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O Romantismo na música ((1800 - 1912)

  • Inicio

    Inicio
    Os compositores clássicos tinham por objetivo atingir o equilíbrio entre a estrutura formal e a expressividade. Os românticos vieram desequilibrar tudo. Eles buscavam maior liberdade de forma, a expressão mais intensa e vigorosa das emoções, frequentemente revelando seus pensamentos mais profundos, inclusive suas dores. Muitos compositores românticos eram ávidos leitores e tinham grande interesse pelas outras artes, relacionando-se estreitamente com escritores e pintores.
  • Chopin

    Chopin
    A educação musical de Chopin começou em seu próprio lar, onde todos apreciavam cantar e tocar: sua mãe e sua irmã Luísa dedicavam-se ao piano; o pai ao violino. Aos seis anos o menino tentava reproduzir o que ouvia e criar novos sons; aos sete, após receber algumas lições de sua irmã Luísa, pôde ter seu primeiro mestre: Wojciech Zywny. Um ano após, Chopin já se apresentava em público, dada a sua extraordinária facilidade para o piano. Desta época datam os seus primeiros trabalhos.
  • Mendelssohn

     Mendelssohn
    Em 1818, com apenas nove anos, Felix fez sua primeira apresentação em público, em Berlim, começando sua carreira como instrumentista, maestro e compositor. Autêntico menino-prodígio, considerado um novo gênio da música, causava assombro em todos os lugares onde se apresentava. Por volta dos quinze anos, já compusera diversas obras, entre fugas, cantatas, sinfonias, quartetos, concertos e óperas.
  • Schubert 1823

    Schubert 1823
    Suas obras de fácil assimilação tornaram-se populares em toda a Viena. Contudo, nas salas de concerto e no teatro de ópera, o mesmo não ocorria. O público destas casas de espetáculos só queria ouvir obras de compositores consagrados. As possibilidades de Schubert eram mínimas. No início de 1823, Schubert contraiu sífilis, doença de cura impossível naquele tempo, Passou várias semanas no Hospital Geral de Viena, onde escreveu várias composições do famoso ciclo de lieder "A Bela Moleira".
  • No Brasil

    No Brasil
    No Brasil, destaca-se Antônio Carlos Gomes com suas óperas O Guarani, Fosca, O Escravo, etc.
  • Liszt

    Muito sensível, já aos seis anos era capaz de reproduzir com perfeição os temas que ouvia seu pai tocar ao piano. Tal proeza levou Adam Liszt a fazer do filho um pianista, encarregando-se, ele próprio de dar-lhe aulas. O aprendizado do pequeno Franz foi surpreendente: aos oito anos começou a compor e aos nove se apresentou pela primeira vez, em uma cidade vizinha, executando um concerto de Ries. Após este sucesso, surgiram novas oportunidades em outras cidades. Franz Liszt iniciara sua carreira
  • Robert Schumann

    Robert Schumann
    Sobre a educação de Robert, sabe-se que, aos seis anos ingressou na escola primária e que aos dez anos foi transferido para o Liceu de Zwickau, onde permaneceu até 1828. No curso secundário, apreciava, sobretudo, o grego e o latim. Os autores antigos, de Homero a Tácito, passando pôr Platão e Sófocles, ele os conhecia profundamente. Contudo, mais decisivos para a sua formação foram o hábito de ler (os livros da livraria), e os contatos com os intelectuais que se reuniam com seu pai -na livraria.
  • italianos

    italianos
    As óperas mais famosas hoje em dia são as românticas. Os grandes compositores de óperas do Romantismo foram os italianos Verdi e Rossini e na Alemanha, Wagner.
    A orquestra cresceu em todos os sentidos. A seção dos metais ganhou maior importância. Na seção das madeiras adicionou-se o flautim, o clarone, o corne inglês e o contrafagote. Os instrumentos de percussão ficaram mais variados.
  • Músca Romântica no Brasil

    Músca Romântica no Brasil
    Se fossemos realizar um apanhado das músicas gravadas no Brasil desde 1902, quando aqui começou a ser utilizado o sistema de gravação de discos, até hoje, verificaríamos que, provavelmente, 80% das músicas gravadas possuem uma temática amorosa. Dificilmente se encontrará algum compositor ou intérprete que não tenha registrado ao menos uma canção romântica ao longo da carreira.Certamente a maior parte dos sucessos musicais no Brasil tem como tema a questão amorosa. Assim tem sido até hoje.
  • Fim do Mundo

    Fim do Mundo
    Einstein desintegrou o átomo e a música foi desintegrada na seqüência. Romantismo tardio (G. Mahler, Richard Strauss, Hans Pfziner)