Capa   evolução da educação (2)

História da tecnologia na Educação

  • 40,000 BCE

    Arte rupestre

    Arte rupestre
    Estes desenhos começaram a ser feitos pelos homens há cerca de 40.000 anos atrás. Já nesse período os homens viviam em grutas e cavernas e, em suas paredes, desenhavam cenas de suas vidas, de rituais religiosos, além de plantas, sementes, animais, flechas, astros e... mãos!
  • 3500 BCE

    Escrita cuneiforme

    Escrita cuneiforme
    Considerada a mais antiga língua humana escrita conhecida, a escrita cuneiforme é definida como uma escrita produzida com o auxílio de objetos em formato de cunha, que é uma pequena ferramenta de entalhe. Foi criada pelos sumérios por volta de 3.500 a.C, na antiga Mesopotâmia.
  • 3000 BCE

    Papiro

    Papiro
    A palavra papel vem do latim papyrus e faz referência ao papiro, uma planta que cresce nas margens do rio Nilo no Egito, da qual se extraia fibras para a fabricação de cordas, barcos e as folhas feitas de papiro para a escrita. Por volta de 3000 a.C., os egípcios inventaram o papiro.
  • 105

    Papel

    Papel
    O papel foi inventado na China 105 anos depois de Cristo (d.C.), por T’sai Lun. Ele fez uma mistura umedecida de casca de amoreira, cânhamo, restos de roupas, e outros produtos que continham fonte de fibras vegetais. Bateu a massa até formar uma pasta, peneirou-a e obteve uma fina camada que foi deixada para secar ao sol. Depois de seca, a folha de papel estava pronta.
  • 1450

    Prensa de Gutenberg

    Prensa de Gutenberg
    Com letras e símbolos em relevo esculpidos em metal. A invenção de Johannes Gensfleish, conhecido como Gutenberg, permitiu a impressão em massa de livros, começando uma evolução na Europa, em meados de 1455.
  • Quadro negro

    Quadro negro
    A primeira lousa moderna foi projetada por James Pillans, professor do ensino médio na Escócia. Pillans fundou o quadro-negro pendurando uma grande placa de ardósia na parede da sala de aula. Antes da invenção do quadro-negro, cada aluno usava pedaços de madeira pintada ou ardósia. O quadro-negro grande permitia que os professores realizassem aulas com toda a turma, em vez de trabalharem com alunos individualmente.
  • Lanterna vertical

    Lanterna vertical
    Desenvolvida em 1853 por Edmond Becquerel, a Lanterna Vertical (figura 3) funcionava basicamente como o projetor de slides atual, conhecidos como Retroprojetor.Eram utilizadas lentes, espelhos e vela porém, desta vez a imagem era colocada sobre uma lente horizontal, a qual era iluminada, fazendo com que a imagem fosse transmitida para outra lente localizada na parte superior, chegando então a um espelho, responsável por refletir a imagem ampliada na parede.
  • Lanterna mágica

    Lanterna mágica
    A Lanterna Mágica tinha como objetivo projetar em um anteparo uma imagem desenhada em uma tela de vidro. Para isso, utilizava uma vela, um espelho côncavo, um pedaço de vidro onde eram desenhadas as imagens e uma lente, responsável pela ampliação. O espelho côncavo era utilizado para aproveitar ao máximo a luz fornecida pela vela, fazendo com que a imagem fosse bastante iluminada. A luz passava então pelo vidro, chegando à lente que iria ampliar a imagem e projetá-la sobre algum anteparo.
  • Rádio

    Rádio
    Quando o físico e inventor Guglielmo Marconi começou suas experiências com transmissões, as ondas de rádio eram conhecidas como hertzianas(Rudolf Heinrich Hertz, descobridor da existência das ondas de rádio, em 1888). A inovação de Marconi foi conseguir produzir e detectar essas ondas em longas distâncias.
    Em 1897 conseguiu estabelecer comunicações sem fio entre França e Inglaterra. Patenteou seu invento e, em 1901, transmitiu sinais entre a Grã Bretanha e o Canadá.
  • Retroprojetor

