Design sem nome(6)

Políticas de Tecnologia na Educação no Brasil

  • Period: to

    Início das experiencias com computadores em universidades brasileiras

  • Uso de computadores no estudo da Química

    A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Núcleo de Tecnologia Educacional (NUTES) e o Centro Latino-americano de Tecnologia Educacional (CLATES) utilizaram simulações computacionais no ensino de química.
    https://doi.org/10.14507/epaa.28.4295
  • Criação de software voltado para o ensino de progamação

    Na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 1974, foi desenvolvido um software, tipo CAI (Computer Aid Instruction), para o ensino dos fundamentos de programação da linguagem BASIC
  • Introdução de Computadores no Ensino do 2° Grau

    Em 1975, foi produzido o documento “Introdução de Computadores no Ensino do 2° Grau”, financiado pelo Programa de Reformulação do Ensino (PREMEN), Ministério da Educação (MEC) e
  • Visita de Seymour Papert e Marvin Minsky ao Brasil

    Em 1975 ocorreu a primeira visita de Seymour Papert e Marvin Minsky ao país, os quais lançaram as sementes das ideias do Logo na UNICAMP. https://www.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/2020/10/v01n01-1983-PROJETO-EDUCOM-Proposta-Original.pdf
  • I Seminário Nacional de Informática em Educação

    Com a proposição de políticas públicas por órgãos do governo federal, especialmente o Ministério da Educação (MEC). As ideias para a elaboração da primeira política de âmbito nacional despontaram com o I Seminário Nacional de Informática em Educação, realizado na Universidade de Brasília, em agosto de 1981 https://www.nied.unicamp.br/projeto/educom/
  • Subsídios para a Implantação do Programa de Informática na Educação

    Em dezembro de 1981 foi aprovado o documento “Subsídios para a Implantação do Programa de Informática na Educação”, subscrito conjuntamente pelo MEC, Secretaria Especial de Informática (SEI) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq). http://www.apadev.org.br/pages/workshop/historiaInf.pdf
  • Lançamento do Projeto EDUCOM

    Em março de 1983, a Secretaria Executiva da referida comissão, atendendo recomendações propostas, apresentou o documento Projeto Educom, que consubstanciou uma proposta interdisciplinar voltada à implantação experimental de centros-piloto com infraestruturas relevantes para o desenvolvimento de pesquisas. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=606-informatica-aplicada-a-educacao&Itemid=30192
  • Implantação do Projeto EDUCOM

    O Projeto EDUCOM foi aprovado em 1984 e implantado em 1985, coordenado pelo Centro de Informática (CENIFOR) do MEC, mediante protocolo assinado entre MEC, SEI, CNPq, Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP) e Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa (FUNTEVÊ).
  • Projeto FORMAR I

    Essa formação foi realizada por intermédio de cursos de especialização lato sensu (mínimo de 360 horas), abrangendo diversos conteúdos da área de informática na educação. O primeiro curso foi realizado durante os meses de junho a agosto de 1987 e ministrado por pesquisadores, principalmente, dos projetos Educom. Este curso ficou conhecido como Curso FORMAR I, realizado na UNICAMP https://www.nied.unicamp.br/projeto/formar/
  • ProgramaNacional de Informática Educativa - PRONINFE

    Criação do PRONINFE (Programa Nacional de Informática Educativa) pela Secretaria Geral do MEC
  • Projeto FORMAR II

    No início de 1989, foi realizado o segundo curso, o FORMAR II, realizado na UNICAMP
  • Transferencia do PRONINFE

    Em 1990 o PRONINFE foi transferido para a Secretaria de Educação Média e Tecnológica do MEC.
  • Encerramento do Projeto EDUCOM

    O Projeto EDUCOM foi encerrado em 1991, e nos seis anos (1985-1991) de seu desenvolvimento os trabalhos executados s nos centros-piloto tiveram o mérito de elevar a informática na educação praticamente do estado zero para o estado em que as equipes interdisciplinares passaram a entender e a discutir as grandes questões desse campo de estudo. https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2020/07/CIEB-Estudos-4-Politicas-de-Tecnologia-na-Educacao-Brasileira-v-CC.pdf
  • Projeto FORMAR III

