História do computador

By NPDA
  • 1500 BCE

    O Abacus

    O Abacus
    Emergiu provavelmente na Ásia Menor o Abacus, se encontra atualmente em uso, pode ser considerado como o primeiro computador da história da humanidade.
    Este aparelho permite ao utilizador executar cálculos (somar, subtrair) deslizando um conjunto de rodas num eixo.
  • Ossos de Napier - 1614

    Ossos de Napier - 1614
    John Napier foi um matemático, físico, astrônomo, astrólogo e teólogo escocês. Tambem era conhecido pelo nome, em latim, de Ioannes Neper. No início do século XVII, inventou um dispositivo chamado Ossos de Napier que são tabelas de multiplicação gravadas em bastão, permitindo multiplicar e dividir de forma automática, o que evitava a memorização da tabuada, e que trouxe grande auxílio ao uso de logaritmos, em execução de operações aritméticas como multiplicações e divisões longas.
  • A Pascaline

    A Pascaline
    Blaise Pascal inventou aquilo a que chamou uma calculadora numérica a rodas.
    Esta calculadora também chamada Pascaline, usava 8 discos móveis que permitiam executar somas até 8 dígitos.
  • Melhoramentos em a Pascaline

    Melhoramentos em a Pascaline
    O matemático e filósofo Alemão Gottfried Wilhem Von Leibniz aperfeiçoou a Pascaline, criando uma máquina que também podia executar multiplicações.
  • Cartão perfurado

    Cartão perfurado
    Eles foram usados ​​pela primeira vez por volta de 1725 por Basile Bouchon e Jean-Baptiste Falcon como uma forma mais robusta dos rolos de papel perfurados usados ​​na época para controlar teares têxteis na França.
  • Aritmómetro

    Aritmómetro
    O Francês Charles Xavier Thomas de Colmar inventou uma máquina capaz de executar as quatro operações aritméticas. A esta máquina foi dado o nome de Aritmómetro.
    Devido à sua versatilidade, o aritmómetro foi largamente usado até à Primeira Guerra Mundial.
  • Tear Joseph Marie Jacquard

    Tear Joseph Marie Jacquard
    Joseph-Jacquad criou um tear que podia reproduzir automaticamente os padrões dos tecidos lendo as informações dos cartões perfurados de papel rígido.
    O tear de Jacquad foi uma tripla contribuição para o futuro desenvolvimento de cartões perfurados no mundo da informática: Fornecendo uma automação; Código de informação é executado pela primeira vez; As instruções são programadas pela primeira vez.
  • A maquina Diferencial de Baddage

    A maquina Diferencial de Baddage
    O britânico Charles Babbage, professor de matemática inventou a Máquina Diferencial, tal máquina era capaz de fazer todo processo analítico, desde receber os dados até exibi-los , sendo considerada o primeiro passo para a invenção do computador.
  • Augusta Ada King, 1ª mulher programadora

    Augusta Ada King, 1ª mulher programadora
    Quem deu uma enorme ajuda para o desenvolvimento da máquina analítica foi Augusta Ada King, Condessa de Lovelace e filha do poeta Inglês Lord Byron.
    Como assistente de Baddage e profunda conhecedora da máquina ela criou as rotinas com instruções que faziam com que a máquina funcionasse, tendo-se tornado na 1ª mulher programadora.
    Nos anos 80, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos decidiu, em sua honra, dar o nome de ADA a uma linguagem de programação.
  • Máquina Analítica

    Máquina Analítica
    É o projeto de um moderno computador de uso geral feito por Charles Babbage, que representou um passo importante na história da computação. Foi inicialmente descrito em 1837, embora Babbage tenha continuado a refinar o projeto até sua morte em 1871.
  • Leitor de cartões perfurados - Antecedentes da IBM

    Leitor de cartões perfurados - Antecedentes da IBM
    Herman Hollerith, comerciante do leitor de cartões perfurados. Criou Em 1896 fundou a Tabulating Machine Company, que mais tarde se transformou na conhecida International Busines Machine.
  • O Z1

    O Z1
    Unidade aritmética mecânica, desenvolvida por Konrad Zuse, a partir de 1934. Embora eletro-mecânico, era digital (usava o sistema de numeração de base 2). Sua programação era limitada e as instruções eram passadas através de cartão perfurado.
    Estava constituída basicamente por um somador/subtrator de 22 bits de vírgula flutuante (ponto-flutuante) e uma unidade lógica de controle que possibilitava a realização de tarefas mais complexas como multiplicação e divisão. Foi concluído em 1938.
  • Z3

    Z3
    O engenheiro Alemão Konrad Zure desenvolveu o Z3, um computador utilizado no projeto e desenho de aviões e mísseis.
  • ENIAC

    ENIAC
    O projeto ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer) foi criado em 1943 pelos americanos John William Mauchly e John Presper Eckert, com o objetivo de resolver os problemas balísticos do Exército dos Estados Unidos; No entanto, a máquina não foi concluída até 1946. operava com base em codificação decimal.
  • Mark I

    Mark I
    Foi o primeiro computador eletromecânico, construído na Universidade de Harvard por um projeto entre a IBM e Howard H. Aiken em 1944, baseado na máquina analítica de Charles Babbage, começou a ser construído em 1939.
  • Invenção do transistor.

