Brasil

Timeline created by facebooker_1045156748988160
In History
  • Ciclo da borracha

    Ciclo da borracha
    O ciclo da borracha foi um momento da história econômica e social do Brasil, relacionado com a extração de látex da seringueira e comercialização da borracha. Teve o seu centro na região amazônica, e proporcionou expansão da colonização, atração de riqueza, transformações culturais, sociais, arquitetônicas, e grande impulso ao crescimento de Manaus, Porto Velho e Belém, até hoje capitais e maiores centros de seus respectivos estados, Amazonas, Rondônia e Pará.
  • Ceara e a primeira provincia a declarar extinta a escravidao

    Ceara e a primeira provincia  a declarar extinta a escravidao
    O Ceará comemora, o dia 25 de março, a declaração da abolição da escravatura, realizada em 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, tornando o estado como a primeira província a decretar, oficialmente, o fim da escravidão no Brasil
  • a lei dos sexagenarios

    a lei dos sexagenarios
    A Lei dos Sexagenários, também conhecida como Lei Sararaiva-Cotegipe, foi promulgada em 28 de setembro de 1885. Essa lei concedia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade.
  • lei aurea

    lei aurea
    Lei Áurea, oficialmente Lei Imperial n.º 3.353, sancionada em 13 de maio de 1888, foi o diploma legal que extinguiu a escravidão no Brasil. Foi precedida pela lei n.º 2.040 (Lei do Ventre Livre), de 28 de setembro de 1871[2], que libertou todas as crianças nascidas de pais escravos, e pela lei n.º 3.270 (Lei Saraiva-Cotegipe), de 28 de setembro de 1885, que regulava "a extinção gradual do elemento servil".
  • proclamaçao da Republica

    proclamaçao  da Republica
    Proclamação da República. Banimento da Família Imperial e formação de um Governo Provisório chefiado por Deodoro.
    - Primeiras medidas do novo governo: modificação da Bandeira Nacional, liberdade de cultos, separação entre Igreja e Estado, criação do Registro Civil e secularização dos cemitérios.
  • Revolta do Acre

    Revolta do Acre
    A Revolução Acreana foi uma revolta popular contra a Bolívia, ocorrida durante a Primeira República Brasileira, na região noroeste boliviana (atual estado do Acre). Iniciada em julho de 1899, quando o território é proclamado República do Acre, com Luis Gálvez Rodríguez de Arias, finalizando em 1903, com a assinatura do Tratado de Petrópolis, com anexação da região ao Brasil.
  • Confederaçao Operaria Brasileira

    Confederaçao Operaria Brasileira
    A Confederação Operária Brasileira (COB) foi a primeira central sindical do Brasil, fundada em 1908, sob as bases de acordo do Primeiro Congresso Operário Brasileiro de 1906. Através de seu jornal, A Voz do Trabalhador, permitiu uma certa coordenação e troca de informações no interior do movimento operário brasileiro em nível nacional.
  • Liga da Defesa Nacional

    Liga da Defesa Nacional
    Foi fundada no Rio de Janeiro em 7 de setembro de 1916 por um grupo de intelectuais liderados por Pedro Lessa, Miguel Calmon, Olavo Bilac e Wenceslau Braz, na época presidente do Brasil. A sua atuação está ligada à campanha vitoriosa pela implantação do Serviço Militar Obrigatório no Brasil.
  • Coluna Pretes

    Coluna Pretes
    Coluna Prestes foi uma expedição militar que teve início em julho de 1925 com a duração de dezoito meses. Comandada por Luís Carlos Prestes e composta por militares – oficiais e soldados – que eram a oposição ao governo de Arthur Bernardes. As pessoas engajadas nesse movimento eram contra os ideais políticos presentes na Primeira República, que defendia alguns princípios liberais.
  • Getulio Vargas

    Getulio Vargas
    Foi presidente do Brasil em dois períodos. O primeiro período foi de 15 anos ininterruptos, de 1930 até 1945, e dividiu-se em 3 fases: de 1930 a 1934, como chefe do "Governo Provisório"; de 1934 até 1937 como presidente da república do Governo Constitucional, tendo sido eleito presidente da república pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934; e, de 1937 a 1945, como ditador, durante o Estado Novo implantado após um golpe de estado.
  • Segunda Constuiçao da Republica

