Stary night

Movimentos artísticos

By Ju.Bia
  • Period: 40 BCE to 4 BCE

    Arte Pré-Histórica

    As origens da história da arte podem ser encontradas até à era pré-histórica, antes que os registos escritos fossem mantidos. Os primeiros artefatos vêm do Paleolítico, ou Idade da Pedra Antiga, na forma de entalhes, gravuras, imagens pictóricas, esculturas e arranjos de pedra.
  • Period: 4 BCE to 400

    Arte Antiga

    A arte antiga foi produzida por civilizações avançadas, que neste caso se referem àquelas com uma linguagem escrita estabelecida. Essas civilizações incluíam Mesopotâmia, Egito, Grécia e as das Américas.
  • Period: 500 to 1400

    Arte Medieval

    Muitas das obras de arte produzidas nos primeiros anos do período refletem essa escuridão, caracterizada por imagens grotescas e cenários brutais. A arte produzida nesta época centrava-se na Igreja. Com o passar do primeiro milênio, surgiram igrejas mais sofisticadas e elaboradamente decoradas; janelas e silhuetas eram adornadas com temas bíblicos e cenas da mitologia clássica.
  • Period: 1400 to

    Renascença

    Este estilo de pintura, escultura e arte decorativa foi caracterizado por um foco na natureza e no individualismo, o pensamento do homem como independente e autossuficiente. Embora esses ideais estivessem presentes no final do período medieval, eles floresceram nos séculos XV e XVI, paralelamente a mudanças sociais e económicas como a secularização.
  • Period: 1527 to 1580

    Maneirismo

    Frequentemente, as figuras tinham membros graciosos e alongados, cabeças pequenas, feições estilizadas e detalhes exagerados. Isto resultou em composições mais complexas e estilizadas, em vez de depender dos ideais clássicos de composição harmoniosa e perspectiva linear usados ​​por seus predecessores renascentistas.
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    Barroco

    O período barroco que se seguiu ao maneirismo produziu artes visuais e arquitetura ornamentadas e exageradas. Foi caracterizado pela grandeza e riqueza, pontuado por um interesse em ampliar o intelecto humano e descoberta global. Os artistas barrocos eram estilisticamente complexos.
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    Rococó

    O Rococó surgiu em Paris, abrangendo arte decorativa, pintura, arquitetura e escultura. A estética ofereceu um estilo mais suave de arte decorativa em comparação com a exuberância do barroco. Rococó é caracterizado pela leveza e elegância, com foco no uso de formas naturais, design assimétrico e cores subtis.
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    Neoclassicismo

    Como o próprio nome sugere, o período neoclássico baseou-se em elementos da antiguidade clássica. Ruínas arqueológicas de antigas civilizações em Atenas e Nápoles que foram descobertas na época reacenderam a paixão por todas as coisas do passado, e os artistas se esforçaram para recriar as grandes obras da arte antiga. Isto traduziu-se num interesse renovado pelos ideais clássicos de harmonia, simplicidade e proporção.
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    Romantismo

    O romantismo incorpora uma ampla gama de disciplinas, da pintura à música e literatura. Os ideais presentes em cada uma dessas formas de arte rejeitam a ordem, a harmonia e a racionalidade, que eram adotadas tanto na arte clássica quanto no neoclassicismo. Em vez disso, os artistas românticos enfatizaram o individual e a imaginação.
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    Realismo

    O realismo foi o resultado de vários eventos: o movimento anti-romântico na Alemanha, a ascensão do jornalismo e o advento da fotografia. Cada um inspirou um novo interesse em capturar com precisão a vida quotidiana. Essa atenção à precisão é evidente na arte produzida durante o movimento, que apresentava representações detalhadas e realistas do assunto.
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    Impressionismo

    Os pintores impressionistas procuraram capturar a impressão imediata de um determinado momento. Isto era caracterizado por pinceladas curtas e rápidas e uma sensação de esboço inacabado. Artistas impressionistas usaram a vida moderna como tema, pintando situações como salões de dança e regatas em veleiros, em vez de eventos históricos e mitológicos.
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    Pós-Impressionismo

    Os pintores pós-impressionistas trabalharam de forma independente e não como um grupo, mas cada pintor pós-impressionista influente tinha ideais semelhantes. Eles concentraram-se em visões subjetivas e significados pessoais simbólicos, ao invés de observações do mundo exterior. Isto costumava ser alcançado por meio de formas abstratas
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    Arte Nova

    A Arte Nova tentou criar um movimento inteiramente autêntico, livre de qualquer imitação de estilos que o precederam. Este movimento influenciou fortemente as artes aplicadas, gráficos e ilustração. Concentrou-se no mundo natural, caracterizado por linhas e curvas longas e sinuosas.
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    Cubismo

    O cubismo foi estabelecido por Pablo Picasso e Georges Braque, que rejeitaram o conceito de que a arte deveria copiar a natureza. Eles se afastaram das técnicas e perspectivas tradicionais; em vez disso, eles criaram objetos radicalmente fragmentados por meio da abstração. Os trabalhos de muitos pintores cubistas são marcados por superfícies planas e bidimensionais, formas geométricas ou "cubos" de objetos e vários pontos de observação.
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    Surrealismo

    O surrealismo emergiu do movimento de arte dada em 1916, exibindo obras de arte que desafiavam a razão. Os surrealistas denunciaram a mentalidade racionalista. Eles atribuíram a culpa por esse processo de pensamento a eventos como a Primeira Guerra Mundial e acreditaram que ele reprimia os pensamentos imaginativos.
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    Pop Arte

    A Pop Arte é um dos desenvolvimentos artísticos mais reconhecidos do século XX. O movimento afastou-se dos métodos usados ​​no expressionismo abstrato e, em vez disso, usou objetos quotidianos e mundanos para criar obras de arte inovadoras que desafiaram o consumismo e a media de massa. Esta introdução a imagens identificáveis ​​foi uma mudança na direção do modernismo.
  • Arte Contemporânea

    A Arte Contemporânea é arte feita hoje por artistas vivos. Por meio de seu trabalho, muitos artistas contemporâneos exploram a identidade pessoal ou cultural, fazem críticas às estruturas sociais e institucionais ou até tentam redefinir a própria arte. Curiosidade, mente aberta e compromisso com o diálogo e o debate são as melhores ferramentas para abordar uma obra de arte contemporânea.