História da Tecnologia na Educação

  • 38,000 BCE

    Desenho nas Cavernas

    Desenho nas Cavernas
    Os desenhos realizados nas cavernas, também conhecidos como pinturas rupestres, são representações feitas em rochas a partir de pinturas, gravuras ou qualquer representação deste tipo. Estes desenhos começaram a ser feitos pelos homens há cerca de 40.000 anos atrás. Já nesse período os homens viviam em grutas e cavernas e, em suas paredes, desenhavam cenas de suas vidas, de rituais religiosos, além de plantas, sementes, animais, flechas, astros e contornos das mãos.
  • 4000 BCE

    Escrita

    Escrita
    Foi somente na antiga Mesopotâmia que a escrita foi elaborada e criada. Por volta de 4.000 a.C., os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Usavam placas de barro, onde cunhavam esta escrita. Muito do que sabemos hoje sobre este período da história, devemos as placas de argila com registros cotidianos, administrativos, econômicos e políticos da época
  • 3000 BCE

    Ábaco

    Ábaco
    O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente.
  • 2500 BCE

    Papiro

    Papiro
    Foi por volta de 2500 a.C. que os egípcios desenvolveram a técnica de fabricar folhas de papiro, considerado o precursor do papel. ... O papiro pronto era, então, enrolado a uma vareta de madeira ou marfim para criar o rolo que seria usado na escrita
  • 510 BCE

    Academia de Pitágoras

    Academia de Pitágoras
    Pitágoras (582 - 497 a.C.) foi um matemático e filósofo grego. Autor do "teorema de Pitágoras": "Num triangulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos". Desenvolveu trabalhos na área da filosofia, música, moral, geografia e medicina. Pitágoras e os pitagóricos Investigaram as relações matemáticas e descobriram vários fundamentos da física e da matemática. Interessavam-se pelo estudo das propriedades dos números.
  • 105

    Papel produzido na China

    Papel produzido na China
    O papel foi inventado na China 105 anos depois de Cristo (d.C.), por T’sai Lun. Ele fez uma mistura umedecida de casca de amoreira, cânhamo, restos de roupas, e outros produtos que contivesse fonte de fibras vegetais. Bateu a massa até formar uma pasta, peneirou-a e obteve uma fina camada que foi deixada para secar ao sol. Depois de seca, a folha de papel estava pronta! A técnica, no entanto, foi guardada a sete chaves, pois o comércio de papel era bastante lucrativo.
  • 382

    Transcrições de Manuscritos

    Transcrições de Manuscritos
    As transcrições de manuscritos, mais tarde chamada de Paleografia é o estudo dos textos manuscritos antigos e medievais.Tem como objetivo realizar a transcrição de modo a decifrar o conteúdo de documentos antigos, de maneira a revelar dados e informações históricas.
  • 1450

    Prensa Móvel de Gutenberg

    Prensa Móvel de Gutenberg
    Desenvolvida no ocidente por Johann Gutenberg (1400 - 1468) , a prensa móvel, destinada para impressões tipográficas, pode ser considerada uma das mais importantes invenções das tecnologias da informação. A partir deste invento iniciou-se um processo de publicação de conhecimentos por meio de livros e jornais.
  • 1450

    Hornbook

    Hornbook
    Hornbook é um livro de instruções que teve sua origem na Inglaterra. Serviu como um manual de estudo para diversas áreas, como a educação infantil e educação religiosa.
  • 1500

    Calculadora Antiga

    Calculadora Antiga
    A primeira máquina que permitia realizar operações matemáticas foi inventada por Leonardo da Vinci em 1500.
  • Lápis

    Lápis
    Os primeiros lápis livres de chumbo datam do século XVI. Nessa época foi descoberta perto de Borrowdale (Inglaterra), uma grande mina com material bastante puro e sólido - o grafite. A primeira produção de lápis em massa foi atribuída a Friedrich Staedtler, em 1622, na cidade de Nuremberga (Alemanha). O lápis é o utensílio mais utilizado pelo homem, desde as primeiras civilizações até aos dias atuais, mesmo em países com baixos níveis educacionais.
  • Quadro Negro

    Quadro Negro
    Quadro negro, quadro ou lousa é uma superfície reusável onde se escreve textos ou desenhos que são feitos com giz ou outros marcadores apagáveis. Eram feitos originalmente lisos, a partir de folhas finas de ardósia preta ou cinza escuro. São usados geralmente para ensinar o uso da escrita, dúvidas, cálculos, atividades e anotações.
  • Máquina de Escrever

