Fórum Temático 2

By careca
  • Evandro

    Evandro
    Um tutor mal informado pode gerar um fracasso próprio, da turma e da disciplina. Não saber sobre os prazos, os objetivos, o conteúdo da disciplina, deixa o aluno perdido ou até chateado pelo descaso, desmotivação plena.
    Da mesma forma como um mediador com pouca atuação, interação, não gera ou estimula as reflexões dos alunos, dificultando um processo de aprendizado critico e significativo do aluno.
  • João

    João
    Em relação a duas características que levariam ao fracasso o trabalho de um mediador em EaD, aponto: a desatenção, em relação a seus alunos e ao próprio processo de ensino-aprendizagem no qual atua como personagem essencial; e a falta de resiliência, ou seja, de não ter capacidade de lidar com problemas, gerenciar conflitos e lidar com divergências de opiniões.
  • Iracema

    Iracema
    Empatia: "colocar-se no lugar do outro;envolver-se com os sentimentos dos alunos, aproximando as relações". O mediador tem que ter esse "feeling" para que o aluno se sinta acolhido e pronto para participar das atividades, afim de evitar o afastamento no AVA.
  • Érica

    Érica
    Seria impossível um trabalho dinâmico se não houvesse estes ingredientes, o trabalho do tutor seria um grande fracasso. 'Colocar-se no lugar do outro" é a melhor maneira de se entender as diferenças existentes, podendo assim evitar o desinteresse dos alunos nos ambientes EAD.
  • Marcia

    Marcia
    O tutor/mediador no AVA precisa ter preocupação em gerar um ambiente com cordialidade e empatia, criando assim total sinergia entre tutor e aluno que beneficiará o caminho para o aprendizado. O aluno de EAD acaba se sentindo sozinho devido a falta de presença física entre tutor e alunos e este ambiente é que possibilitará e estimulará o aluno a continuar e buscar novos conhecimentos.
  • Deise

    Deise
    o tutor deve praticar uma mediação atenta, sensível e provocativa. Então, ele deve ser sensível para perceber que em alguns momentos ele deve sair de cena, interagir menos e deixar que o aluno tenha autonomia para manter um fórum, por exemplo. Ele motiva, provoca, orienta, depois se afasta e apenas faz a gestão desse fórum.
  • Jorge

    Jorge
    São qualidades já apresentadas, mas gostaria de dizer que o mediador precisa estar sensível e manifestar seu envolvimento afetivo com o aluno, através do estímulo a participação e a iniciativa do mesmo, por meio de elogio as ações por ele executadas e que reconhece o esforço do educando, pois cria um clima amigável e harmonioso promovendo o sucesso no ensino.
  • Neidi

    Neidi
    Honradez: para iniciar ou manter um bom relacionamento, é necessário que ambas as partes tenham integridade e saibam que somos aprendizes eternos. Algumas vezes para ilustrar esta forma de ser, emprego a frase “Do alto do pedestal da minha insignificância”, para deixar claro que, que somos especiais e únicos, mas que não deve haver espaço para a orgulho, arrogância e prepotência “de ser o tal”.
  • Mara

    Mara
    Quando o aluno se sente acolhido e seguro, participa de todas as atividades, se sente motivado a pesquisar, e busca cada vez mais os conhecimentos que o ajudarão a crescer profissionalmente. E essa boa acolhida dependerá de como o tutor se portará em relação ao aluno. Cabe a ele proporcionar esse ambiente de cordialidade e segurança.
  • Davilson

    Davilson
    A honradez é a capacidade de mostrar que cada aluno é responsável pelas transformações na sua historia individual e social. “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.”(FREIRE,1981,p.79)
  • Debora Vieira

    Debora Vieira
    Os dois fatores que desejo sinalizar como negativos são a falta de dedicação, quando o mediador não se preocupa em passar feedbacks ou não busca promover a integração e os debates entre a turma, e a displicência, quando o mediador demonstra indiferença ou desinteresse pelo que foi desenvolvido pelo aluno, esses fatores podem desestimular o aluno e/ou a turma inteira.
  • Luana

    Luana
    Talvez o que levaria ao fracasso do mediador :o autoritarismo e a falta de empatia com o aluno. Isso, com certeza, geraria desmotivação e desisteresse por parte do aluno em participar de qualquer atividade, e até, de concluir o curso.
  • Custódio

    Custódio
    Para exercer bem a função de tutor (presencial ou online) acredito que um passo muito importante é conquistar, logo de início, a credibilidade do aluno. Esta credibilidade poderá vir (ou não) na forma como o tutor interage com os seus discentes. Se a interação demonstrar sinceridade, confiabilidade, os alunos perceberão.
  • Claudia Chaves

    Claudia Chaves
    as quatro qualidades para o mediador enquanto orientador da aprendizagem na EaD se interagem, se completam. Selecionar apenas duas foi complicado. Como você, citei a Honradez. A autenticidade do mediador é primordial, ao assumir uma postura digna, demonstra sua integridade moral.
  • Jonatha

    Jonatha
    Lembrou-me aquela velha máxima, "a primeira impressão é a que fica". Literalmente e resumidamente é isso aí.. A relação mediador/aluno deve ser franca, séria e objetiva, e isso tudo tem a ver com a postura do mediador, como você mesmo mencionou. A confiança gerada inicialmente, é extremamente importante para um relacionamento duradouro.
  • Claudia Brasil

    Claudia Brasil
    O pensamento é dinâmico e alguns conteúdos “aquecem” discussões ampliadas a partir da troca de saberes. Estender o conhecimento, sem perder o foco é um desafio. Nos cursos EAD de Pós Graduação a variedade de alunos que ingressam por demanda social, com as mais variadas formações podem trazer esta conotação e exigir do professor/tutor este expertise.
  • Debora

    Debora
    Cordialidade, a meu ver, é fazer com que o aluno sinta a mesma recepção positiva quanto seus outros colegas estão tendo. É o tutor dar a mesma atenção e a mesma resposta a todos os alunos igualmente, sem pré-julgamentos e favorecimento a um ou outro aluno, para que todos se sintam igualmente motivados e bem recebidos.
  • Fabrine

    Fabrine
    Apesar de estarmos em um curso a distância pecebemos a vontade do tutor querer, ou não, se envolver no processo de aprendizagem dos alunos, ao ler as postagem é fácil identificar a sinceridade e interesse do profissional em nos ajudar.
  • Fatima

    Fatima
    a cordialidade, bem como a empatia, vão funcionar como "combustível" para que o aluno desenvolva suas potencialidades, trabalhe sua autonomia, de maneira a desenvolver de forma plena suas habilidades e competências, sem se esquecer dos objetivos que almeja alcançar.
  • Gisele

    Gisele
    Sabemos que não é fácil assumir o papel de um tutor, sendo que muitas habilidades precisam ser incorporadas. Habilidades essas necessárias para o cumprimento adequado das tantas competências envolvidas no processo. Para tanto é preciso que haja uma boa "formação" que proporcione essas habilidades necessárias para um desenvolvimento adequado, pois o que está em jogo são aspectos SOCIAIS, PEDAGÓGICOS, TÉCNICOS e também ADMINISTRATIVOS.
  • Marcos

    Marcos
    A modalidade de ensino a distância exige do tutor uma postura agregadora, que de certo modo amenize a falta da presença física do professor. No decorrer deste curso já foi possível verificar como antipatia de um tutor pode ser prejudicial ao andamento do curso.