    Segunda Constuiçao da Republica
    É promulgada a segunda Constituição da República , que incorpora a legislação trabalhista e os recentes aperfeiçoamentos eleitorais; criação dos “deputados classistas” (20% do total).
    - Vargas é eleito indiretamente para a Presidência da República, com um mandato de quatro anos.
  • Nova Constituiçao

    Nova Constituiçao
    Uma nova Constituição é imposta ao país. Golpe de Estado de Vargas, com apoio das Forças Armadas e da maior parte dos setores conservadores. Dissolução do Congresso Nacional e outorga de uma Constituição autoritária (a “Polaca”).
    - Divulgação, pelo governo, do “Plano Cohen” (projeto de insurreição comunista forjado por um oficial do Exército).
  • criaçao do salario minimo

    criaçao do salario minimo
    Criado por Getúlio Vargas para garantir o mínimo que um trabalhador deveria receber para atender às suas necessidades básicas, o salário mínimo completa hoje 70 anos. Como exigia a lei, seria a garantia de subsistência, com alguma sobra, de uma família de quatro pessoas.
  • o governo dutra

    o governo dutra
    Eleito graças às bases políticas formadas por Getúlio Vargas, Eurico Dutra foi o primeiro presidente eleito pelo voto direto após o Estado Novo. Empossado em 1946, ele vivenciou as tensões e problemas que marcavam o desenvolvimento da Guerra Fria no cenário político internacional. Internamente, teve como primeira grande ação, a convocação da Assembleia Constituinte que discutiria as leis a serem integradas a uma nova Carta Magna.
  • Vargas e reeleito

    Vargas e reeleito
    Em 1951, Getúlio Vargas retornou a presidência da República, dessa vez por meio do voto popular. Vargas se candidatou pelo PTB e recebeu apoio do Partido Social Progressista (PSP), vencendo o pleito de 1950 com 48,7% dos votos. O segundo mandato presidencial de Getúlio Vargas foi marcado por importantes iniciativas nas áreas social e econômica.... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/governo-vargas-1951-1954-suicidio-de-getulio-pos-fim-a-era-vargas
  • inauguraçao de Brasilia

    inauguraçao de Brasilia
    Brasilia e inaugurada por JK
  • Junta Militar Brasileira

    Junta Militar Brasileira
    Historicamente, no Brasil, as juntas militares foram grupos de oficiais que assumiram o governo durante o período da República, em períodos de exceção constitucional: em 1930, 1961, 1964 e 1969. A primeira e a última são consideradas oficiais, constando na lista de presidentes da Biblioteca da República, enquanto que as outras duas são consideradas extra-oficiais, pois o governante formal ambas as vezes era Ranieri Mazzilli, presidente interino na qualidade de presidente da Câmara.
  • Acordo Brasil e alemanha

    Acordo Brasil e alemanha
    O Acordo nuclear Brasil-Alemanha foi um acordo assinado no ano de 1975 pelo Brasil e pela Alemanha, representada ainda pela empresa KWU do grupo Siemens, para a construção de oito reatores nucleares. Contudo, após décadas apenas duas usinas foram construídas: Angra 1 e Angra 2. A construção da terceira, Angra 3, foi há muito esquecida, mas no final da década de 2000, após passar novamente por processos licitatórios, a construção foi reassumida pelo governo
  • Fim do governo militar

    Fim do governo militar
    O fim dos governos militares deu início a uma nova fase da história republicana, conhecida como República Velha. Leia estas afirmativas a respeito desse período e, em seguida, assinale a alternativa correta. O novo período também ficou conhecido como “República Oligárquica”, “República do café com leite” e também “Governo de coronéis”. Nesse período, alternavam-se no poder representantes das elites cafeicultoras e pecuárias do país.
  • o Real é lançado como nova moeda no Brasil

    o Real é lançado como nova moeda no Brasil
    Real é a moeda corrente no Brasil desde 1994. As cédulas de Real que circulam no país têm como temática a fauna brasileira e são de 100 (garoupa), 50 (onça-pintada), 20 (mico-leão-dourado), 10 (arara), 5 (garça) e 2 (tartaruga marinha). Todas trazem no anverso a efígie da República, personificação da nação brasileira representada por uma mulher. A imagem, inspirada na obra “A Liberdade guiando o povo”, de Eugène Delacroix, foi usada pela primeira vez para simbolizar a Proclamação da República .