistema operacional/assistente virtual de computador (OS) (semelhante ao Siri do (IOS) ou Cortana da Microsoft) com uma voz feminina e personalidade própria.
  • Chatbot Eugene Goostman

    Chatbot Eugene Goostman
    Eugene Goostman é um chatterbot (software que tenta simular um ser humano em conversações) desenvolvido na Rússia. Em 2014, se tornou o primeiro chatterbot a ser aprovado no Teste de Turing, em uma competição de Teste de Turing na Royal Society, organizado por Kevin Warwick, da Universidade de Reading, evento comemorativo do 60 º aniversário da morte de Alan Turing, onde 33% juízes participantes se convencerem de que Eugene Goostman era um humano.
  • Filme - Jogo da Imitação

    Filme - Jogo da Imitação
    Sinopse: Governo do Reino Unido arregimenta, durante a Segunda Guerra Mundial, uma turma de cientistas para decifrar o código Enigma, usado pelos oficiais alemães para enviar mensagens aos submarinos. Entre os cientistas está o matemático Alan Turing, que não consegue se relacionar com os colegas, porém em pouco tempo está liderando a turma na construção de uma uma máquina que analise todas as variações do Enigma a tempo de os britânicos se anteciparem.
  • AlphaGo

    AlphaGo
    AlphaGo é um programa de computador que joga o jogo de tabuleiro Go.Foi desenvolvido pela DeepMind Technologies,[2] que mais tarde foi adquirida pelo Google. AlphaGo e seus sucessores usam um algoritmo de busca em árvore Monte Carlo para encontrar seus movimentos com base no conhecimento previamente adquirido por aprendizado de máquina, especificamente por uma rede neural artificial (um método de aprendizado profundo) por meio de treinamento extensivo, tanto do jogo humano quanto do computador.
  • TV com Inteligência Artificial

    TV com Inteligência Artificial
    LG Lança a primeira TV com Inteligência Artificial com uma plataforma denominada ThinQ.
    Com o ThinQ AI o usuário pode controlar seus aparelhos inteligentes. Trata-se de uma inteligência artificial desenvolvida pela LG para garantir conectividade, automação e usabilidade de aparelhos inteligentes da marca e outros compatíveis com sistema de automação do Google ou Alexa da Amazon.
  • Google Duplex

    Google Duplex
    Apresentada ao mundo em 2018 durante a Google I/O, Google Duplex é uma ferramenta que usa inteligência artificial e um riquíssimo banco de dados para automatizar ligações telefônicas a fim de realizar tarefas como atualizar informações de estabelecimentos comerciais na internet e comprar ingressos no cinema. O Duplex usa conversação natural — como qualquer outro humano — para interagir em chamadas de voz.
  • Rabisco

    Rabisco
    É na carona da celebração do aniversário de nascimento do renomado compositor e músico alemão Johann Sebastian Bach que a Google lançou seu primeiro Doodle desenvolvido por meio de inteligência artificial.
    A proposta é interativa e permite que os usuários possam compor uma melodia que depois pode ser harmonizada para ficar personalizada no estilo musical de Bach. Para quem encontrar o easter egg especial no Doodle, ainda é possível mesclar Bach com um rock dos anos 1980.
  • IOT

    IOT
    Agora que podemos conectar objetos do cotidiano, isso significa que dispositivos do dia a dia, como escovas de dentes, aspiradores, carros e máquinas, podem usar sensores para coletar dados e responder de forma inteligente aos usuário, utiliza tecnologia de machine learning ou inteligência artificial para analisar esses dados e tomar decisões informadas.