The bridesmaid  1851

Romantismo nas Belas Artes

  • Triple Generation-Francisco Goya

    Triple Generation-Francisco Goya
    As primeiras manifestações românticas na pintura ocorreram quando Francisco Goya passou a pintar depois de começar a perder a audição.
    Como é o exemplo desta obra "Triple Generation" de 1760
  • Horse Attacked by a Lion-George Stubbs

    Horse Attacked by a Lion-George Stubbs
    A busca pelo exótico, pelo inóspito e pelo selvagem formaria outra característica fundamental do Romantismo. Exaltavam-se as sensações extremas, os paraísos artificiais, a natureza em seu aspecto mais bruto. Lançar-se em "aventuras" ao embarcar em navios com destino aos polos, por exemplo, tornou-se uma forma de inspiração para alguns artistas.
  • The Adoration of the Name of The Lord-Francisco Goya

    The Adoration of the Name of The Lord-Francisco Goya
    O Romantismo é a arte do sonho e fantasia. Valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular. Opõe-se à arte equilibrada dos clássicos e baseia-se na inspiração fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva: na fé, no sonho, na paixão, na intuição, na saudade, no sentimento da natureza e na força das lendas nacionais
  • Romantismo na Inglaterra

    Romantismo na Inglaterra
    O Romantismo inglês nasceu por volta de 1780 na obra de pintores como James Barry, John Hamilton Mortimer, John Brown, George Romney e Henry Fuseli, insatisfeitos com o Academismo reinante. Buscaram, influenciados pelo Maneirismo italiano, na paisagem e em temas literários e imaginários a inspiração para seu gosto eclético e inclinado ao heróico e o patético.
  • Romantismo na Alemanha

    Romantismo na Alemanha
    O processo alemão foi semelhante, e a teoria também precedeu a prática. Além do exemplo de Kant citado antes, o movimento Pietista teve um papel em sua recusa ao racionalismo e ênfase no indivíduo. Goethe foi uma influência literária para o Romantismo alemão cuja importância hoje é difícil de colocar em perspectiva.
  • Romantismo na Itália

    Romantismo na Itália
    Os românticos italianos foram reunidos em torno de Giuseppe Bezzuoli, um dos principais pintores de sua geração. Apreciador da arte do século XVII, foi um dos fundadores do Romantismo na península.Sua técnica de pinceladas livres foi uma precursora do Impressionismo italiano. Seu estilo assimilou traços realistas e elaborou uma visão poética da natureza e do cotidiano.
  • O pesadelo-Johann Heinrich Füssli

    O pesadelo-Johann Heinrich Füssli
    Crendo ainda que o mundo invisível poderia ser tornado visível pela mão do artista, um mundo regido não pela moralidade ordinária mas por forças supra-racionais que tinham uma lógica e hierarquia próprias, também se tornam comuns as representações de sonhos e pesadelos, de visões místicas e religiosas, de fábulas, de mitos antigos, e do imaginário interior subjetivo de cada artista.
  • Oberon, Titania and Puck with Fairies Dancing-William Blake

    Oberon, Titania and Puck with Fairies Dancing-William Blake
    poetas como Blake, Wordsworth, Byron e Shelley rejeitavam o racionalismo e a ordem da civilização dizendo que a natureza, mais o poder curativo da imaginação, poderiam levar as pessoas a uma transcendência de seu cotidiano difícil, e que os poderes da criatividade poderiam ser usados para transformar o mundo e regenerar sua espiritualidade. Assim os artistas se consideravam profetas de uma nova era e os intérpretes da realidade.
  • Romantismo na Espanha

    Romantismo na Espanha
    Se destaca na Espanha Francisco de Goya como um dos grandes nomes do Romantismo. A partir de 1790 consagrou-se a temas dramáticos, misturando o fantástico e o real. Criando uma atmosfera de pesadelo, num documento histórico, artístico e humano cuja pujança o coloca entre os pintores mais potentes e visionários de sua geração, um dos românticos mais geniais.
  • The Shipwreck-William Turner

    The Shipwreck-William Turner
    Nas obras do pintor inglês William Turner tem-se o retrato de um fenômeno da Natureza usado como forma de atingir os sentimentos supracitados.
  • Leônidas nas Termópilas-Jacques-Louis David

    Leônidas nas Termópilas-Jacques-Louis David
    Para David, por exemplo, que foi o protótipo do classicismo em seu estado mais puro; um close-up enternecido sobre a vida do camponês esfarrapado pode revelar um aspecto realista e quase científico de observação do natural, e imagens do oriente, uma temática tão tipicamente romântica, podem ser tratadas com naturalismo e objetividade.
  • Erupção do Vesúvio-William Turner

    Erupção do Vesúvio-William Turner
    Outros artistas experimentam a dissolução das formas a fim de transcender os limites convencionais de nossa visão e abrir as portas de novas formas de percepção e sensibilidade, como atesta a pintura quase abstrata de Turner em seus melhores momentos.
  • Saturno devorando seus filhos-Francisco Goya

