A mulher na publicidade brasileira

  • Introdução

    Algumas formas que a imagem feminina no Brasil tem sido representada socialmente por comerciais de rádio e TV, forma esta que vem constrangendo e envergonhando grande parte da população feminina brasileira. Sempre tivemos uma sociedade machista e preconceituosa quando se trata dos direitos das mulheres, desde os primórdios toda a sociedade é ensinada e acostumada ao preconceito. Quem nunca cantou uma daquelas músicas chicletes como: “Dói!!! Um tapinha não dói...’’
  • Anos 60

    Anos 60
    Comercial de televisão brasileiro naquela década revelou que surpreendentemente os comerciais utilizavam a imagem da mulher voltada para a indústria da limpeza e dos cosméticos, comerciais de sabão em pó, produtos domésticos em geral e produtos de beleza. As mulheres apareceriam como a típica “Ámelia’’ a verdadeira dona de casa que cuidava da casa e dos filhos com total zelo e carinho, e em alguns destacava-se a dona de casa que também necessitava de cuidados com a beleza.
  • Anos 70

    Anos 70
    Já na década de 70 as mulheres continuaram ocupando o mesmo espaço nas propagandas do rádio e tv; donas de casas, mães e avós. Os comerciais continuaram com mesmo tipo de apelo porem de uma forma mais voltada pro ramo alimentício e mais apelativo que os da década anterior
  • Anos 80

    Anos 80
    Já na década de 1980 a televisão brasileira começou a utilizar a imagem da mulher brasileira como algo que pudesse chamar a atenção masculina.O apelo para alcançar também o público masculino, contou como arma fundamental, mostrar a facilidade e a exposição do corpo da mulher brasileira. Teve seu início em 6 de março de 1982 no programa “Cassino do Chacrinha”, o programa foi também um dos mais populares programas da televisão brasileira.
  • Anos 90

    Anos 90
    Então nos anos 90 comerciais de bebidas, cigarros e outros produtos que antes tinham seus comerciais de forma mais “ingênuos’’ em que mostravam os reais produtos como foco principal, passaram à investir na imagem do corpo feminino como o principal argumento de vendas. Capaz de promover seja qual for o produto voltado ao público masculino.
  • Anos 2000

    Anos 2000
    Dos anos 2000 em diante, a imagem da mulher nas propagandas brasileiras começou a mudar. Sim, pois com o avanço das tecnologias a qualidade de imagem utilizada pelas emissoras de televisão ficou cada vez melhor, porem a real imagem transmitida da mulher brasileira essa não mudou quase nada da década anterior. Comerciais que em sua maioria de bebidas alcoólicas, continuaram a utilizar a imagem feminina como produto de consumo sexual, vinculando a facilidade e inferioridade da mulher.