    Máquina de Escrever
    A invenção de um primitivo dispositivo de escrever mecanicamente é atribuída a Henry Mill em 1714. O italiano Pellegrino Turri introduziu, em 1808, o sistema de Teclado. Posteriormente, o mecânico norte americano Carlos Thuber criou um modelo aperfeiçoado, com maior rapidez de escrita (1843).
  • Livros

    Livros
    Com sua origem a partir do Egito, os livros foram derivados do papiro e tiveram grande importância para a realização de registros históricos, como a compilação de leis e a divulgação de ideias.
  • Cartão Perfurado

    Cartão Perfurado
    O cartão perfurado foi aproveitado inicialmente por Herman Hollerith, fundador da Tabulating Machine Company, precursora da IBM, porém foi inventado por Joseph-Marie Jacquard em 1801, com projeto inicial de um "tear" automatizado. Esses cartões foram os grandes precursores da memória usada em computadores.
  • Papel Carbono

    Papel Carbono
    O papel carbono é uma lâmina que permite fazer cópias simultaneamente ao utilizar máquinas de escrever, impressoras de impacto ou simplesmente escritura a mão. Este método de cópia - inventado no dia 7 de outubro de 1806 por Pellegrino Turri - traz impregnado no papel, tinta, cera ou carbono.
  • Calculadora Portátil

    Calculadora Portátil
    As primeiras calculadoras portáteis começaram a ser comercializadas em 1820. Charles P. Babbage criou em 1823, uma calculadora que realizava cálculos sem a necessidade de um operador.
  • Telégrafo

    Telégrafo
    O telégrafo foi o principal sistema de comunicação nos séculos XIX e começo do século XX, sendo mais tarde substituído pelo telefone. Foi criado por Samuel Morse com o objetivo de transmitir mensagens de um ponto para o outro, através de grandes distâncias. Os telégrafos usavam códigos para que a informação fosse transmitida de forma confiável e rápida. O principal código utilizado pelos telégrafos foi o código Morse.
  • Máquina Fotográfica

    Máquina Fotográfica
    Aparecendo em 1839 como uma invenção revolucionária, o artista e pesquisador francês Louis-Jacques-Mandé Daguerre obteve a primeira fotografia a partir de uma máquina chamada de daguerreótipo.
  • Energia Elétrica

    Energia Elétrica
    As primeiras experiências com eletricidade foram realizadas por Tales de Mileto na Grécia em 700 a.C., quando foi observado os resultados obtidos a partir do atrito do âmbar na pele de carneiro. Surgiu ai o nome eletricidade (électron - âmbar). Em 1873, James Clerk Maxwell publicou um tratado sobre eletricidade e magnetismo, constituindo um importante avanço para a produção de diversos equipamentos de comunicação.
  • Telefone

    Telefone
    O primeiro aparelho de telefone ocorreu na década de 1870. O grande responsável por isso foi o inventor e empresário escocês Alexander Graham Bell (1847-1922). No dia 10 de março de 1876 foi realizada a primeira ligação por transmissão elétrica por voz.
  • Produção e Distribuição de Energia Elétrica

    Produção e Distribuição de Energia Elétrica
    Entre outros diversos inventos importantes para as comunicações, a produção e distribuição de energia elétrica teve sua origem a partir do inventor e cientista norte americano Thomas Alva Edison em 1879.
  • Mimeógrafo

    Mimeógrafo
    À época, o objeto não levava o nome de mimeógrafo. Foi apenas em 1887 que o termo surgiu, usado pela primeira vez pelo empresário Albert Blake Dick, que naquele ano licenciou a patente de Edison e passou a comercializar o produto sob o nome de “Mimeógrafo de Edison”
  • Rádio

    Rádio
    A invenção do rádio é atribuída ao italiano Guglielmo Marconi, com contribuições do engenheiro eletrônico e físico John Ambrose Fleming. Para o funcionamento do rádio, foi necessário uma série de descobertas anteriores. No Brasil, a primeira transmissão ocorre em 1923, por Edgard Roquete Pinto e Henry Morize nas comemorações do centenário da Independência do país, com a transmissão, à distancia e sem fios, da fala do presidente Epitácio Pessoa na inauguração da radiotelefonia brasileira.
  • Microfilm

    Microfilm
    O microfilme, criado pelo francês Renée Dragon no século XIX, foi utilizado pela primeira vez durante a guerra franco-prussiana. Na ocasião pombos-correio transportavam mapas microfilmados das posições inimigas. Assim começa a história do microfilme.
    A sua primeira aplicação comercial aconteceu em 1927, nos Estados Unidos. Foi através da Kodak, que foi lançada a primeira microfilmadora de cheques, a Recordak.
  • Televisão

