Screenshot 20210629 205324~2

Linha do tempo Microsoft e Office.

  • 2021 BCE

    Windows 11

    Windows 11
    Possui uma nova identidade visual e novos sons, foram atualizados os layouts/interfaces, com cantos arredondados e transparências.
    Vai ficar muito mais fácil reorganizar as janelas de trabalho em diferentes dispositivos.
    Os Widgets, ou “blocos de informações”, ganharam atenção especial.
    O Windows 11 irá rodar aplicativos do Android de forma nativa.
  • 2018 BCE

    Office 2019

    Office 2019
    Melhorias nos programas tradicionais Word, Excel, PowerPoint, Outlook, além de oferecer versões atualizadas para o Exchange, SharePoint e Skype for Business (variante corporativa do famoso programa de chamadas via VoIP).
  • 2015 BCE

    Office 2016

    Office 2016
    Pequena remodelação visual, que traz cores mais sólidas e efeitos de transição mais consistentes. Contudo, usando o novo pacote de aplicativos no dia a dia, você logo percebe que muitas melhorias internas foram adicionadas.
    Mas será que esse conjunto de ajustes torna o Office 2016 uma boa oferta? Além desse “polimento” estético e funcional, a Microsoft adicionou algumas ferramentas novas que podem ser bem interessantes para usuários mais frequentes de Word, Excel e PowerPoint em particular.
  • 2014 BCE

    Windows 10

    Windows 10
    O sistema chama a atenção pois está em constante evolução: a Microsoft lança semestralmente um pacote de atualizações que, além de corrigir bugs, adiciona novos recursos ou modifica os antigos, o que faz com que o Windows 10 que você usa hoje seja muito diferente do que foi lançado há cinco anos.
  • 2013 BCE

    Windows 8.1

    Windows 8.1
    Trazendo mudanças sutis em relação ao seu antecessor, o Windows 8.1 veio em resposta às reclamações das pessoas por causa das alterações visuais que o SO sofreu. Por causa disso, a Microsoft decidiu retroceder e trazer de volta o botão do menu Iniciar.
    Além disso, as pessoas podiam escolher iniciar o computador diretamente a partir da Área de Trabalho, o que não era possível com o Windows 8. Não houve mudanças significativas em relação à estabilidade e à velocidade do sistema.
  • 2013 BCE

    Office 2013

    Office 2013
    O Office 2013 é a suíte de aplicativos que o consumidor instala no computador dele. Tem que estar naquela máquina específica. Ele dá acesso ao armazenamento na nuvem por meio do SkyDrive.
  • 2012 BCE

    Windows 8

    Windows 8
    O Windows 8 foi a tentativa mais radical da Microsoft de alterar o visual do seu sistema operacional. A mudança foi motivada por causa da chegada dos dispositivos que respondem ao toque, eliminando, por causa disso, o menu Iniciar e dando lugar a uma tela totalmente nova que se baseia no uso de tiles.
    Windows 8 é ligeiramente mais rápido do que o seu antecessor e trouxe muitas novidades, como o suporte ao USB 3.0 e a Loja do Windows.
  • 2011 BCE

    Office 365

    Office 365
    O Office 365 disponibiliza softwares da Microsoft já conhecidos, como o Outlook (e-mail), Word, Excel, Powerpoint, entre outros. A diferença é que o acesso ocorre pelo navegador da internet, com armazenamento de arquivos e conteúdo na nuvem. Ou seja, não é preciso instalar os programas no seu computador. O acesso é pela internet.
  • 2009 BCE

    Windows 7

    Windows 7
    O Windows 7 disputa o topo do ranking na preferência de usuários com o XP. Lançado em 2009, esse SO trouxe mudanças visuais pequenas em relação ao seu antecessor, mas é mais rápido, estável e fácil de utilizar.
    Mais da metade da população mundial que tem acesso a um computador utiliza o Windows 7 como sistema operacional principal em sua máquina. Isso mostra como a Microsoft acertou em cheio com essa versão de seu software.
  • 2006 BCE

    Office 2007

    Office 2007
    O Office 2007 contém uma série de novas funcionalidades, a mais notável das quais é a nova interface gráfica chamada Fluent User Interface[2] (inicialmente referido por Ribbon User Interface), substituindo os menus e barras de ferramentas – que têm sido a pedra angular do Office desde da sua criação - com uma barra de abas, conhecida como a "Faixa de Opções".
  • 2005 BCE

    Windows Vista

    Windows Vista
    O Windows Vista trouxe um visual moderno que apostou na transparência e recursos visuais bem-chamativos, como gadgets na Área de Trabalho. No entanto, esses também foram recursos que desfavoreceram o SO por exigirem muito do hardware da máquina, limitando a sua atuação em computadores mais potentes.
  • 2003 BCE

    Office 2003

    Office 2003
    Microsoft Office 2003 é um programa para escritório escrito e produzido pela Microsoft para o seu sistema operacional o Windows. Lançado em 17 de novembro de 2003, foi o sucessor do Office XP e o que precedeu o Office 2007.
  • 2001 BCE