    Invenção do transistor.
    Com a invenção do transístor em 1948, o desenvolvimento dos computadores alterou-se completamente.
  • EDVAC

    EDVAC
    O Electronic Discrete Variable Automatic Computer (EDVAC) foi um dos primeiros computadoreseletrônicos. Diferentemente de seu predecessor ENIAC, utilizava o sistema binário e possuía arquitetura de von Neumann. Com capacidade de armazenamento de memória. John Von Neumann desenvolveu, juntamente com a equipa da Universidade da Pensilvânia. Contava com memória suficiente para armazenar tanto o programa como os dados a serem tratados.
  • UNIVAC I

    UNIVAC I
    O Univac "Universal Automatic Computer", concebido pelos pioneiros da computação John W. Mauchly e John P. Eckert, da Remington Rand, é considerado o primeiro computador comercial desenvolvido nos Estados Unidos. Com este computador, entre outras coisas, o censo foi elaborado nos Estados Unidos em 1951 e o vencedor das eleições presidenciais foi corretamente previsto em 1952. Em ambas as tarefas, o UNIVAC I, então uma estrela da mídia, provou ser uma máquina rápido e preciso.
  • LARC

    LARC
    Foram as primeiras máquinas a tirar partido da nova tecnologia do transistor. Só foram instalados 2 LARC.
  • Primero circuito integrado.

    Primero circuito integrado.
    Jack Kilby, engenheiro da Texas Instruments, desenvolveu o 1º circuito integrado. Ele combinou três componentes electrónicos num pequeno disco de silício, o qual era feito de quartzo.
  • IBM1401

    IBM1401
    Foi com estas máquinas que se deu o aparecimento de linguagens de programação de alto nível como:
    • COBOL;
    • FORTRAN;
  • O primeiro protótipo de mouse

    O primeiro protótipo de mouse
    A equipa de Douglas Engelbart inventou um dispositivo de apontar, conhecido por mouse (rato), um pequeno bloco de madeira sobre rodas, cujo movimento controlava o cursor no monitor.
  • CDC 6600

    CDC 6600
    Seymourd Cray desenvolveu o supercomputador CDC 6600.
    Capaz de executar até 3 milhões de instruções por segundo.
  • Linguagem de programão BASIC

    Linguagem de programão BASIC
    Criado pelos professores John Kemeny, Thomas Kurtz e um grupo de estudantes da Dartmouth College, o objetivo desta programação era ajudar os professores em algumas tarefas rotineiras, mas rapidamente foi adotado em várias vertentes.
    Devido à sua estrutura simples era uma linguagem de programação perfeita para iniciantes. Atualmente já se encontra em desuso, mas ainda podem ser criados programas para Windows, Linux, Mac e até mesmo para Android e iOS.
  • IBM System/360 (S/360)

    IBM System/360 (S/360)
    Foi a primeira família de computadores (mainframes) a fazer uma distinção clara entre a arquitetura e a implementação, permitindo que a IBM lançasse um conjunto de projetos compatíveis em várias faixas de preço. Foi comercialmente muito bem-sucedido, permitindo que os consumidores comprassem um sistema menor sabendo que sempre poderiam migrar para um modelo mais avançado em caso de necessidade. Nesta altura a IBM estava a fazer a transição dos transístores para os circuitos integrados.
  • 1ª linguagem orientada a objectos, a SIMULA.

    1ª linguagem orientada a objectos, a SIMULA.
    Criada por Kristen Wygaard e Ole-John Dahl. A simula agrupava dados e instruções em blocos chamados objectos, cada um representando uma faceta de um sistema desenhado para simulações.
  • CDC 7600

    CDC 7600
    Parte do seu poder de processamento e velocidade deviam-se ao facto de ter 10 pequenos computadores, conhecidos como processadores periféricos, que enviavam dados para uma grande unidade central de processamento.
  • Sistema operativo UNIX.

