Sistema operacional windows macos linux

Linha do tempo: Evoluções e derivações dos sistemas operacionais

  • Period: to

    História dos sistemas operacionais

  • Primeiro sistema operacional criado (MS-DOS)

    Primeiro sistema operacional criado (MS-DOS)
    A Microsoft cria o primeiro sistema operacional, um software que gerencia, ou executa, o hardware do computador e também serve para preencher a lacuna entre o hardware do computador e os programas. É a base sobre a qual os programas podem ser executados. Eles o chamavam de MS-DOS.
  • Windows 1.0 lançado

    Windows 1.0 lançado
    Agora, em vez de digitar comandos do MS-DOS, basta mover o mouse para apontar e clicar nas telas. Existem menus suspensos, barras de rolagem, ícones e caixas de diálogo que facilitam o aprendizado e o uso dos programas. Você pode alternar entre vários programas sem precisar sair e reiniciar cada um.
  • Windows 2.0

    Windows 2.0
    Em 9 de dezembro de 1987, a Microsoft lança o Windows 2.0 com ícones da área de trabalho e memória expandida. Com suporte gráfico aprimorado, agora você pode sobrepor janelas, controlar o layout da tela e usar atalhos de teclado para acelerar seu trabalho.
  • Windows 3.0

    Windows 3.0
    O Windows agora tem um desempenho significativamente melhor, gráficos avançados com 16 cores e ícones aprimorados. Uma nova onda de 386 PCs ajuda a impulsionar a popularidade do Windows 3.0. Manager, File Manager e Print Manager chegam ao Windows 3.0.
  • Linux

    Linux
    Criado por um estudante chamado Linus Torvalds na universidade de Helsinki na Finlândia. Antes do Linux os sistemas operacionais mais usados eram os Unix, Mac OS e Windows. O objetivo do Linus Torvald era criar um criar um novo núcleo de sistema operacional para uso pessoal, ele não pensava em ganhar dinheiro com o Linux.
  • MCC Interim Linux

    MCC Interim Linux
    A primeira distribuição do Linux foi montada por Owen Le Blanc, do centro de computação de Manchester, e ficou conhecida como MCC Interim Linux. Era uma coleção de disquetes que, uma vez instalados no seu sistema, ofereciam um ambiente básico do UNIX, em terminal. Distribuição desenvolvida para uso interno das universidades.
  • Yggdrasil

    Yggdrasil
    A primeira distribuição comercial do Linux foi a Yggdrasil. Por comercial, entende-se que tinha o público em geral como seu usuário. Lançada em dezembro de 1992 por uma empresa de Berkeley, na Califórnia, a Yggdrasil foi a primeira distribuição a trazer o conceito de Live CD, o qual permite utilizar o sistema diretamente do CD-ROM distribuído, sem a necessidade de instalá-lo no disco rígido.
  • Windows NT

    Windows NT
    Ao contrário do Windows 3.0, o Windows NT é um sistema operacional de 32 bits, o que o torna uma plataforma de negócios estratégica que oferece suporte a programas científicos e de engenharia de ponta.
  • Debian GNU/Linux

    Debian GNU/Linux
    Criado por Ian Murdock, à época estudante universitário. Ele escreveu o Manifesto Debian, que sugeria a criação de uma distribuição GNU/Linux a ser mantida de uma maneira livre, segundo o espírito do GNU. O Debian é especialmente conhecido pelo seu sistema de gestão de pacotes, chamado APT, que permite atualizações relativamente fáceis a partir de versões anteriores, a instalação quase sem esforço de novos pacotes e a remoção limpa de pacotes antigos.
  • Red Hat

    Red Hat
    A Red Hat é uma distribuição Linux criada em 1995 e mantida, até 2004, por uma empresa homônima. Suas primeiras versões eram chamadas de Red Hat Commercial Linux e, desde então, ela tem se destacado como a fonte de outras distribuições famosas, como o Mandriva e o Fedora.
  • Windows 95

    Windows 95
    O Windows 95 tem suporte integrado à Internet, rede dial-up e novos recursos Plug and Play que facilitam a instalação de hardware e software. O sistema operacional de 32 bits também oferece recursos multimídia aprimorados, recursos mais poderosos para computação móvel e rede integrada.
  • Windows 98

    Windows 98
    Com o Windows 98, você pode encontrar informações mais facilmente em seu PC e na Internet. Outras melhorias incluem a capacidade de abrir e fechar programas mais rapidamente e suporte para leitura de discos DVD e dispositivos de barramento serial universal (USB).
  • Windows 2000

