Imagem do whatsapp de 2023 11 29 à(s) 21.30.38 eec19137

Residência Educacional

  • Concepção geral

    A residência é o contato com a vivência docente oferecida a todos os alunos da Faculdade Sesi de Educação, do primeiro ao último ano. Ela é vital para a formação do professor, pois é nestes momentos de experiência e reflexões que o residente se depara com situações problemas de alunos e professores, se ambientando nos modelos de sala de aula atuais e se questionando a maneira em que pode contribuir para um processo de educação mais efetivo.
  • Considerações Iniciais

    Este relatório tem como objetivo refletir sobre minhas observações/experiências obtidas e vivenciadas durante minha residência na escola SESI São Bernardo do Campo entre os meses de Agosto a Novembro
  • Caracterização da escola

    Caracterização da escola
    A Escola SESI São Bernardo do Campo está localizada na rua Suécia, número 900, no bairro Assunção. Além de escola, lá também é um CAT (Centros de Atividades), sendo assim um local com um bom fluxo de pessoas. Os espaços de CAT e escola são distinguindo por meio de uma portaria dentro do SESI, bem como por portarias diferentes na parte externa, tendo assim uma boa cultura de funcionar a escola enquanto o clube (piscinas, academia, ginásio e quadras) continua liberado aos associados.
  • RELATÓRIO

    Este é um relatório diário de minhas observações em sala de aula. Eu acompanhei quatro aulas do 7°A, duas do 8°A e duas do 9° A, sendo um professor(a) diferente por turma, o que considerei ter sido benéfico para a minha formação, visto que cada docente tem sua própria maneira de ministrar a aula.
    As orientações de residência foram as quartas, com a professora Joana Kelly, na qual pudemos discutir sobre a relação do conhecimento matemático e pedagógico em nossa carreira profissional/universitária
  • Period: to

    9°A - Conhecendo o professor e a turma

    Conversei com o professor e ele disse que faz quatro anos que ele leciona para os nonos anos, sendo ao meu ver, um professor experiente neste ano.
    Nesta aula o professor discutiu sobre como seria o modelo da avaliação e revisou a análise da função de segundo grau (concavidade, raiz, vértice e esboçar gráfico) e passou uma lista de exercícios.
    Esta visível o amadurecimento dos alunos de nono ano em relação aos de sexto que acompanhei no semestre anterior.
  • Period: to

    7°A - Conhecendo a turma

    Eu já conhecia esta professora, pois no primeiro semestre à acompanhei em suas turmas de sexto ano.
    A professora passou exercícios que iniciavam o entendimento sobre padrões e equações, foi uma aula exaustiva para ela, pois esta sala é dispersa, tendo dificuldade para se concentrar na aula.
  • Period: to

    7° - Conhecendo o trabalho de "Auxiliar Docente"

    A professora faltou, assim acompanhei a auxiliar docente, na qual passou um mapa mental a ser feito durante a aula com os conteúdos vistos ao longo do ano. O mapa foi uma oportunidade de evidenciar o quanto os alunos aprenderam do que foi ensinado.
  • Period: to

    8°A - Conhecendo a professora e a turma

    A professora ensinou equações, inequações e suas diferenças. Ela é uma professora com bastante energia, o que refletiu diretamente em sua aula, aonde eu gostei da dinâmica que ela impunha na aula e os alunos também se mantinham na aula.
    Conheci o aluno Wesley, que é um muito inteligente em matemática e possui um raciocínio lógico bastaste apurado, ele é autista e me deu alguns conselhos sobre como ser professor: Seja engraçado, não passe lição de casa e chegue cedo na sala (para abrir a porta).
  • 7° A - Desenho de Simetria

    7° A - Desenho de Simetria
    A professora seguia afastada, desta forma a auxiliar docente passou uma atividade com base em um trabalho que os alunos haviam entregado, sendo ela a realização de um desenho simétrico em folha quadriculada.
    Na imagem esta o que eu fiz no meu caderno de anotações
  • Period: to