    Windows XP

    Windows XP
    Foi lançada em outubro de 2001 e foi a que mais durou no mercado, recebendo suporte até o mês de abril de 2014 — 13 anos após a sua estreia no segmento.
    O SO ainda se mostra relativamente popular, estando presente em mais de 20% dos computadores de todos os adeptos do SO. As principais novidades foram a repaginada no visual e a estabilidade do sistema, que agradou e conquistou milhões de usuários ao redor do mundo.
  • 2001 BCE

    Office XP

    Office XP
    O Microsoft Office XP é um pacote de produtividade para escritório produzido pela Microsoft para sistemas operacionais Windows. Lançado em 5 de março de 2001, é o sucessor do Office 2000 e o antecessor do Office 2003 e era conhecido como Office 10 nas fases iniciais do seu ciclo de desenvolvimento.
  • 2000 BCE

    Windows ME

    Windows ME
    O Windows Millennium Edition foi a última versão do SO baseada no MS-DOS e considerada por muitos como a pior de todas. Ela foi lançada em 2000 e teve uma variante que foi especialmente desenvolvida para equipar servidores, o Windows 2000.
    O IE 5.5, o Windows Media Player 7 e o Windows Movie Maker fizeram a sua estreia no Millennium Edition. O recurso de autocompletar também fez a sua primeira aparição nesse sistema operacional.
  • 1999 BCE

    Office 2000

    Office 2000
    O Microsoft Office 2000, é o sucessor do Microsoft Office 97, foi disponibilizado para sistemas de 32-bits, incluindo Windows 2000. Todos os aplicativos do Office 2000 têm capacidade OLE 2 que permite mover os dados automaticamente entre diferentes programas
  • 1998 BCE

    Windows 98

    Windows 98
    Trouxe o IE 4, o Outlook Express, o Windows Address Book, o Microsoft Chat e o NetShow Play, que posteriormente seria substituído pelo Windows Media Player. Com exceção do IE, do Outlook e do WMP, todas as outras ferramentas já foram aposentadas ou substituídas.
    O Windows 98 introduziu o recurso de avançar e voltar na navegação, além da barra de endereço no Windows Explorer. O suporte ao padrão USB também foi bastante aprimorado, dando início a uma adoção generalizada desse formato.
  • 1996 BCE

    Office 97

    Office 97
    Microsoft Office 97 foi uma suíte de aplicativos para escritório da Microsoft. Foi um grande marco de lançamento que incluia centenas de novas funcionalidades e melhorias, introduziu o "Command Bars", um paradigma em que os menus e barras de ferramentas foram feitas mais similares em termos de capacidade e design visual caracterizado sistemas de linguagem natural e gramatical sofisticados.
  • 1995 BCE

    Windows 95

    Windows 95
    Trouxe o Menu Iniciar e a Barra de Ferramentas tão familiares para todos nós. O Windows 95 também inaugurou o conceito de “plug and play”, facilitando bastante a vida de quem precisasse utilizar um periférico diferente.
    Foi nesta versão que o Internet Explorer fez a sua estreia. A arquitetura de 32 bits também começou a aparecer nesse SO, e o MS-DOS ainda era necessário para executar uma série de funções do sistema e acessar muitos de seus recursos.
  • 1992 BCE

    Windows 3.1

    Windows 3.1
    Foi o Windows 3.1 que precisou ser separado do 3 por causa de suas atualizações significativas. A principal delas foi a introdução da fonte TrueType, transformando o SO, pela primeira vez, em uma plataforma de publicação.
    O Windows 3.1 exigia 1 MB de memória RAM para ser executado e, depois de instalado, ocupava apenas 15 MB do disco rígido. O jogo “Campo Minado” fez a sua estreia nesta versão do sistema operacional da Microsoft.
  • 1990 BCE

    Windows 3

    Windows 3
    Foi o primeiro SO da Microsoft a exigir um disco rígido para ser instalado. Também foi aquele que despertou a atenção do mercado para o nome “Windows”, colocando-o de vez na disputa pela popularidade.
    A grande inovação do Windows 3 diz respeito aos programas do MS-DOS que agora podiam ser executados em uma janela normal, dando bastante flexibilidade aos que não se adaptavam logo de cara com a interface gráfica do software. O suporte a 256 cores e o jogo “Paciência".
  • 1987 BCE

    Windows 2

    Windows 2
    A grande inovação desse software era a possibilidade de as janelas sobreporem umas às outras, funcionalidade que parece piada nos dias de hoje.
    Também foi incluída a possibilidade de minimizar e maximizarr as janelas; além disso, o conhecido Painel de Controle, que reunia as principais ferramentas do sistema, também fez a sua estreia no Windows 2. Outras duas ferramentas que apareceram debutaram nessa versão e permanecem até hoje, são elas o Word e o Excel — pertencentes ao Pacote Office.
  • 1985 BCE

    Windows 1

    Windows 1
    A primeira versão do SO foi lançada em novembro de 1985 e foi a tentativa inicial da companhia em entregar uma interface gráfica em 16 bits.
    O Windows 1 foi construído sobre o MS-DOS e seu funcionamento se apoiava bastante nas entradas inseridas nas linhas de comando do sistema. Apesar disso, a Microsoft já havia colocado suporte ao mouse, incluindo também um jogo para “ensinar” as pessoas a utilizarem esse novo periférico.