    Windows 2000
    Entre outras melhorias, o Windows 2000 Professional simplifica a instalação de hardware adicionando suporte para uma ampla variedade de novos hardwares Plug and Play, incluindo produtos avançados de rede e sem fio, dispositivos USB, dispositivos IEEE 1394 e dispositivos infravermelhos.
  • Windows ME

    Windows ME
    Projetado para uso em computador doméstico, o Windows ME oferece vários aprimoramentos de música, vídeo e rede doméstica e melhorias de confiabilidade em comparação com as versões anteriores.
  • Versão beta pública do Mac OS X

    Versão beta pública do Mac OS X
    A Apple lançou seu Mac OS X Public Beta, um teste por tempo limitado do sistema operacional ultramoderno e inovador que substituiria o antigo Mac OS. Ao preço de US $30 por um CD distribuído pela loja online da Apple, o beta deu ao público em geral seu primeiro gosto do sistema operacional.
  • Mac OS X 10.0 Cheetah

    Mac OS X 10.0 Cheetah
    Em 24 de março de 2001, a Apple lançou o OS X 10.0 (Cheetah). Disponível por US$ 129, o OS X marcou o início do fim do Mac OS clássico e o surgimento de um novo sistema operacional baseado no UNIX. Para manter a compatibilidade com o grande número de aplicativos do OS 9 em uso, o OS X foi capaz de executar um modo de compatibilidade especial 'Clássico' que permitia a execução de aplicativos do OS 9.
  • Mac OS X 10.01 Puma

    Mac OS X 10.01 Puma
    Lançado em setembro de 2001, o OS X 10.1 era uma versão muito melhorada, com muitas correções de bugs, além de recursos, como a capacidade de reproduzir um DVD, que a versão original não possuía. O OS X 10.1 foi uma atualização gratuita para usuários 10.0 e US$ 129 para novos usuários.
  • Windows XP

    Windows XP
    Para a Microsoft, o Windows XP se tornará um de seus produtos mais vendidos nos próximos anos. É rápido e estável. A navegação no menu Iniciar, na barra de tarefas e no Painel de controle é mais intuitiva.
  • Mac OS X 10.2 Jaguar

    Mac OS X 10.2 Jaguar
    A Jaguar marcou a primeira versão do OS X com grandes ganhos de desempenho, bem como muitos recursos que agora damos como garantidos, incluindo a primeira versão do iChat (agora chamada de Mensagens) e Agenda (agora chamada de Contatos). Ele também incluiu suporte para o que era então gráficos bastante impressionantes, em placas gráficas baseadas em ATI ou NVIDIA AGP.
  • Mac OS X 10.3 Panther

    Mac OS X 10.3 Panther
    O Panther foi lançado em 24 de outubro de 2003 e, mais uma vez, o sistema operacional apresentou aumentos de desempenho notáveis. Alguns de seus novos recursos também foram bastante notáveis, incluindo videoconferência integrada com o iChat AV e a introdução do Safari para navegação na web (versões anteriores do OS X usavam o Internet Explorer para Mac).
  • Ubuntu

    Ubuntu
    Em 2004, Mark Shuttleworth, CEO da Canonical, uniu um time de desenvolvedores do Debian na intenção de criar uma distribuição Linux de fácil utilização para usuários comuns, eliminando diversas dificuldades que existiam na distro popular. O Ubuntu atualmente é a distribuição Linux mais popular nos computadores domésticos.
  • Mac OS X 10.4 Tiger

    Mac OS X 10.4 Tiger
    Em 29 de abril de 2005, a Apple apresentou o Tiger. Entre os novos recursos introduzidos com o Tiger estavam Spotlight, Smart Folders, QuickTime 7 e Automator, juntamente com Core Image e Core Video (APIs que os desenvolvedores podem usar para criar aplicativos ricos em imagem e vídeo).
  • Windows Vista

    Windows Vista
    O Controle de Conta de Usuário ajuda a evitar que softwares potencialmente nocivos façam alterações em seu computador. No Windows Vista Ultimate, a Criptografia de Unidade de Disco BitLocker oferece melhor proteção de dados para seu computador, à medida que as vendas de laptops e as necessidades de segurança aumentam. O Windows Vista também apresenta melhorias no Windows Media Player.
  • Mac OS X Leopard