    9° A - Devolutiva de notas da prova e da média da etapa

    o professor conversou individualmente com todos os alunos e deu recuperação para aqueles que precisavam, direcionando ele entre uma explicação de um exercício para a classe, resolução de dois exercícios do caderno ou uma prova substitutiva, a depender da situação do aluno.
    Tiveram alunos que tiraram 10 na prova, enquanto outros tiraram 1. A prova era no mesmo modelo dos exercícios que ele passava na lousa, e era com consulta. Conteúdo: 1 exercício completo de função do 2° grau.
  • Period: to

    ORIENTAÇÃO DE RESIDÊNCIA - Artigo: Estilos de gestão da sala de aula: uma análise a partir da ação docente

    O professor precisa saber ensinar, para isto, é necessário aprender práticas docentes.
    O saber docente está ligado ao ambiente escolar e contexto social no qual este ofício está inserido.
    Cada contexto de sala de aula é único e requer flexibilidade e adaptação dos professores para uma boa gestão de sala de aula.
    Não basta apenas planejar o conteúdo, é preciso planejar a interação com os seus alunos.
    Cada professor tem um jeito único de realizar a gestão da sala.
  • 8°A - Apresentação em grupo de situações problemas do livro na lousa.

    O Wesley disse que devo passar muitos exemplos do conteúdo. Concordo com ele, exemplos ajudam a compreender as etapas e a tirar dúvidas.
    Uma prática muito legal desta professora é o uso do livro digital no data show, que dá um ar tecnológico à aula e da mais interação com os alunos.
    Eu gostei da proposta da professora de pedir aos alunos para apresentar exercícios em formato de apresentação, e os alunos também levaram a sério, o que deixou ainda mais legal a atividade.
  • Period: to

    7° A - Introdução a padrões e relação entre Matemática e Língua Materna

    Por eu já ter visto os conteúdos na faculdade, eu me senti com um olhar mais crítico do que teria sido normalmente. A aula foi sobre “Língua Materna”, abordada sob uma perspectiva de tradução de termos usados na matemática e suas representações algébricas, por exemplo: o triplo de um número, metade, tirar, produto.
    Os padrões também tiveram um fim em si mesmo, não apontando para as relações de equações, pois não conseguiram generaliza-los algebricamente.
  • Period: to

    9° A - Prova de recuperação - Funções do Segundo Grau

    Ao espionar um aluno, me senti mal por ver que ele errou uma multiplicação de sinal no Delta e não poder avisar ele, pois isto fez com que ele não conseguisse realizar a questão e desistisse, pois ele não conseguiu tirar o valor da raiz.
    Nesta aula também foi trabalhado a resolução de sistemas de duas equações, sendo pelo método aditivo e pelo de substituição.
  • Period: to

    7°A - Diferença entre variável e incógnita

    A professora explicou a diferença entre variável e incógnita e passou exercícios do livro.
    O cenário com o sétimo ano é desafiador, pois alguns alunos não abrem o caderno, levam tudo na brincadeira e utilizam muito o celular.
  • Period: to

    7° A - Expressões Algébricas

    Neste conteúdo os alunos e a professora estavam com dificuldade de diferenciar o que é x=1, e 1x, pois a professora disse que sempre que o x estiver sozinho, ele vale 1, o que gerou uma má interpretação sobre que x pode ser qualquer número, e que 1 é a vez que x se repete, pelo princípio de agrupamento (x+x=2x, pois temos dois X se somando, podendo então assim agrupá-los em uma multiplicação 2X, pois a multiplicação nada mais é do que um número somado por uma quantidade de vezes).
  • Period: to

    8°A - Notação Científica

    A professora disse estar correndo um pouco para que seja possível completar o livro, abrindo mão assim da sequência proposta por ele, e avançando um pouco para se chegar em notação, e depois ir retornando conforme prioridade de conteúdo.
  • Period: to

