Tec educ 3

Histórico das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação

  • Quadro negro

    Quadro negro
    O professor escocês James Pillans inventou o quadro- negro no século XVIII. Foi o primeiro grande salto da educação. Com isso foi possível colocar mais pessoas em uma sala de aula.
    https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/viewFile/1704/180
  • Fotografia

    Fotografia
    Muitas pessoas agregaram conceitos e processos que deram origem à fotografia como a conhecemos, como o conceito da câmara escura já conhecido desde o sec. XVI por Leonardo da Vinci e pintores. O francês Daguerre desenvolveu um processo com vapor de mercúrio que reduzia o tempo de revelação de horas para minutos e requereu patente do invento. A fotografia permite o uso de imagens na educação, ampliando o alcance dos materiais didáticos
  • Luz elétrica e telefone

    Luz elétrica e telefone
    Em 1876, Alexander Graham Bell faz o primeiro registro de transmissão elétrica de voz, criando o telefone Em 1879, Thomas Alva Edison conseguiu produzir uma iluminação durável fazendo passar a corrente elétrica através de um filamento de carbono dentro de uma ampola de vidro vazia, criando a lâmpada. O telefone permitiu a velocidade das comunicações, originando depois o celular. A luz e a existência de eletricidade nas cidades foi pioneira de várias outras invenções associadas à educação.
  • Mimeógrafo

    Mimeógrafo
    O mimeógrafo permitia realizar cópias de um papel a baixo custo, apenas girando uma manivela. Outro aparelho similar, o duplicador a álcool também tinha funcionamento similar. Esses aparelhos foram amplamente utilizados pelas escolas, para gerar cópias de atividades e documentos, permitindo não só maiores possibilidades criativas na produção de atividades quanto a divulgação de trabalhos de alunos, como jornais. Com o tempo, foram substituídos pelas impressoras, que surgiram em 1938.
  • Cinema

    Cinema
    No final do século XIX, no Salão Grand Café, em Paris, os Irmãos Lumière fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento ao qual chamaram Cinematógrafo. O evento causou comoção nos trinta e poucos presentes, a notícia se alastrou e, em pouco tempo, este fazer artístico conquistaria o mundo e faria nascer uma indústria multibilionária. Na educação, o cinema é o precursor dos projetores de vídeo, e os vídeos permitem que processos sejam descritos e visualizados ao mesmo tempo.
  • Transmissão em rádio

    Transmissão em rádio
    Em 1886, Heinrich Hertz apresentou a variação rápida da corrente elétrica para o espaço em forma de ondas de rádio. As ondas de rádio tem capacidade de enviar som e fotos pelo ar. A primeira transmissão de rádio foi um evento esportivo e ocorreu durante a regata de Kingstown para o jornal de Dublin (1901). A invenção, porém, só transmitia sinais. A transmissão de voz só ocorreu em 1921. O rádio permitiu a comunicação em massa e permite trabalhar coletivamente nas escolas.
  • Televisão

    Televisão
    Experimentos realizados em 1926 na Inglaterra, Japão e nos EUA em 1927 marcam o início das transmissões de imagens e sons. Em 1950 a TV chega ao Brasil, em preto e branco. A partir de 1970 a TV em cores começa a se popularizar. Na educação, a TV permite trabalhar com conteúdo de qualidade produzido por empresas, exibição de filmes, videoaulas, reportagens, etc.
    https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/evolucao-tv.htm
  • Retroprojetor

    Retroprojetor
    Em 1931, é inventado nos EUA o retroprojetor, um aparelho que projeta imagens em transparências, considerado o único cuja concepção obedeceu a fins de formação e de ensino. Ele permitiu projetar imagens que estivessem em uma superfície transparente. Também permitia que o professor escrevesse sobre a lâmina de acetato, projetando o que ele fazia.
    https://www.infopedia.pt/$retroprojetor
  • Computador

    Computador
    A evolução da computação passa pelo surgimento do ábaco, em 5.500 a.C., passando pela régua de cálculo, máquina de Pascal, máquina de diferenças, teoria de Boole (algoritmos 0 e 1), máquina de Hollerith, até chegar na máquina de Turing, criada por Allan Turing, o pai da ciência da computação, em 1946.
    https://www.tecmundo.com.br/tecnologia-da-informacao/1697-a-historia-dos-computadores-e-da-computacao.htm
  • Fita cassete

