Tic02

Avanços Tecnológicos da Humanidade e Seus Impactos na Educação

  • 40,000 BCE

    Arte Rupestre

    Arte Rupestre
    O termo rupestre vem do francês e significa “gravação” ou “traçado”, fazendo referência direta às técnicas empregadas nas pinturas que representam esse tipo de expressão artística.
    Alguns acreditam que os registros deixados há milhares de anos poderiam indicar uma forma de linguagem desenvolvida, o que sem dúvida possibilitou ou ao menos facilitou a transmissão de conhecimentos pelos homens da época.
    Arte Rupestre
  • 3300 BCE

    Surgimento da Escrita

    Surgimento da Escrita
    Surgiu na Suméria sendo no sul da Mesopotâmia, Egito, China, Região da Mesoamérica, América do Sul, entre outras, sendo desenvolvida em épocas distintas, com sistemas autônomos.
    É a forma simbólica da linguagem falada, tornando possível preservar pensamentos, experiências e transmitir os conhecimentos obtidos as novas gerações. O saber escrever era ensinado em casa, de pai para filho.
    Escrita
  • 3300 BCE

    Invenção das Placas de Argila

    Invenção das Placas de Argila
    A escrita era feita em placas de argila úmida (mole) pelos escribas, no tamanho de 3 cm a 50 cm de altura , para caber na palma da mão, nas formas quadrada ou retangular, sendo feita a incisão com estiletes de caniço com uma ponta aguda com linhas finas em curva.
    Elas foram o primeiro suporte a possibilitar a transmissão do conhecimento através da escrita.
    Placas de Argila
  • 3000 BCE

    Invenção do Papiro

    Invenção do Papiro
    Do reino vegetal, um dos materiais mais utilizados como suporte para a escrita, desenvolvido pelos egípcios. As folhas eram utilizadas somente de um lado, emendadas uma as outras formavam rolos.
    Mas, com a grande procura, o material tornou raro, caro e cada vez mais escasso.
    Papiro
  • 400 BCE

    Primeiras Escolas

    Primeiras Escolas
    Surgem as primeiras “escolas”. Eram locais onde mestres ensinavam gramática, excelência física, música, poesia, eloquência, mas não existiam salas de aula no sentido atual. Esse modelo dura séculos, até as escolas modernas.
    Possibilitou o surgimento do formato até hoje utilizado, com adaptações, das escolas. Em que se ensinam diversos alunos ao mesmo tempo, em um mesmo local.
    Escola
  • 387 BCE

    Escola de Platão

    Escola de Platão
    O filósofo grego Platão criou uma espécie de escola onde se estudavam disciplinas como filosofia e matemática por meio de questionamentos. O protótipo escolar ficava nos jardins de Academos, em Atenas – daí vem o termo “academia”.
    As pessoas iam à escola em seu tempo livre, para refletir.
    A escola de Platão teve grande importância na disseminação da cultura do aprender e questionar e na valorização do conhecimento.
    Escola
  • 343 BCE

    Início das Aulas Particulares

    Início das Aulas Particulares
    Em famílias mais ricas, era comum pagar-se um preceptor, um mestre com mais conhecimentos que guiasse as crianças nos estudos. Em 343 a.C. Aristóteles, por exemplo, tornou-se preceptor de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia.
    Tinha início a valorização do conhecimento como ferramenta para melhoria da vida profissional e social.
  • 200 BCE

    Pergaminho

    Pergaminho
    Muito utilizado pelos gregos, feito de pele de carneiros e ovelhas.
    Acredita-se que tenha surgido na cidade de Pérgamo (atualmente Bergama, na Turquia).
    Era mais sólido e mais flexível que o papiro e permitia que o raspasse e o apagasse.
    Era escrito apenas em um lado, até que percebeu-se ser possível utilizar ambos os lados. Isto daria origem ao Codex, o pai dos livros.
    Pergaminho
  • 105

    Papel

    Papel
    Neste dia, Ts ai Lun teria apresentado ao Imperador Han Ho Ti, da dinastia chinesa Han, mostras de papel pela primeira vez. A introdução e a vulgarização do papel na Europa respondeu as necessidades que todos sentiam de um material barato, praticamente inesgotável, capaz de substituir com vantagens o pergaminho.
    A democratização da cultura e do conhecimento é resultado dessa substituição.
    Papel
  • 300