    9° A - Aula de Projeto / Inicio de nova etapa

    Aula descontraída para motivar os alunos para a próxima etapa. Foi elaborado um questionário com as seguintes questões pessoais do tipo: O que eu amo fazer? O que eu faço bem feito? Quais são as minhas pessoas de referência?
    Estas questões pessoais são simples e complexas ao mesmo tempo, principalmente na tempestade que é a adolescência. Outro ponto também é o fato de estarmos acostumados a olhar o outro, entretanto, é importante reservar momentos para olhar para si.
  • 8°A - Finalização do Filme "A Corrente do Bem"

    8°A - Finalização do Filme "A Corrente do Bem"
    Resumo do filme: Um professor de projetos sociais passa um trabalho para um aluno iniciar uma corrente do bem, no qual ele deveria fazer o bem para três pessoas, fazendo coisas que elas não poderiam fazer por elas mesmas, e dizer para que essas cada uma destas três pessoas tivessem a mesma atitude com outras três pessoas, dando a ideia de corrente, e também potências.
    A ideia era trabalhar potenciação e as habilidades socioemocionais.
  • Period: to

    7°A - Expressões Algébricas

    Foram passados exercícios como este: Se um litro de leite custa X reais e um suco custa Y reais, qual é a expressão algébrica que representa uma compra de 3 litros de leite e 2 sucos? S: 3X+2Y.
    Um tópico que percebi a necessidade de ser revisado no início das expressões algébricas é o conceito de multiplicação e sua relação com a soma de um mesmo valor, diferenciando-se e também comparando com a potenciação, que é a multiplicação de um mesmo valor.
  • Period: to

    7°A - Equação de primeiro grau

    Foi nesta aula que foi ensinada a manipulação de uma equação com incógnita.
    Esta trilha de saberes da álgebra do sétimo ano é uma potencial bola de neve, que caso empurrada, não terá fim neste ano. As dificuldades encontradas lá no princípio com o conceito de generalização apontavam para um futuro improdutivo, e se confirmaram as dificuldades dos alunos em entender a as equações agora, pois também não conseguiam manipular as expressões.
  • Period: to

    8° A - Notação Cientítica

    A professora seguiu com a explicação de notação cientifica, explicando sua importância e como a calcular. Na minha concepção ela poderia ter utilizado a tabela de unidades de medidas para explorar este conceito.
  • Period: to

    7° A - Regra de três

    Início do trabalho com regra de três e continuação das equações e expressões.
    Eu percebi que os alunos em geral não aprendem com uma correção expositiva. Tenho a hipótese de que seja melhor corrigir os exercícios estimulando e questionando os alunos até que eles conduzam para a resposta correta.
  • Period: to

    9°A - Análise combinatória

    Foram ensinados conceitos de análise combinatória, conteúdo este que eu não conhecia e aprendi juntamente dos alunos. Foram ensinas as fórmulas de Permutação com e sem repetição e arranjo com ou sem repetição e de Combinação. Foi explicado que quando a ordem importa, temos um arranjo, e quando não, uma combinação, e que a permutação é bagunçar todos os elementos.
  • Period: to

    7°A - Substituição de incógnitas por números

    Uma coisa preocupante foi a professora não ensinar os alunos a ao realizar a substituição de uma incógnita por um número que seja negativo, colocá-lo entre parênteses, este descuidado pode gerar erros tanto neste conteúdo quanto em outros.
  • Period: to

    8° A - Live do Antônio Bandeira

    A pauta da live era sobre o ato de ler e escrever, e pude fazer analogias com ensinar e aprender, pois a relação entre um escritor e um professor é extremamente próxima, no sentido de que ambos estão extraindo de si conceitos e ideias e passando-os para outras pessoas, de forma elaborada a fazer sentido para ela, moldando a abordagem de acordo com o tema e público-alvo, aonde cada público, cada pessoa, é “um mar a ser navegado”.
  • Period: to