    Televisão
    A criação da televisão foi algo extremamente demorado. ... Somente por volta de 1923, Vladimir Zworykin, um russo que vivia no E.U.A, criou o tubo iconoscópico, que é a base da televisão. Mas apenas em 1928 foi realizada a primeira transmissão de TV, feita por Ernst F. W. Alexanderson, que trabalhava para a GE.
  • Caneta Esferográfica

    Caneta Esferográfica
    Primeiramente tratava-se de um produto destinado a marcar couros e não foi explorado comercialmente. Posteriormente, o jornalista húngaro e naturalizado argentino László Bíró inventou a primeira caneta esferográfica, na década de 1930.
  • Radar

    Radar
    Guglielmo Marconi, interessado pela transmissão de sinais sem fio demonstrou em 1932 o primeiro "link" terrestre de telefonia em ondas curtas. Dois anos depois apresentou o mesmo sistema adaptado para navegação marítima. Em 1935 apresentou os princípios de funcionamento do radar.
  • Micro Computador

    Micro Computador
    Pelas mãos dos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company, entra em funcionamento em 1946 o ENIAC, o primeiro computador digital eletrônico de grande escala.O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas que exigiam conhecimentos substanciais em matemática com mais agilidade.
  • Telefone Celular

    Telefone Celular
    A Ericsson, em 1956, usou as tecnologias desenvolvidas até aquele momento para lançar a primeira versão do celular, chamado de Ericsson MTA (Mobilie Telephony A). Era realmente uma versão bem rudimentar, totalmente diferente do que conhecemos hoje. O aparelho só era móvel se fosse levado em um carro, porque pesava quase 40 quilos. Além disso, o custo de produção também não facilitava sua popularização.
  • Fotocopiadora

    Fotocopiadora
    A fotocopiadora Xerox 914, foi a primeira máquina do tipo a fazer sucesso em escala comercial. Surgiu em 1959 e foi desenvolvida por Chester Carlson, sendo apresentada primeiramente em uma feira industrial em Nova York, Estados Unidos. Carlson foi um dos principais nomes por trás desse tipo de tecnologia.
  • Calculadora Eletrônica

    Calculadora Eletrônica
    Em setembro de 1965, a Casio lança uma segunda calculadora a 001, que foi a primeira calculadora eletrônica do mundo com função de memória. No ano seguinte, a Casio começa a exportar para os Estados Unidos e Europa, iniciando sua caminhada rumo ao mercado global.
    As calculadoras da Casio foram bem recebidas em todo o mundo, e sua produção total alcançou a marca de 100.000 unidades em 1969.
  • Internet

    Internet
    A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história. ... Desde então, começou a ser utilizado o nome internet.
  • Fibra optica

    Fibra optica
    A primeira rede telefônica com esta tecnologia foi inaugurada em 1973, nos EUA, e desde então começou a se disseminar. Três anos depois veio o primeiro link de TV a cabo, no Reino Unido, e em 1988 o primeiro cabo oceânico foi instalado, dado início à era da supervelocidade da informação.
  • Videocassete

    Videocassete
    O VHS é a sigla para Video Home System (Sistema de Vídeo Caseiro). Um sistema de gravação de áudio e vídeo inventado pela JVC que foi lançado em 1976. Era composto de fitas de vídeo e de um equipamento de gravação e reprodução que permitia o registro de programas de TV e sua posterior visualização.
  • Notebook

    Notebook
    O primeiro modelo de notebook foi inventado em 1981, por Adam Osborne. Foi considerado o pioneiro dos computadores portáteis. A invenção ficou conhecida como o primeiro computador totalmente portátil da história. A máquina tinha tela de 5”, pesava aproximadamente 12 kg.
    Depois disso, já no ano de 1982, a Compaq lançou o primeiro computador portátil compatível com o IBM.
  • CD Room

    CD Room
    foi criado pelas empresas Phillips e Sony e veio ao mercado no ano de 1982, inicialmente na Europa e no Japão, no Brasil essa nova forma de disco só chegou alguns anos depois. Até chegar na versão que conhecemos e ainda circula (embora em quantidade reduzida) o CD passou por algumas modificações até que finalmente foi acertado que ele teria 12 cm.
  • Smartphone

    Smartphone
    O IBM Simon foi tecnicamente o primeiro smartphone criado – no início da década de 1990, porém, o termo sequer foi atribuído ao dispositivo. Comercializado sob o prefixo “smartphone”, o Ericsson R380 foi o primeiro celular inteligente da História.
  • Quadro Interativo

    Quadro Interativo
    Um quadro interactivo ou lousa digital, é uma superfície que pode reconhecer a escrita electronicamente e que necessita de um computador para funcionar. Alguns quadros interactivos permitem também a interação com uma imagem de computador projetada. São geralmente utilizados no escritório e na sala de aula.