    Sistema operativo UNIX.
    Os programadores Kenneth thompson e Dennis Ritchi, da AT&T Bell Laboratories, desenvolveram o sistema.
  • IMP, primeiro modem da história

    IMP, primeiro modem da história
    O computador responsável pala conexão entre outras unidades e predecessor dos modens atuais, capaz de transportar dados a 50 kilobits por segundo, velocidade oitenta vezes menor do que uma conexão básica de banda larga que hoje chega aos gigas.
    Em 1981, hayes Micromodem trouxe o modem para os PC’s.
    O modem foi inventado em 1960 por AT&T Bell Laboratories para fazer a ligação remota de mainframes e minicomputadores.
  • Kenbak-1.

    Kenbak-1.
    John V. Blankendaker criou o primeiro computador pessoal, o Kenbak-1.
    Usou circuitos integrados de pequena e média escala, onde o
    input de dados se fazia através de interruptores e o output era dado por Lâmpadas. O Kenbak -1 tinha somente 256 Bytes de memória.
  • Microprocessador I4004

    Microprocessador I4004
    A Intel desenvolveu o microprocessador 4004, que levou o circuito integrado um passo mais à frente, colocando todos os componentes do computador (Unidade Central de Processamento, memória e controlos de input/output) num pequeno circuito integrado.
    Com toda esta integração, os computadores deixaram de ser exclusivos das grandes empresas e dos departamentos governamentais ou Universidades, e passaram a ser direcionados para os consumidores em geral.
  • Disquete (diskette, disk ou floppy disk)

    Disquete (diskette, disk ou floppy disk)
    E um tipo de disco de armazenamento, composto por um disco de armazenamento magnético fino e flexível, selado por um plástico retangular. Disquetes podem ser lidos e gravados por um leitor de disquete, chamado também de floppy disk drive (FDD).
    Os primeiros disquetes, desenvolvidos no final da década de 60, eram de 8 polegadas[2]; eles se tornaram disponíveis comercialmente a partir de 1971, com o último formato (3½-inch (polegadas) EDS) a ser definitivamente adotado.
  • Sinclair ZX80

    Sinclair ZX80
    Computador doméstico apresentado ao mercado britânico em Fevereiro de 1980 pela Sinclair Research de Cambridge, Inglaterra. Notabilizou-se por ter sido o primeiro computador vendido no Reino Unido por menos de 100 libras. Baseado no microprocessador da Zilog, o Z80. de baixo custo, pode ser ligado a um simples televisor caseiro.
  • Osborne 1

    Osborne 1
    Foi desenvolvido por Adam Osborne e, além de ser o primero computador transportável, foi também o primeiro a ser vendido já com software.
  • O IBM PC "computador pessoal"

    O IBM PC "computador pessoal"
    foi a versão original e progenitor da plataforma de hardware dos "IBM PC", o modelo original o IBM 5150. Seu desenvolvimento ficou a cargo de uma equipe de doze engenheiros e projetistas sob a direção de Don Estridge da IBM Entry Systems Division em Boca Raton, Flórida.
    Características
    Sistema operativo: IBM Cassette BASIC / CP/M / PC-DOS 1.0
    Processador: Intel 8088 em 4,77 MHz
    Memória: 16 KiB ~ 640 KiB
    Sistema operativo: IBM Cassette BASIC / CP/M / PC-DOS 1.0
  • Apple Lisa

    Apple Lisa
    A Apple apresentou o Lisa, uma máquina que, apesar de não ter sido um sucesso de vendas, mostrou tanto a consumidores como produtores um novo caminho para a informática, a interface gráfica do utilizador.
  • IBM – XT

    IBM – XT
    A IBM apresentou o novo IBM XT: com disco duro de 10 Mbytes; 3 slots de expansão adicionais; 128 kbytes de RAM; Drive disquetes de 360 Kbytes.
  • Macintosh

    Macintosh
    Steve Jobs aproveitou o encontro anual da Apple com investidores em Cupertino, na Califórnia, para revelar um produto inédito: um Macintosh.
    Após o falhanço comercial do Lisa, a Apple redesenhou a sua máquina, em 1984 lançou o Macintosh com processador Motorola 68000 e 128 Kbytes de RAM.
    Marcou a grande divisão entre PC e MAC, porque para além de ter um ambiente gráfico intuitivo e simples de usar, ele tinha o seu próprio Sistema Operativo, que era totalmente incompatível com o do PC, o Ms-dos.
  • Amiga - 1000 PC

    Amiga - 1000 PC
    A Commodore apresentou o AMIGA 1000, que entre as suas capacidades tinha possibilidade de multitarefa, gráficos, som e vídeo num Sistema Operativo de janelas, e o mundo deu os seus primeiros passos na multimédia. Com processador Motorola 68000 a 7,14 Mhz; 128 Kbytes de RAM – inicialmente; 256 Kbytes de Ram – depois; 1 drive disquetes 3,5”; 880 Kbytes de capacidade; Um dos seus grandes trunfos residia no seu desenho.