Aspectos históricos da geometria d.C.

  • 275

    Diophanto

    Na Aritmética de Diophanto, que encontrou-se pela
    primeira vez o uso de uma letra para representar a incógnita de uma equação.Diophanto escreveu sobre a Teoria dos Números, e foi considerado por muitos estudiosos como o "pai da álgebra”.
  • 410

    Proclus

    Proclus
    Elaborou uma primeira tentativa de demonstração do quinto axioma de Euclides.Utilizando o fato de que retas paralelas são equidistantes, o que é equivalente ao quinto axioma.
  • 500

    Criação do conceito de zero pelos Hindus

    Época aproximada em que a civilização Hindu desenvolveu um sistema de numeração posicional de base 10, e usou um símbolo para representar a falta de uma ordem associada ao "nada".Mais tarde este símbolo tornou-se o número zero.
  • Jan 1, 650

    Origem dos numerais Hindus

    Foi no Norte da Índia, por volta de 650d.C.que nasceu o mais antigo sistema de notação próximo do atual.Esta numeração tinha seus nove primeiros algarismos que eram sinais independentes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 .Ainda existia nesta época a dificuldade posicional e os hindus passaram a usar a notação por extenso para os números, pois não podiam exprimir grandes números por algarismos.
  • Jan 1, 1150

    Obra de Bhaskara

    Obra de Bhaskara
    Em suas obras podemos perceber que Bhaskara trabalhou com equações de segundo grau, e criou uma fórmula utilizada para determinar as raízes de uma equação quadrática.O livro mais famoso de Bhaskara é o Lilavati, obra elementar dedicada a problemas simples de aritmética, geometria plana (medidas e trigonometria elementar ) e combinatória.
  • Jan 1, 1482

    Primeira edição impressa de "Os Elementos" em Veneza

    Primeira edição impressa de "Os Elementos" em Veneza
    Traduzido para latim, não do grego mas do árabe, por Campanus, o livro "Os Elementos" de Euclides, foi publicado em Veneza em 1482 d.C.. Não só foi a primeira edição impressa como também o primeiro livro de matemática a ser impresso.
  • Nascimento de René Descartes

    Nascimento de René Descartes
    Cada vez mais ligado na matemática, queria associar as leis numéricas com as leis do mundo, resgatando a antiga doutrina pitagórica. Sua principal teoria afirmava-se na eficácia da razão. Descartes criou a geometria analítica, determinando um ponto do espaço no plano cartesiano.Aplicou o raciocínio matemático nas regras de seu método. Pois era preciso usar a razão para se chegar à verdade universal.
  • Nascimento de Fermat

    Nascimento de Fermat
    Influenciado pela Arithmetica de Diofanto, Fermat conheceu as propriedades e as relações entre os números, que o atraíram e fascinaram levando-o a desenvolver o que hoje chamamos a teoria dos números.
  • Nascimento de John Wallis

    Nascimento de John Wallis
    Apresentou uma demonstração do quinto axioma de Euclides baseado no seguinte" dado um triângulo, é possível construir um outro que lhe é semelhante, com lados arbitrariamente grandes".Porém, esta demonstração é equivalente ao quinto axioma.
  • Nascimento de Pascal "O coração tem razões que a própria razão desconhece".

    Nascimento de Pascal "O coração tem razões que a própria razão desconhece".
    Com apenas 16 anos, Pascal publicou um livro sobre a geometria das seções cônicas (elipses, parábolas, hipérboles).Com 19 anos, inventou a primeira máquina de calcular.Desenvolveu cálculos de probabilidade, e o conhecido Triângulo de Pascal.
  • Nascimento de Newton

    Nascimento de Newton
    Desenvolveu um recurso matemático: O binômio de Newton.Porém seu trabalho mais importante foi em mecânica celeste, que culminou com a Teoria da Gravitação Universal.
  • Nascimento de Girollamo Saccheri

    Contribuiu significadamente para a tentativa da demonstração do quinto axioma de Euclides, propondo a construção de um quadrilátero ABCD com os ângulos da base igual a um reto e o lado AC congruente a BD.
  • Nascimento de Leonhard Euler

    Nascimento de Leonhard Euler
    Na área da Geometria, o seu reconhecimento deve-se ao uso das letras minúsculas a, b, c para os lados de um triângulo e das maiúsculas correspondentes A, B, C para os ângulos opostos, bem como a aplicação das letras r, R e s para o raio dos círculos inscrito e circunscrito e o semiperímetro do triângulo, respectivamente.Descobriu o número π, criou o "número de Euler" que permite várias simplificações no cálculo integral e logarítmico, e introduziu à análise dos infinitos.
  • Lambert

    Lambert
    Deu continuidade ao trabalho de Saccheri na tentativa de também encontrar uma contradição para a hipótese do ângulo agudo, e chamou a atenção para a teoria das paralelas.
  • Nascimento de Gaspard Monge

    Nascimento de Gaspard Monge
    Como matemático, sua principal obra foi "Geometria Descritiva".O esquema de Monge, usando representação de sólidos em superfícies planas, por meio de duas projeções (plana e elevada), facilitava a visualização de relações espaciais e se constituía em método uniforme para a resolução gráfica de problemas como o da determinação dos pontos em que duas superfícies se cortam.
  • Nascimento de Gauss

    Nascimento de Gauss
    Foi o primeiro matemático a designar a nova geometria como não Euclidiana.Gauss provou que a diferença entre dois ângulos retos e a soma dos ângulos internos de um triângulo traçado numa superfície de curvatura negativa constante é proporcional a área do triângulo.Através deste trabalho indicou a existência de uma geometria onde não era válido o postulado das paralelas.
  • Nascimento de Lobatchevsky

    Nascimento de Lobatchevsky
    Afirmava que por um ponto exterior a uma reta passa mais do que uma paralela. Publicou um artigo "Sobre os Princípios da Geometria" que marca o nascimento da Geometria não euclidiana, ficando completamente convencido de que o quinto postulado de Euclides não pode ser provado com base nos outros, quatro.
  • Beltrami

    Beltrami
    Publicou um artigo "Sobre os Princípios da Geometria" que marca o nascimento da Geometria não euclidiana, ficando completamente convencido de que o quinto postulado de Euclides não pode ser provado com base nos outros, quatro.
  • Klein

    Klein
    Reconheceu o trabalho de Lobatchevsky e anunciou o surgimento de uma nova geometria denominada Geometria Hiperbólica.