    Mac OS X Leopard
    O Leopard introduziu o Time Machine, o Boot Camp, para executar o Windows e o Spaces. No entanto, também deu adeus ao ambiente Classic, deixando muitos aplicativos Mac OS mais antigos incapazes de rodar no Leopard e muitos jogadores tristes.
  • Windows 7

    Windows 7
    O Windows 7 inclui novas formas de trabalhar com janelas — como Snap, Peek e Shake — que melhoram a funcionalidade e tornam a interface mais divertida de usar. Ele também marca a estreia do Windows Touch, que permite que usuários de telas sensíveis ao toque naveguem na web, percorram fotos e abram arquivos e pastas.
  • Mac OS X 10.6 Snow Leapord

    Mac OS X 10.6 Snow Leapord
    O Snow Leopard recebeu uma reescrita do Finder usando a API Cocoa nativa em vez da API Carbon muito mais antiga. A mudança para o Cocoa forneceu um Finder mais responsivo. Também recebeu melhorias por meio do uso de vários processadores e núcleos, com um serviço central cuidando da utilização da CPU para os desenvolvedores. Introduziu o Mac App Store, uma loja online para a compra de aplicativos baseados em Mac, bem como a iTunes App Store para dispositivos iOS.
  • Mac OS X 10.7 Lion

    Mac OS X 10.7 Lion
    Lançado em 20 de julho de 2011, Lion marca o ponto em que o OS X e o iOS começaram a convergir. A Apple usou o Lion para começar a trazer elementos do iOS para o Mac, incluindo Launchpad (um tipo de lançador de aplicativos), barras de rolagem que desaparecem, rolagem natural, Resume e Auto-Save. O iCloud, que começou como substituto do Mobile Me, também fez sua aparição oficial como parte do sistema operacional em vez de um serviço separado.
  • Mac OS X 10.8 Mounatin Lion

    Mac OS X 10.8 Mounatin Lion
    O Mountain Lion mudou os nomes dos aplicativos para se assemelhar mais aos seus homólogos do iOS. O Catálogo de Endereços se tornou Contatos, o iCal se tornou Calendário, o iChat se tornou Mensagens e o Notes se tornou um aplicativo independente, em vez de fazer parte do Mail.
  • Windows 8

    Windows 8
    O Windows 8 é um sistema operacional reimaginado, do chipset à experiência do usuário, e apresenta uma interface totalmente nova que funciona sem problemas tanto para o toque quanto para o mouse e o teclado. Ele funciona como um tablet para entretenimento e um PC completo para fazer as coisas.
  • Mac OS X 10.9 Mavericks

    Mac OS X 10.9 Mavericks
    Talvez a maior mudança no sistema operacional, além da nova convenção de nomenclatura, tenha sido o foco na redução do consumo de energia e no prolongamento da vida útil da bateria em Macs portáteis. Para ajudar nesse objetivo, o Mavericks contém dois novos recursos principais: Timer Coalescing, que reduz o uso da CPU ao sincronizar tarefas para que a CPU não precise acordar para nenhuma tarefa menor; em vez disso, ele os programa para ocorrerem juntos.
  • Mac OS X 10.10 Yosemite

    Mac OS X 10.10 Yosemite
    Os novos recursos do OS X Yosemite incluem Continuidade, que permite continuar trabalhando com um aplicativo ou documento em várias plataformas da Apple, aproveitando a conectividade Wi-Fi e Bluetooth. Você pode até atender e fazer chamadas do seu Mac, usando seu iPhone próximo.
  • Windows 10

    Windows 10
    O sistema operacional oferece uma interface Windows atualizada, com foco no icônico menu Iniciar e criando uma experiência intuitiva. O Windows 10 apresenta uma nova voz da Microsoft que é mais conversacional e acessível do que antes. Cortana - a primeira assistente pessoal digital da Microsoft - faz sua primeira aparição em um PC com Windows 10. Aprendendo com os comportamentos e preferências de cada pessoa com quem ela interage.
  • Windows 11

    Windows 11
    Em uma jogada de marketing, a Microsoft anuncia um novo sistema operacional sendo uma "Versão 2" do windows 10 com atualizações e pequenas modificações já esperadas há muito tempo pelos usuários. Podem ser destacados, o "Menu Iniciar" centralizado, um novo modo de gerenciar janelas, ícones remodelados, widgets no desktop, wallpapers para modos claro e escuro e uma maior conectividade com o Xbox.