    Primeiros Cadernos: Livretes

    Primeiros Cadernos: Livretes
    Na Roma antiga, os chamados "avós" dos cadernos de nossos dias foram se aperfeiçoando e, tendo folhas mais finas de pergaminho e às vezes coloridas, chamadas de livretes, passando a ser encadernados com chapas de marfim decoradas,ao ponto de servir como presente a pessoas importantes, contendo dedicatórias e poemas.
    Os cadernos são essenciais para o registro e a prática do ensino recebido pelos mestres.
    Caderno
  • 859

    Primeira Universidade do Mundo

    Primeira Universidade do Mundo
    Surge a Universidade de Al-Karueein em Fez, no Marrocos, que existe até hoje. É considerada a primeira universidade do mundo no sentido moderno do termo – uma instituição dividida em departamentos com conhecimentos de diferentes áreas.
    Nos tempos medievais mostrou um papel de liderança no intercâmbio cultural e de transferência de conhecimentos entre muçulmanos e europeus.
    Univer
  • 1200

    Primeiras Escolas nos Moldes Atuais

    Primeiras Escolas nos Moldes Atuais
    Surgem na Europa as primeiras escolas nos moldes atuais, com crianças nas carteiras e professores em salas de aula. Eram obras de instituições de caridade católicas que ensinavam a ler, escrever, contar e, junto, iam transmitindo as lições do catecismo.
    Foram importantes para disseminar o conhecimento às populações mais carentes, além de contribuírem com a dinâmica das salas de aula utilizada até hoje.
    Escola
  • 1430

    Imprensa

    Imprensa
    Criada pelo alemão Johannes Gutenberg, no século XV, provocou uma enorme revolução na modernidade: o processo de aceleração da produção de livros. Após a invenção da imprensa, imprimir e compor livros deixou de ser prática manual e artesanal e tornou-se uma produção em série mecanizada.
    Isto possibilitou uma revolução no campo da leitura, já que várias pessoas agora teriam acesso a reproduções de livros.
    Imprensa
  • 1455

    Primeiro Grande Livro Impresso

    Primeiro Grande Livro Impresso
    A Bíblia de Gutenberg é o primeiro grande livro impresso na Europa Ocidental. Ela é um monumento que marca uma virada na arte da produção de livros e na transição da Idade Média para o mundo moderno.
    O texto é a tradução latina conhecida como Vulgata, feita por São Jerônimo no século IV. Por toda a importância da religião e a tradução mais acessível, foi bastante importante para estimular a leitura entre as camadas mais populares.
    Livro impresso
  • 1549

    Primeira Escola Primária do Brasil

    Primeira Escola Primária do Brasil
    Fundada em Salvador, pelo padre Manuel da Nóbrega.
    Ensinava-se a ler, escrever, matemática e doutrina católica.
    Havia uma divisão clara de ensino: as aulas lecionadas para os índios ocorriam em escolas improvisadas, construídas pelos próprios indígenas, nas chamadas missões; já os filhos dos colonos recebiam o conhecimento nos colégios, locais mais estruturados por conta do investimento mais pesado.
  • Invenção da Máquina de Escrever

    Invenção da Máquina de Escrever
    O primitivo dispositivo de escrever mecanicamente é atribuído a Henry Mill, embora sua máquina nunca tenha funcionado efetivamente.Em 1867, o americano Christopher Latham Sholes fabricou a primeira máquina de escrever eficiente. Nesse momento, abria-se um caminho até então inexplorado: o da aplicação da mecânica à escrita e a possibilidade de se transcrever textos grandes de maneira rápida, sem necessitar da pena e caligrafia.
    Máquina
  • Lápis Moderno

    Lápis Moderno
    Incapaz de importar grafite da Grã-Bretanha, por um bloqueio econômico, a República Francesa solicitou a Nicholas Jacques Conté que criasse um lápis que não dependesse de importações estrangeiras.
    Nascia o lápis de Conté, uma mistura de argila e grafite em pó, envolto por madeira. Este lápis possibilitaria uma maior facilidade e praticidade do uso do grafite, para as atividades escolares e do dia a dia.
    Lápis
  • Quadro Negro

    Quadro Negro
    Inventado pelo escocês James Pillans. Os professores agora tinham um recurso visual versátil, que era tanto livro (quando preenchido) quanto uma página em branco. E, o mais importante, tinham um ponto de foco, que atraia e mantinha a atenção dos alunos. O quadro negro ilustra e é ilustrado. Os alunos não somente ouviam o professor, mas também viam o que ele falava.
    Quadro
  • Giz

