Img internet 307

Linha do tempo da internet

  • Primeiro computador

    Primeiro computador
    Os primeiros computadores digitais eletrônicos já tinham sido inventados no fim da década de 1940, mas, não comunicavam-se entre si como uma rede
  • Interesses

    Interesses
    Na década de 1950, por conta da Guerra Fria, a agência interessava-se por encontrar uma forma de comunicação entre as bases militares estadunidenses sem que as mensagens fossem interceptadas pelos soviéticos.
  • Arpanet

    Arpanet
    Foi criada a Arpanet, espécie de precursora da internet, que conectava computadores locais à rede privada para fins militares.
  • Univérsitários

    Univérsitários
    As pessoas que usavam a internet na década de 1970 eram, em sua maioria, universitários(as). Isso fez com que ela tivesse um teor educacional. Ainda havia o aspecto de pesquisa com fins militares, mas, foi através das universidades que muitos(as) perceberam os efeitos positivos de se ter à mão uma ferramenta que facilitasse o acesso ao conhecimento, para além dos livros e dos momentos de aulas.
  • Década de 70

    Década de 70
    A rede Arpanet também era utilizada para fins educacionais, uma vez que seus desenvolvedores, tanto professores quanto estudantes, utilizaram-na para comunicação interna e, consequentemente, produziram as pesquisas para desenvolver melhor o sistema, tornando-o mais estável e melhorando sua usabilidade, o que garantiu mais acessibilidade para estudantes.
  • Primeiro computador pessoal

    Primeiro computador pessoal
    Conforme a internet se expandia como ferramenta de comunicação em ambientes universitários e a infraestrutura entre as conexões eram fortalecidas, aprimoravam-se também as tecnologias computacionais que deram suporte para a ampliação da rede, Em 12 de agosto de 1981, a IBM lançou o primeiro computador pessoal, custando um pouco mais de 1.500 dólares.
  • Invenção do WWW

    Invenção do WWW
    No final da década de 1980, surgiu o protótipo do que realmente se transformou na grande revolução para a internet: a World Wide Web, (www)Tim Berners-Lee foi o responsável por adaptar a tecnologia já existente dos hipertextos – palavras ou imagens que quando clicadas direcionam para outro conteúdo em outra página na rede. Desta forma, tornou-se possível passar de um site para outro, facilitando a troca de documentos e informações entre usuários e resultando na internet como é conhecida hoje.
  • Protocolo HTTPS

    Protocolo HTTPS
    Em 1989, a empresa Netscape criou o protocolo HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure), que permite navegar com segurança pela rede, por conta da criptografia. Isso auxiliaria bastante o que seria o boom da internet ao longo da década de 1990 pois o protocolo também permitia o direcionamento das transferência dos hipertextos adaptados por Tim.
  • Boom da internet

    Boom da internet
    Durante a década de 1990 aconteceu de fato o boom da internet. Tanto a nível mundial quanto nacional, foi nessa época que a rede começou a se parecer mais com o que é atualmente, principalmente porque a maioria dos sites e serviços surgiram nesta década. Em poucos anos, algo que era restrito a poucas pessoas se popularizou de forma rápida a nível global.
  • A transformação dos sites na web

    A transformação dos sites na web
    Os primeiros endereços populares na web eram estáticos, com pouca interatividade, nunca mudavam, às vezes, eram visualmente poluídos. É o que se chama de web 1.0. A evolução dos sites migrou-os para a versão 2.0 da web, em que o usuário não é apenas um componente passivo e pode interagir e colaborar. Esse segundo momento da internet, a partir de meados de 2004, passou a conceituá-la como plataforma. Na web 2.0 que as primeiras redes sociais, blogs pessoais e páginas como o YouTube são criados.
  • A transformação dos sites na web 0.2

    A transformação dos sites na web 0.2
    Já a web 3.0 é a internet como a conhecemos hoje e os desdobramentos que vem tomando: conteúdo personalizado para o(a) usuário(a), sistemas de inteligência artificial, acesso à rede generalizado através dos smartphones, entre outros. A diferença nos três tipos de web não está na estrutura da internet em si, mas sim, na usabilidade e nas melhorias de interatividade com o(a) usuário(a), o que afeta diretamente nossa interpretação visual das plataformas que acessamos.