    9°A - Análise Combinatória

    O professor continuou ensinando análise combinatória. Este professor também faz uso do data show em suas aulas, mas como diferencial ele também utiliza mesa digitalizadora, o que é extremamente agregador, pois ele pode escrever na lousa mesmo estando sentado, com muito mais recursos como régua, diferentes cores e pinceis, maior agilidade e rolagem de tela.
  • Period: to

    ORIENTAÇÃO DE RESIDÊNCIA - Artigo: Quem somos nós, professores de matemática? – Wagner Rodrigues Valente

    Este foi um dos artigos de matemática que mais tive o prazer na leitura, a escrita dele me agradou e seu tema me cativou. Foi muito legal entender o caminho que a matemática trilhou no Brasil e perceber os desvios que nos fizeram perder tempo ao longo das gerações, que faz com que atualmente tenhamos de seguir um caminho de desconstrução, desvinculando a matemática básica ao foco exclusivo de vestibulares.
  • Period: to

    7°A - Devolutiva de avaliações

    Apenas três notas 7, estando todo o restante dos alunos com nota vermelha e muitos com abaixo de 4.
    Este resultado já era esperado, visto as falhas de ensino e aprendizagem deste conteúdo, juntamente com o baixo empenho da sala em buscar aprender de forma autônoma.
  • Period: to

    8°A - Avaliação

    Aplicação de prova sobre notação científica.
  • Period: to

    ORIENTAÇÃO DE RESIDÊNCIA - "situações que não envolvem matemática"

    Foi discutida a abordagem de “situações que não envolvem matemática” na vida de um professor, apontando que no processo de profissionalização de um professor, é preciso passar pelos campos da Visão Pedagógica, Estágio e da Matemática, nunca um sem o outro.
  • 8°A - Matemática financeira (Juros e porcentagem)

    A professora iniciou com porcentagens e depois entrou em questões trabalhistas de INSS e imposto de renda, seguindo exemplos do livro.
    Ela poderia ter passado uma pesquisa para os alunos fazerem comparando o regime de trabalho CLT e o PJ. Ela poderia ter trazido um exemplo real de Holerite para explicar os descontos em cima do salário de um CLT.
  • Period: to

    7°A - Prova de recuperação

    A professora passou a mesma prova, mudando apenas 1 questão. Gostei desta estratégia, pois mostra aos alunos que eles realmente não estão se empenhando, pois se tivessem estudado a prova anterior, teriam ido bem nesta.
    Todos os alunos são comportados na hora da prova e se esforçam para fazê-la, mesmo aqueles que nunca prestaram atenção na aula. Sinto que isto é um problema cultural que diz que a prova é mais importante do que o processo de transmissão de conhecimento em si.
  • Period: to

    9°A - Revisão de Análise combinatória e devolutiva da prova

    Apenas 4 de 32 alunos tiraram azul na prova. Mediante este cenário, a abordagem do professor me surpreendeu. Lembrou-se da aula dele de projeto de vida, falou que cada um deve buscar o próprio sonho, que um jogador não para de tentar ganhar no final do campeonato, e um lutador não abaixa aguarda nos últimos segundos.
    A princípio ele iria montar grupo de estudos encabeçado pelos que tirassem nota azul, mas como viu que tiraram poucos, propôs que eles corrigissem a prova na lousa e explicasse.
  • Period: to

    7° A - Correção de exercícios

    A professora corrigiu de forma expositiva na lousa uma lista de exercícios sobre equação do primeiro grau e entrou com conteúdo novo, no caso equação com duas incógnitas, onde ela dá um valor para Y, e pede o de x na igualdade.
  • Period: to

    8°A - Matemática financeira (juros e porcentagem)

    Correção de exercícios do livro e vídeo “O sonho dourado”, que falou sobre as propagandas que mostram um valor baixo na parcela da prestação, mas com juros embutidos, o que faz o valor ser muito acima do que o valor para quem paga à vista, mostrando a reflexão de um casal sobre se compravam ou não determinados produtos que apareciam em propagandas na televisão.
  • Period: to