    Giz
    A utilização dos paus de giz nas salas de aula apenas se inicia já no século XIX. Os professores precisavam de uma forma de comunicar e transmitir informações escritas nas aulas a qualquer momento. Assim, o giz tornou-se muito útil e essencial especialmente enquanto os próprios alunos também utilizavam pequenos quadros de lousa.
    Giz
  • Primeira Faculdade do Brasil

    Primeira Faculdade do Brasil
    Dom João VI funda a primeira faculdade do Brasil, a Faculdade de Medicina da Bahia. Lá formou-se Rita Lobato Velho Lopes, a primeira médica brasileira diplomada em território nacional. Ela jogou o chapéu pra cima em 1887.
    Foi também a primeira instituição do País no uso clínico dos raios X. Primeira Faculdade
  • Projetor de Filmes

    Projetor de Filmes
    Eadweard Muybridge criou o primeiro projetor de filmes chamado zoopraxiscópio. Ele demonstrou a imagem de um cavalo a galope. Os projetores de hoje têm uma qualidade excepcional de imagem, em parte em virtude da pressão da indústria cinematográfica para obter sempre o perfeccionismo em suas produções, investindo grandes quantias na fabricação de projetores bons. O projetor foi e é bastante utilizados nas escolas para ilustrar aulas através de fotografias e filmes e até projetar aulas.
  • Rádio

    Rádio
    A invenção é creditada ao italiano Guglielmo Marconi. Ele conseguiu fazer chegar alguns impulsos elétricos a mais de um quilômetro de distância. Mas, no Brasil, entre 1893 e 1894, o Padre Landell de Moura, realizou transmissões da Telegrafia e é considerado um dos vários "pais" do rádio. Sua invenção possibilitou a divulgação e transmissão de notícias e conhecimentos a distância.Rádio
  • Televisão

    Televisão
    O engenheiro escocês John Logie Baird foi um dos pioneiros da televisão. No sótão de sua casa, ele conseguiu transmitir uma imagem identificável da cabeça de um boneco de ventríloquo. A primeira transmissão de TV em cores no Brasil aconteceu em fevereiro de 1972, pela TV Difusora, de Porto Alegre. A partir de sua popularização, a escola passou a se utilizar de programas como estratégia pedagógica para motivar aprendizados, despertar interesses, problematizar conteúdos.
  • Fita Cassete

    Fita Cassete
    Surgiram como uma maneira de tornar a reprodução de música portátil. A tecnologia desenvolvida pela Philips virou uma alternativa aos enormes discos de vinil. Permitia, em média, 30 minutos de música de cada lado, mas a qualidade do som armazenado não era dos melhores e, caso o usuário quisesse ouvir novamente, deveria rebobiná-la. Puderam ser utilizadas na educação a partir de gravações de áudio e vídeo-aulas e assim compartilhadas e levadas a outros espaços, assistidas quando e onde quiser.
  • Internet

    Internet
    Criada nos Estados Unidos, chamava-se Arpanet e tinha como função interligar laboratórios de pesquisa militares. Inserida no ambiente escolar, a internet é base para uma nova linguagem para a aquisição e construção de conhecimentos e uma nova e revolucionária ferramenta para o trabalho docente, na medida em que vivemos em uma sociedade em rede, numa ampla teia de relações sociais na qual cresce, cada vez mais, a exigência de diálogo, interatividade, intervenção, participação e colaboração.
  • CD's

    CD's
    Permitiam armazenar 700 MB de dados, tinham qualidade de áudio muito superior, permitiam mudar as faixas rapidamente e possuíam maior vida útil. Puderam ser utilizados na educação a partir de gravações de áudio e vídeo-aulas, fotos, e programas e assim compartilhados e levados a outros espaços, assistidos quando e onde quiser.
    CD
  • Computador Pessoal

    Computador Pessoal
    A poderosa IBM lançou seu primeiro computador voltado para o usuário final: o IBM PC 5150.
    De lá até aqui, o computador permitiu para a educação: trazer imagens e informações de lugares distantes para a sala de aula; transmitir mapas e imagens com riquezas de detalhes; obter dados e informações constantemente atualizadas; desenvolver com muitas vantagens o senso de percepção dos objetos; desenvolver o senso de análise e comparação; estimular o gosto pela busca e pesquisa de outros ambientes...
  • Lousa Digital

    Lousa Digital
    A lousa digital incorpora os recursos do computador, mas com o diferencial de permitir a interação entre o professor e o aluno, favorecendo a construção coletiva do conhecimento. Evidencia novas formas de compreensão do conteúdo, aumentando o envolvimento, o engajamento e facilitando a resolução de problemas reais passados durante as aulas.