Musica romantica 2359

Romantismo na Música

  • Robert Volkmann

    Robert Volkmann
    A música romântica é caracterizada pela maior flexibilidade das formas musicais e procurando focar mais o sentimento transmitido pela música do que propriamente a estética,ao contrario do Classicismo.No entanto,os gêneros musicais clássicos,tais como a sinfonia e o concerto,continuaram sendo escritos.
    Friedrich Robert Volkmann 1815-1883 ,era um músico.Obras:Orchestral funciona,Musical Vocal,Piano solo,Piano a 4 mãos,entre outras.
  • Johann Strauss (filho)

    Johann Strauss (filho)
    Johann Strauss (filho) 1825-1899,foi um grande compositor austríaco da Era Romântica,famoso por ter escrito mais de 500 valsas,polkas,quadrilhas e marchas.Conhecido como "O Rei da Valsa", foi responsável pela popularidade da valsa em Viena durante o século XIX.
    Casou-se três vezes, mantinha inúmeras aventuras sexuais e ficava constantemente doente tanto por "excessos amorosos" como por seu ritmo intenso de composição.
    Na década de 1870 começou a escrever operetas.
  • Henryk Wieniawski

    Henryk Wieniawski
    Henryk Wieniawski foi um violinista e compositor polaco nascido em Lublin. Com 7 anos, ingressou na classe do professor Lambert Massart, grande violinista Belga. Entre 1847 e 1849 realiza as suas primeiras tournées por vários países da Europa. As composições de Wieniavski destinavam-se quer a ser executadas nas suas numerosas tournées e exibições publicas. Wieniawski faleceu em Moscovo a 31 de Março de 1880, vitima de ataque cardiaco tendo sido sepultado em Varsóvia a 7 de Abril.
  • Camille Saint-Saëns

    Camille Saint-Saëns
    Camille Saint-Saëns (Paris, 9 de outubro de 1835 – Argel, 16 de dezembro de 1921) foi um compositor, pianista e organista francês.
    Como havia um piano na casa, aos dois anos e meio de idade o rapaz já gostava de brincar com as teclas, e em pouquíssimo tempo já tocava pequenas melodias sem ter sido ensinado por ninguém. A sua mãe e a sua tia deram-lhe as primeiras lições de teoria musical.Aos 7 anos de idade, já escrevia pequenas peças.Compôs várias óperas,mas a imortal é: Sansão e Dalila.
  • Gabriel Fauré

    Gabriel Fauré
    Gabriel mostrou muito novo notáveis aptidões para a música, tanto que aos 8 anos, sem auxílio de mestre, fazia improvisações no harmônio da igreja de Montgauzy. Em 1855, na Escola Niedermeyer, de Paris, Fauré permaneceu como aluno interno até 1865. permaneceu na história da música francesa como um dos raros compositores que souberam resistir aos sortilegiosos Wagnerianos. Em 1920, com a idade de 75, ele aposentou-se do Conservatório, principalmente devido à sua crescente surdez.
  • Ernest Chausson

    Ernest Chausson
    Ernest Chausson (1855-1899); o inesquecível Poème (para violino e orquestra), interpretado pelo violinista Itzhak Perlman e pela Orquestra Filarmónica de Nova Iorque dirigida por Zubin Mehta. em 1880 ingressou no Conservatório de Paris, onde foi aluno de Massenet.É autor de uma Sinfonia em Si bemol maior(1890), de um Concerto para piano e quarteto de cordas(1891), de um Poème para violino e orquestra(1896), da ópera Le Roi Arthus, e de várias canções. Morreu aos 44 anos, em um acidente.
  • Samuel Barber

    Samuel Barber
    Samuel Osmond Barber foi um americano compositor da orquestra , ópera , coral , música e piano. Ele é um dos compositores mais célebres do século 20. Ele foi duas vezes premiado com o Prêmio Pulitzer para a sua ópera Vanessa (1956-1957) e seu Concerto para Piano e Orquestra (1962). Também amplamente realizada é a sua Knoxville: Summer of 1915 (1947), uma obra para soprano e orquestra. faleceu em 23 de janeiro de 1981.
  • Anísio Silva

    Anísio Silva
    Anísio Silva 1920-1989 foi um cantor e compositor brasileiro de estilo romântico. Nasceu em uma fazenda e antes de iniciar carreira artística foi balconista de farmácia. Anísio Silva iniciou sua carreira em 1952, no Rio de Janeiro, Em 1957, realizou seu primeiro sucesso "Sonhando Contigo". em 1960 tornou-se o primeiro cantor do Brasil a ganhar disco de ouro. Em 1962, gravou mais um disco "O Romântico" . Teve apenas dois filhos de seu único casamento, que concluiu sua obra.
  • Veljo Tormis

    Veljo Tormis
    Veljo Tormis é um estoniano compositor , considerado um dos maiores compositores corais vivos e um dos compositores mais importantes do século 20, na Estónia. Algumas de suas obras foram proibidas pelo governo soviético, mas logo depois foram aceitas pelos censores. O trabalho de Tormis demonstra a sua convicção de que o tradicional estoniana e outra Balto -Finnic música representa um tesouro que deve ser guardado e alimentado, e que a cultura pode ser mantida viva por meio da música.
  • Jorge Peixinho

    Jorge Peixinho
    Jorge Peixinho, foi um compositor pianista e maestro uma figura cimeira da cultura portuguesa.
    Começou os seus estudos de piano aos sete anos e de composição com apenas oito anos de idade.Teve um papel fulcral na divulgação da Música Contemporânea no seu país.
    obras:Tríptico, vozes solistas, coros, e várious grupos instumentais (1959)
    Sucessões Simétricas I, piano solo (1960);entre outras.
    Faleceu em 1995.
  • Fernando Mendes

    Fernando Mendes
    Fernando Mendes é um cantor e compositor brasileiro. O cantor se destacou na década de 1970 com a música Cadeira de Rodas que vendeu mais de um milhão de cópias, sendo executada nas rádios de todo o país.
    O ano de 1976 trouxe mais dois sucessos à carreira do cantor: A Menina da Calçada e Sorte Tem Quem Acredita Nela, que teve os arranjos de Hugo Bellard e foi tema da novela Duas Vidas exibida pela Rede Globo.