    Retroprojetor
    Trata-se de uma unidade que incorpora uma grande lente plana sob a qual se situa a fonte luminosa. Sobre a lente existe uma placa de vidro, na qual se coloca o material a projetar. Um sistema de espelho e lente recolhe a imagem (transparência) e projeta-a sobre um alvo. O aparelho está concebido para permitir ao utilizador escrever diretamente sobre uma lâmina de acetato transparente (acetato inerte), projetando-se nas suas costas, no alvo, tudo o que se escreve ou desenha.
  • Televisão

    Televisão
    Em 1920, John L. Baird uniu componentes eletrônicos e montou o primeiro protótipo de televisão. Uma reprodução satisfatória de imagens aconteceu apenas 5 anos depois.
    Também neste período, em 1923, o russo Wladimir Zworykin criou e patenteou o ionoscópio. A partir do ionoscópio ele pôde desenvolver os primeiros tubos de televisão, chamados Orticon, produzido em escala industrial a partir de 1945.
  • Video cassete

    Video cassete
    Teve início em 1956, quando a empresa de eletrônicos Ampex revelou ao mundo o aparelho capaz de reproduzir vídeo em uma fita gravada previamente.A Toshiba mudou o formato das fitas em 1959, usando dois rolos rebobináveis, abrindo espaço para experiências da Phillips e da Sony com a nova tecnologia.
  • Fita cassete

    Fita cassete
    As fitas cassete (ou K7) surgiram em 1963 como uma maneira de tornar a reprodução de música portátil. A tecnologia em um corpo plástico desenvolvida pela Philips virou uma alternativa aos enormes discos de vinil. Ela permitia, em média, 30 minutos de música de cada lado e, caso o usuário quisesse ouvir novamente, deveria rebobiná-la.
  • Máquina de ensinar

    Máquina de ensinar
    Burrhus Frederic Skinner criou o método de ensino programado, ensino que poderia ser praticado sem a intervenção do professor através de livros, apostilas ou máquinas. A caixa ou Máquina de Ensinar de Skinner foi utilizada nas escolas para moldar o comportamento dos alunos através de matérias cuidadosamente sequenciadas e pelo fornecimento de recompensas ou reforços apropriados a aprendizagem.
  • Computador pessoal (PC)

    Computador pessoal (PC)
    Em 1981, a IBM lançou o IBM 5150. O aparelho pessoal, graças ao seu preço relativamente acessível, suas configurações potentes (para a época) e sua interface amigável, se tornou um marco na história dos computadores. Isso porque, além desses motivos, ele foi feito para atender a uma variedade de demandas diferentes.
  • Quadro branco interativo (smart board)

    Quadro branco interativo (smart board)
    O SMART Board é um quadro interactivo fabricado pela SMART Technologies, apresentado como a primeira lousa interativa SMART Board, em 1991, ligado a um painel de LCD e um computador com programas integrados. Foi projetado para funcionar como uma tela grande de computador.
  • Internet

    Internet
    Em 1992, começaram a surgir diversas empresas provedoras de acesso à internet nos Estados Unidos. No mesmo ano, o Laboratório Europeu de Física de Partículas (Cern) inventou a World Wide Web (WWW), que começou a ser utilizada para colocar informações ao alcance de qualquer usuário da internet.
  • PDF

    PDF
    O Portable Document Format é um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução. O PDF é um padrão aberto, e qualquer pessoa pode escrever aplicativos que leiam ou escrevam neste padrão.
  • Edmodo

    Edmodo
    uma rede de aprendizagem social para professores, alunos e pais e foi desenvolvida em 2008 na Califórnia (EUA).
  • Google Classroom

    Google Classroom
    É um sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas que procuram simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos. Ele é um recurso do Google Apps para a área de educação e foi lançado o para o público em agosto de 2014.[1] A Google convidou educadores para participar da versão beta confidencial a partir de julho de 2014 antes do lançamento para o público em setembro.
  • Google Meet

    Google Meet
    O Hangouts Meet e o Hangouts Chat passaram a ser Google Meet e Google Chat em abril de 2020. Para todos terem acesso a videoconferência on-line de nível corporativo, a Google anunciou uma versão gratuita do Google Meet em maio de 2020. Qualquer pessoa com uma Conta do Google pode criar uma videochamada, fazer reuniões de até 60 minutos e convidar até cem participantes gratuitamente. Até 30 de setembro, também é possível realizar reuniões de no máximo 24 horas sem custos.