Digitalbanking 710x297

Evolução das Mídias em Educação

  • 510 BCE

    Acadêmia de Pitágoras

    Acadêmia de Pitágoras
    "Trata-se da escola filosófica grega mais influenciada exteriormente pelas religiões orientais, e que por isso mais se aproximou das filosofias dogmáticas regidas pela ideia de autoridade. Pitágoras ficou conhecido também como o "filósofo feminista", visto que na escola havia muitas mulheres discípulas e mestres, tais como Teano".
  • 30 BCE

    Desenho em cavernas

    Desenho em cavernas
    "Nas cavernas ficaram gravados, por meio de desenhos, os hábitos e experiências dos primitivos “homens das cavernas” que usavam as pinturas rupestres como forma de se expressar e comunicar antes mesmo que se consolidasse uma linguagem verbal.
    Ao longo dos séculos o desenho passou a ser utilizado cada vez de formas mais diferentes. Sendo até mesmo, um precursor da linguagem escrita, da fotografia e assim, do cinema, e até mesmo das representações cartográficas".
  • 105

    Advento do papel na China

    Advento do papel na China
    "A palavra papel é originária do latim "papyrus". Foram os chineses os primeiros a fabricarem o papel como o atual. Por volta do século VI a.C. os chineses começaram a produzir um papel de seda branco próprio para pintura e para escrita. O papel produzido após a proclamação da invenção, diferenciava-se desse, unicamente pela matéria prima utilizada".
  • 1450

    Imprensa de Gutenberg

    Imprensa de Gutenberg
    "Revolucionou a astronomia, a invenção da máquina de impressão em tipos móveis, mais conhecida como imprensa, pelo alemão Johannes Gutenberg, no século XV, provocou uma enorme revolução na modernidade: o processo de aceleração da produção de livros. Após a invenção da imprensa, imprimir e compor livros deixaram de ser práticas manuais e artesanais e tornaram-se uma produção em série mecanizada".
  • Educação pública

    Educação pública
    "Ensino público (ou educação pública) é aquele oferecido a todos os indivíduos pelo Estado, por meio de impostos. Os sistemas de educação pública são diversos, variando conforme o país que o oferece, mas cobrem, usualmente, os períodos de educação básica e média e, em muitos casos, também o ensino superior. Uma tendência mundial crescente é a de inclusão da pré-escola e de creches entre os serviços públicos oferecidos pelo Estado".
  • Era audiovisual

    Era audiovisual
    "O rádio foi o principal veículo de comunicação de massa do Brasil. Naquela época, não existia televisão. Computador e telefone celular era coisa de ficção científica, daí nem se sonhava com internet e redes sociais. Havia o telefone fixo, mas era uma novidade acessível a poucas famílias. As notícias demoravam a chegar e eram raras. Quem podia lia jornais, porém quase dois terços da população brasileira era analfabeta".
  • Era do computador

    Era do computador
    "O computador evoluiu em sua capacidade de armazenamento de informações, que é cada vez maior, o que possibilita a todos um acesso cada vez maior a informação. Essas informações contidas em computadores de todo mundo e presentes no ciberespaço, possibilitam aos usuários um acesso a novos mundos, novas culturas, sem a locomoção física. Com todo este armazenamento de textos, imagens, dados, etc". (computador atualmente)
  • Era digital

    Era digital
    "Era da informação (também conhecida como era digital ou era tecnológica) é o nome dado ao período que vem após a era industrial, mais especificamente após a década de 1980; embora suas bases tenham começado no princípio do século XX e, particularmente, na década de 1970, com invenções tais como o microprocessador, a rede de computadores, a fibra óptica e o computador pessoal".
  • Era interativa

    "De acordo com Zambelli, a TV tem um lugar especial nos lares e, por isso, a diminuição da audiência da programação aberta e o crescimento do acesso à internet não querem dizer que essa mídia perderá seu posto. 'Uma mídia não vai excluir a outra, pois elas vão se integrar e potencializar a comunicação. Com isso, a interação se tornará mais presente, incluindo desde a escolha de como, onde e quando veremos uma informação, até, nos casos de ficção, a maneira como cada história se desenrolará' ”.