    Saturno devorando seus filhos-Francisco Goya
    Saturno devorando seus filhos, apresenta uma série de emoções para o espectador que o fazem se sentir inseguro e angustiado. Goya cria um jogo de luz-e-sombra, linhas de composição diagonais e pinceladas "grosseiras" de forma a acentuar a situação dramática representada.
  • The Body of Abel Found by Adam & Eve-William Blake

    The Body of Abel Found by Adam & Eve-William Blake
    Outra fonte para o substrato conceitual da pintura romântica foi o desenvolvimento da teoria do sublime pelo inglês Edmund Burke, logo ecoada pelo enciclopedista Denis Diderot na França. Segundo eles, tudo o que espanta a alma, tudo o que nela imprime uma sensação de terror, leva ao sublime, ou seja, àquilo que é elevado, grandioso, exaltado. Nesta teoria, a beleza e o sublime são opostos. Enquanto que a luz realça a beleza, tanto treva como luz, levadas ao extremo, obliteram a visão do objeto,
  • The Garden of Eden-Thomas Cole

    The Garden of Eden-Thomas Cole
    Naturalmente essa postura se chocava contra a ordem estabelecida, e não admira a proliferação de imagens dramáticas que é uma das marcas dessa escola, expressando a solidão e angústia do criador diante de uma sociedade incompreensiva, só encontrando consolo na natureza, representada com uma face ora épica e heróica, ora lírica e terna, ora patética e aterrorizante, como um espelho de sua alma atormentada mas em união mística com a Criação em seu estado virgem.
  • A Liberdade Guiando o Povo-Eugène Delacroix

    A Liberdade Guiando o Povo-Eugène Delacroix
    A tela é em comemoração à Revolução de Julho de 1830, com a queda de Carlos X. Uma mulher representando a Liberdade, guia o povo por cima dos corpos dos derrotados, levando a bandeira tricolor da Revolução francesa em uma mão e brandindo um mosquete com baioneta na outra. A pintura é talvez a obra mais conhecida de Delacroix.reúne o vigor e o ideal românticos em uma obra que estrutura-se em um turbilhão de formas. O tema são os revolucionários de 1830 guiados pelo espírito da Liberdade.
  • The Arch of Octavius-Albert Bierstadt

    The Arch of Octavius-Albert Bierstadt
    O artista coloca-se metaforicamente como um revolucionário ao se retratar em um personagem da turba, apesar de olhar com uma certa reserva para os acontecimentos (refletindo a influência burguesa no romantismo).
  • Massacre of Chios-Eugene Delacroix

    Massacre of Chios-Eugene Delacroix
    Também esses sentimentos muitas vezes se mostravam como uma profunda compaixão para com o sofrimento do homem, ou como uma revolta contra a opressão e as desigualdades, tendo muitas vezes servido a pintura para defender o povo contra a tirania do sistema.
  • Monte Hood-Albert Bierstadt

    Monte Hood-Albert Bierstadt
    A paisagem amiúde está convulsionada por tempestades ou o mar agitado, com efeitos impactantes de atmosfera e iluminação, realçando a sensação de grandioso na vista de altas montanhas, vales profundos e o horizonte infinito, temas centrais na arte de Bierstadt, Friedrich e outros.
  • Romantismo no Brasil

    Romantismo no Brasil
    Testemunhou um importante movimento romântico na pintura, que floresceu tardiamente, na segunda metade do século XIX, exibindo características singulares. Trouxe forte carga neoclássica e logo se mesclou ao Realismo em uma síntese eclética. O centro da arte nacional era então a Academia Imperial de Belas Artes, cujos princípios estéticos rígidos não permitiram uma expressão do individualismo criativo, assumindo os românticos locais um tom mais contido, mais poético.
  • Gamaun, The prophetic bird-Viktor Vasnetsov

    Gamaun, The prophetic bird-Viktor Vasnetsov
    O desejo de expressão do individual, do intenso, do subjetivo, do irracional, do espontâneo e do emocional, do visionário e do transcendente, antes do que o impessoal, o lógico, o moderado e o claro, o equilibrado e o pré-programado que estruturaram o ideal clássico. Muitas vezes a expressão do gênio individual gerou projetos que buscavam primariamente chocar, cortejando o bizarro, o não-convencional, o exótico e o excêntrico.
  • Favoritos de prata - Lawrence Alma-Tadema

    Favoritos de prata - Lawrence Alma-Tadema
    Um excelente exemplo de contraste reluzente mármore branco de Alma-Tadema contra um pano de fundo deslumbrante do mar azul do Mediterrâneo. O artista obliterado no meio-campo, e o primeiro plano é rapidamente sobreposto com o horizonte distante, criando um efeito dramático.