    9° A - Exercícios de combinação e arranjo

    O professor passou uma lista de exercícios de combinação e arranjo e deixou os alunos livres para realizá-los, tirando dúvida dos que fossem perguntar na mesa dele.
  • Period: to

    7° A - O dia a dia do professor

    Refleti que parte dos transtornos psicológicos que os professores sofrem é por não conseguir construir uma relação com seus alunos, seja por diferenças geracionais, falta de domínio do conteúdo, ou cultura dos alunos da escola. Por isto se faz tão importante ter domínio sobre como funciona a mentalidade de cada público, o contexto cultural que eles se encontram, os seus interesses, maneira de se comunicar, e ter domínio do conteúdo para que seja possível uma transposição do mesmo para os alunos.
  • Period: to

    7° A - Lições do livro

    Foi uma aula rotineira com lições do livro. No final da aula teve discussões sobre precisar de nota ou não no último trimestre, a professora avisou que se tirar nota baixa, o aluno vai para discussão no conselho.
  • Period: to

    8° A - Retorno de atividade no Khanacademi

    Revisão da fórmula para juros simples e explicação de que a taxa e tempo devem ter as mesmas unidades, por exemplo mês, dia, ano etc.
    A professora deu também um Feedback da atividade realizada no Khanacademi. Fiquei feliz em saber que ela utiliza este recurso em seu planejamento, pois quebra o gelo da sala de aula.
  • Period: to

    8°A - Discussão sobre Avalia Sesi e retorno de avaliação

    O professor conversou sobre a importância do avalia Sesi e que ele deve ser levado a sério. O professor passou feedbacks individuais sobre o desempenho de cada um na prova. Enquanto isso, os alunos continuaram fazendo a lista de exercícios.
  • Period: to

    7° A - Exercícios do livro

    Correção de exercícios do livro. Conversei com a professora, só está faltando a unidade de sólidos geométricos para o sétimo ano, ela não sabe se vai conseguir dar ela, porque estavam agendados o Saresp, um passeio e os jogos interclasses.
  • Period: to

    7° A - Exercícios do livro

    As aulas foram destinadas a resolução de exercícios do livro. A professora marcou datas de revisão, prova e de uma aula livre no pátio.
  • Period: to

    7° A - Correção de exercícios

    Professora realizou de forma expositiva exercícios na lousa e deu uma aula para que os alunos revisassem os conteúdos trabalhados.
  • Period: to

    8° Ano - Juros compostos

    Introdução aos juros compostos e uma revisão de prova do Saresp de nono ano, para mostrar como que eles estariam aptos a fazer a de oitavo, pois era uma prova na qual os alunos Sesi já estão habituados a realizar.
  • Period: to

    6° B - SARESP

    O sétimo estava fazendo Saresp, sendo assim acompanhei a professora no 6°B. É uma das turmas que eu acompanhava no primeiro semestre. Foi muito legal, pois alguns alunos me chamaram e pude ajudar eles. O tema era estatística. A professora os ensinou a achar a informação faltante com regra de três, aí eu ajudei os alunos a organizarem suas contas, fazer conta de divisão, e a encontrar o valor de X.
  • Period: to

    9° A - Área e volume de esferas

    O professor passou um vídeo para explicar os tópicos importantes sobre a esfera, depois passou exercícios do livro para os alunos fazerem.
  • Period: to

    9°C - SARESP

    Novamente o sétimo ano estava ocupado, então acompanhei a professora que daria aula para esta turma para o 9°C. Ela não tinha conteúdo para passar, então deixou a aula livre.
  • Period: to

    Interclasse

    Interclasse
  • Period: to

    Conclusão

    Este ano me tonou um professor mais atencioso a maneira como eu explico determinado conteúdo, pois muitas vezes o aluno entenderá exatamente o que for dito, logo, devemos falar da maneira mais clara possível.
    Com a turma de sétimo ano eu pude aprender muito sobre a prática docente, pois eu vi na prática boa parte dos conteúdos aprendidos no primeiro semestre da licenciatura, podendo observar as aulas com um olhar mais parecido com o de professor, não como um aluno.