    Fita cassete
    A fita cassete é um tipo de fita magnética para gravação de áudio, criada pela Philips em 1963. Possibilitou a difusão de músicas, gravações de áudio, incluindo cursos à distância.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Fita_cassete
  • Videocassete

    Videocassete
    O primeiro videocassete foi introduzido no mercado pela Sony, nos Estados Unidos, em 1975. A invenção do videocassete influenciou o processo educativo, permitindo a exibição de filmes, vídeos didáticos e documentários variados na sala de aula.
    http://ensinoadistancia.wikidot.com/video-cassete
  • Computador pessoal / Notebook

    Computador pessoal / Notebook
    Em 1970, A quarta geração de computadores é conhecida pelo advento dos microprocessadores e computadores pessoais, com a redução drástica do tamanho e preço das máquinas. As CPUs atingiram o incrível patamar de bilhões de operações por segundo, permitindo que muitas tarefas fossem implementadas.Desta forma, em meados dos anos 80, O Machintosh e o Windows se tornaram fortes concorrentes. A venda de computadores, e posteriormente de notebooks, se populariza.
  • Internet

    Internet
    Desde a década de 1960 já existem pesquisas para a criação de protocolos para troca de arquivos, o que chamamos de internet. Em 1990, A Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN) foi a responsável pela invenção da World Wide Web, ou simplesmente a Web, como hoje a conhecemos. O que era para possibilitar que cientistas trocassem dados, acabou por se tornar a complexa e essencial rede de internet. Na educação, a internet possibilita o acesso a uma diversidade de conhecimentos.
  • Lousa digital

    Lousa digital
    A lousa digital funciona como uma tela imensa de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. Desta forma, tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet é possível com ela. A primeira lousa digital interativa foi lançada no mercado por uma empresa canadense.
    https://novaescola.org.br/conteudo/1487/como-funciona-uma-lousa-digital
  • Smartphones

    Smartphones
    Em 1947 surgem os primeiros protótipos de telefones móveis. Em 1991,o formato de sinal digital de celular, 2G, permitiu a troca de mensagens SMS. Em 1993, o IBM Simon reune recursos de celulares e PDAs com tela sensível ao toque e adicionou o acesso à internet por telefone celular pelo padrão GPRS. Em 1998, surgem os primeiros conteúdos disponíveis para download. Os smartphones ampliaram o acesso à internet em tempo real e em qualquer lugar.
  • DVD

    DVD
    DVD (abreviação de Digital Video Disc ou Disco Digital Versátil). Contém informações digitais, tendo uma maior capacidade de armazenamento que o CD, devido a uma tecnologia óptica superior, além de padrões melhorados de compressão de dados.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/DVD
  • Projetor de vídeo

    Projetor de vídeo
    Desde 1960 a Empresa Kodak já havia lançado o projetor de slides carrossel, para imagens estáticas. Mas, baseado nos fundamentos do cinema, aliado ao computador, surgem os projetores de vídeo, ou projetores multimídia, que conseguem projetar a tela de um computador. Na educação, o professor passa a ter liberdade de projetar não somente vídeos que deveriam ser gravados em mídia para TV (fita VHS, CD-room), mas também sites, vídeos online, apresentações multimídia, simulações, etc.
  • YouTube

    YouTube
    Em 2005 surge o YouTube, uma plataforma de compartilhamento de vídeos que além de exibir vídeos produzidos por grandes produtoras, permite que o usuário grave seu próprio vídeo e o hospede na internet, para visualização de outros usuários. Na educação, uma gama de vídeos estão hospedados na plataforma. Além disso, associado a celulares, ele permite também que os alunos criem e exibam suas próprias criações audiovisuais.
  • Redes sociais

    Redes sociais
    Redes sociais permitem que pessoas se relacionem virtualmente para compartilhar interesses e/ou atividades, bate-papo, jogar com os amigos, entre outras funções. Começaram a surgir em 1995, mas ganharam força na última década. ClassMates, MySpace, LinkedIn, Facebook, Instagram, Whatsapp, Twitter e Pinterest são exemplos de redes sociais. Na educação, existe a possibilidade de criar e compartilhar atividades, criar grupos de discussão, entre outras propostas de uso.