Iluminismo 63

Iluminismo XVIII - 8º Ano A

  • Descrição do iluminismo século XVIII

    Descrição do iluminismo século XVIII
    O iluminismo, também conhecido como Século das Luzes e como Ilustração foi um movimento cultural da elite intelectual europeia do século XVIII que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento herdado da tradição medieval.
  • O centro do iluminismo.

    O centro do iluminismo.
    O centro do iluminismo foi a França e culminou com a grande Encyclopédie (1751-1772) editada por Denis Diderot (1713-1784) e Jean Le Rond d'Alembert com contribuições de centenas de líderes filosóficos (intelectuais), tais como Voltaire (1694 -1778) e Montesquieu (1689-1755). Cerca de 25.000 cópias do conjunto de 35 volumes foram vendidos, metade deles fora da França.
  • Montesquieu

    Montesquieu
    Montesquieu fez parte da primeira “geração” dos pensadores iluministas e viveu entre os anos de 1689 e 1755. Sua principal atuação foi sempre no ramo da psicologia, sendo a obra de maior renome a “O Espírito das leis”. Além de um dos maiores iluministas de todos os tempos, ele também foi considerado como um dos pais da sociologia em seus primórdios.
  • Voltaire

    Voltaire
    Nascido em 1694, Voltaire foi um dos grandes críticos da monarquia e das crenças religiosas, sendo a sua imagem marcada como um símbolo da revolução iluminista. Polêmico, extremamente agito e com ideais iluministas bem explícitos, ele criticava muito a igreja católica, sendo totalmente intolerante com a religião. Ele defendia a liberdade dos pensamentos e sua obra mais conhecida é “Cartas Inglesas”. O pensador morreu em 1778.
  • Os ideais políticos do iluminismo

    Os ideais políticos do iluminismo
    Os ideais políticos influenciaram a Declaração de Independência dos Estados Unidos, a Carta dos Direitos dos Estados Unidos, a Declaração Francesa dos Direitos do Homem e do Cidadão e a Constituição Polaco-Lituana de 3 de maio de 1791.
  • Impacto

    Impacto
    O iluminismo forneceu boa parte do fermento intelectual de eventos políticos que se revelariam de extrema importância para a constituição do mundo moderno, tais como a Revolução Francesa, a Constituição polaca de 1791, a Revolução Dezembrista na Rússia em 1825, o movimento de independência na Grécia e nos Balcãs, bem como, naturalmente, os diversos movimentos de emancipação nacional ocorridos no continente americano a partir de 1776.