COMO OUVIMOS MÚSICAS AO LONGO DA HISTÓRIA

  • 2005 BCE

    2005 - Cartão de memória microSD

    2005 - Cartão de memória microSD
    Variação desses primórdios da memória flash, o padrão microSD de cartões de memória foi usado inicialmente em celulares. Mas as suas medidas reduzidas e enorme espaço de armazenamento logo foram adotadas por outros tipos de aparelhos eletrônicos – incluindo GPS, som automotivo e câmeras digitais. Quando anunciados em 2005, os cartões dessa categoria tinham no máximo 128 MB.
  • 2000 BCE

    2000 - Pendrive

    2000 - Pendrive
    As memórias flash USB começaram a ser vendidas em 2000 (tendo suas patentes registradas em 1999 pela empresa israelense M-Systems) e ofereciam míseros 8 MB de espaço para guardar dados – mesmo assim esse espaço era cinco vezes maior do que o dos disquetes.
  • 1998 BCE

    1998 - MP3 Player

    1998 - MP3 Player
    O MP3 player chegou para revolucionar a forma como as músicas eram armazenadas e ouvidas no ano de 1998 com créditos para a empresa coreana Saehan. Ele praticamente liquidou com todas as tecnologias antecessoras por ser facilmente transportado em qualquer bolso ou mochila e pela sua longa vida útil se comparado às outras mídias existentes até então.
  • 1992 BCE

    1992 - MiniDisc

    1992 - MiniDisc
    Criado pela Sony, o MiniDisc visava transformar conteúdos analógicos em digitais a partir de equipamentos de gravação. Em suma, ele é um miniCD regravável com a intenção de guardar e reproduzir músicas.
    De acordo com a empresa que a criou, essa mídia é capaz de ser regravada até 1 milhão de vezes. O MD foi anunciado pela multinacional japonesa em 1991, mas só começou a ser vendido no ano seguinte. Apesar da capacidade, a tecnologia teve grande sucesso apenas no Japão.
  • 1982 BCE

    1982 - CD

    O CD, ao menos até as atuais gerações, dispensa apresentação. Essa mídia óptica foi desenvolvida especificamente para armazenar e reproduzir arquivos de áudio. A tecnologia foi criada em 1979, mas os compactdiscs só começaram a ser comercializados a partir de 1982. Esses discos compactos dominaram as prateleiras ao longo dos anos 90 e início dos anos 2000.
  • 1979 BCE

    1979 - WALKMAN

    1979 - WALKMAN
    Observa-se que todos os aparelhos sonoros anteriores permitiam somente ouvir a música em um equipamento fixo, ou seja, plugado em uma tomada. Já no final da década de 70 e início da década de 80 surgiu o WALKMAN da Sony, aparelho portátil.
    O aparelho foi criado em 1979 no Japão com o interesse de ouvir durante o trabalho.
  • 1963 BCE

    1963 - FITA CASSETE (ou K7)

    1963 - FITA CASSETE (ou K7)
    As fitas cassete (ou K7 para os mais “chegados”) são a evolução dos cartuchos 8-track, com a vantagem de serem menores. No início, devido à baixa qualidade sonora, essa mídia era usada apenas para gravação de conversas, entrevistas e palestras.
    Com os reparos das falhas mecânicas e de gravação existentes nas primeiras versões da tecnologia, as fitas cassete ganharam uma enorme popularidade em todo o planeta. O auge dessa mídia foi dos anos 70 até meados da década de 90.
  • 1958 BCE

    1958 - Cartucho 8-track

    1958 - Cartucho 8-track
    Popular nos EUA nas décadas de 60 e 70, essa mídia foi a pioneira em gravar conteúdos sonoros em fitas magnéticas – técnica que mais tarde originou outros mecanismos que servem para o armazenamento de dados, como os discos rígidos.
    O primeiro cartucho 8-track desenvolvido para o uso comercial foi lançado em 1958 e essa mídia foi a precursora no desenvolvimento de equipamentos sonoros portáteis.
  • 1948 BCE

    1948 - Disco de vinil

    1948 - Disco de vinil
    Outra revolução em suas tecnologias com o surgimento dos discos de vinil. No auge dos seus 64 anos de existência, muitas pessoas ainda preferem o som analógico dos LPs.
    Produzida com um material plástico leve e flexível, essa mídia tem ranhuras espiraladas que conduzem a agulha do toca-discos – também conhecido como vitrola ou radiola. Tais sulcos microscópicos causam vibrações na agulha, as quais são transformadas em sinais elétricos que, quando amplificados, geram sons audíveis.
  • 1887 BCE

    1887 - Disco plano (Gramofone)

    1887 - Disco plano (Gramofone)
    Criado por Emile Berliner o equipamento considerado o sucessor direto do fonógrafo. A principal diferença entre essas tecnologias é que o gramofone passou a usar discos planos constituídos de cera, vinil, cobre e goma laca em vez dos cilindros de Thomas Edison.
    Tendo maior resistência e uma capacidade maior para as gravações, o sucesso dos discos planos e do gramofone foi quase imediato e eles logo foram adotados pelos músicos para gravar e reproduzir as suas composições.
  • 1877 BCE

    1877 - Cilindro fonográfico

    1877 - Cilindro fonográfico
    O cilindro fonográfico foi a primeira mídia que obteve sucesso na gravação e reprodução sonora. A tecnologia era usada no fonógrafo, sendo ambos os dispositivos inventados por Thomas Edison em 1877.
    O maior problema dos cilindros fonográficos era a sua durabilidade. As primeiras amostras eram feitas de folha de estanho e podiam ser reproduzidos apenas 3 ou 4 vezes.