Construção Histórica da Psicologia Organizacional e do Trabalho

  • PRÉ- HISTÓRIA

    Com o surgimentos das fábricas, da mão de obra, do trabalho assalariado e da Revolução Industrial, sente-se a necessidade do auxílio de pessoas capacitadas para lidar com os funcionários, suas relações sociais e conflitos existentes.
  • SURGIMENTO DA POT

    A POT surge por volta da metade do século XIX. Seu principal objetivo é seleção de operários e trabalhadores para a Indústria.
  • TESTES E RECRUTAMENTO

    Foi através dos Teste de Inteligência que a psicologia entrou no mundo do trabalho. Esses instrumentos foram utilizados no recrutamento de soldados e seleção de empregados. Hugo Munsterberg publicou a obra "Psychology and Industrial Efficiency", focalizada nas técnicas de seleção e ajuste funcional.
  • EXÉRCITO AMERICANO

    O uso dos testes para seleção surgiu no exército americano, durante a primeira grande guerra. Em 1917 o psicólogo Robert Yerks foi contratado pelo exército americano para aplicar testes com os alistados. Ele também propôs que os testes identificassem as aptidões de cada soldado e oficial.
  • A CHEGADA DOS TESTES NO BRASIL

    Em 1920, Léon Walther, um dos pioneiros da psicoténica visitou o Brasil. Logo depois Henri Pieron ministrou palestras sobre testes psicológicos na Escola Normal de São Paulo.
  • APLICAÇÃO DE TESTES NO BRASIL

    Em 1924 os testes começaram a ser aplicados no Liceu de Artes e Ofícios de SP. O Brasil adaptou os testes dos EUA. A psicotécnica se tornou um dos grandes ramos para atuação dos psicólogos, até os dias atuais.
  • AMBIENTE X REAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

    Iniciou-se um estudo na Unidade Hawthorne Works em Chicago sobre a reação dos funcionários e a relação com a alteração da luminosidade do ambiente(fábrica).
  • DESCOBERTAS REVOLUCIONÁRIAS

    Elton Mayo concluiu que as relações humanas e os sentimentos eram mais importantes, e que estes estavam associados a valorização da função social do indivíduo.
  • EXPANSÃO DA POT

    Entre 1920 e 1930 os psicólogos começaram a atuar também no treinamento de profissionais e em investigações de fatores ambientais que afetavam a produtividade.
  • MOTIVAÇÃO

    McGregor afirmou que uma efetiva prática motivadora dependeria de intervenções na esfera da subjetividade, como o reconhecimento do empenho, a valorização e auto- realização do funcionário. Ele afirma ainda que se faz necessária uma relação de confiança entre empresa e funcionário.
  • HUMANIZAÇÃO NO TRABALHO

    Redemocratização, nova constituição, fortalecimento dos movimentos sociais, atenção voltada a saúde do trabalhador e sua satisfação com o trabalho.
  • GLOBALIZAÇÃO

    A globalização e o uso de novas tecnologias tomam conta do mercado. O avanços transformam o mundo do trabalho e a forma de se trabalhar. Novos desafios para os psicólogos.
  • HOJE EM DIA

    Os empregos ficaram mais instáveis, pois hoje em dia se tem maiores oportunidades de trocar de funções,de cargos e até de empresas. Em contrapartida o mercado está cada vez mais competitivo, exigindo do trabalhador ainda mais competência e atualização. Por esse motivo faz-se necessário que o profissional de POT promova um ambiente saudável e produtivo, assegurando o bem estar da empresa e do funcionário.