    Embora a estrutura dos dois cursos FORMAR tenha sido criada com base no contexto da informática na educação e da tecnologia computacional existente no final dos anos 80, outro curso, usando o mesmo modelo, foi realizado posteriormente 1991, na Escola Técnica Federal de Goiânia (FORMAR III)
  • Implantação do PRONINFE

    O PRONINFE foi instituído em 1992 com rubrica orçamentária e com os seguintes objetivos: apoiar o uso da informática nas diferentes áreas de conhecimento e níveis de ensino.
  • Criação do ProInfo

    O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) foi criado pelo Ministério da Educação, em 1997, para promover o uso da tecnologia como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio.
  • Period: to

    Implantação da 1ª etapa do ProInfo

    O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação a Distância (SEED), desenvolveu diversos programas e projetos relativos ao uso de tecnologias na educação. A SEED, criada em 1996, promovia o desenvolvimento de ações de capacitação (de multiplicadores, gestores e técnicos de suporte) voltadas ao emprego de tecnologias na educação, à compra de equipamentos de informática relativas ao ProInfo e à coordenação das ações realizadas pelo Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional.
  • VIII Encontro Nacional da TV Escola

    A integração dos diversos programas e ações relacionados à educação a distância ocorreu a partir de 2002, com a realização do VIII Encontro Nacional da TV Escola em Curitiba, Paraná, cujo tema foi "Unidade e Integração na Educação a Distância"
  • Portal Domínio Público

    Em novembro de 2004 foi lançado oPortal Domínio Público, agregando parte do material desenvolvido pelo RIVED e pelas ações realizadas por intermédio do ProInfo (MEC & SEED.
  • Programa Mídias na Educação

    Programa Mídias na Educação foi criado em 2006 pela SEED, visando à formação a distância de professores, gestores e coordenadores pedagógicos das escolas das redes públicas de educação, no uso pedagógico das diferentes mídias tais como: TV, vídeo, informática, rádio.
  • ProInfo Rural

    O ProInfo Rural foi criado em 2007 para implantar laboratórios de informática em escolas de ensino fundamental localizadas em áreas rurais, com mais de 50 alunos, com infraestrutura de energia elétrica e que ainda não dispunham de laboratório de informática.
  • Projeto Um Computador por Aluno (Projeto UCA)

    O Projeto Um Computador por Aluno (Projeto UCA) iniciou-se em 2007, colocou os laptops na mão do aluno e do professor e, portanto, propiciou a entrada da tecnologia na sala de aula. Foram distribuídos cerca de 150.000 laptops para 350 escolas públicas estaduais e municipais, urbanas e rurais, e que cada escola não deveria exceder 500 alunos e professores.
  • Period: to

    Implantação da 2ª etapa do ProInfo

    No período de 2007 a 2016 foram realizadas ações e Programas; como parte do ProInfo Integrado. O Curso de extensão denominado ProInfo Integrado foi criado pela SEED/MEC e oferecido pelas secretarias de educação e respectivos Núcleos de Tecnologia Educacional de estados e municípios, destinado à formação de educadores, com três módulos, um deles voltado ao desenvolvimento da fluência tecnológica e os outros dois centrados na integração das TIC aos processos de ensino e de aprendizagem.
  • Programa Banda Larga nas Escolas

    O Programa Banda Larga nas Escolas foi lançado em 2008 pelo Governo Federal, com a gestão operacional da SEED, com o objetivo de conectar todas as escolas públicas a Internet, rede mundial de computadores, por meio de tecnologias que propiciem qualidade, velocidade e serviços para incrementar o ensino público no país.
  • Criação do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE)

    O Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) foi criado pelo MEC em 2008, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Rede Latino-americana de Portais Educacionais (RELPE), Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), constituindo-se um repositório de objetos educacionais de acesso público, em vários formatos e linguagens, com conteúdos de diferentes áreas do conhecimento e níveis de ensino tais como recursos educacionais gratuitos.
  • Distribuição de Equipamentos Tecnológicos (Projetor Interativo)

    Esse projeto, iniciado em 2012 (Ministério da Educação [MEC] & Secretaria da Educação Básica [SEB], 2013), teve o propósito de fornecer equipamentos (computadores, tablets e lousas digitais) e formar educadores para o uso das TIC no ensino e na aprendizagem, com preponderância sobre a formação.