Color 180x135

Setembro na UFSM

  • FARMÁCIA Criação da Faculdade de Farmácia

  • IEPE Fundação do Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas (IEPE), órgão relacionado a Faculdade de Economia

    IEPE Fundação do Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas (IEPE), órgão relacionado a Faculdade de Economia
    Os alunos que integraram o IEPE participavam diretamente das ações do instituto. Na foto, a equipe de professores e alunos da Faculdade de Economia em atividades práticas com a comunidade.
  • MEDICINA Inauguração do Centro Acadêmico da Medicina

    MEDICINA Inauguração do Centro Acadêmico da Medicina
  • ODONTOLOGIA Fundação do Centro Acadêmico da Odontologia

    O Centro Acadêmico da Odontologia Lamartine Souza recebeu este nome em homenagem ao médico que compôs o primeiro corpo docente do curso. Inclusive, ele foi o professor homenageado pela primeira turma de formandos da Odontologia, em 1964.
  • CURSOS Criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USM, que abrigou os cursos de Música, Letras, Pedagogia, Ciências Biológicas, Física, Química, Geografia, História e Matemática

    Os cursos que integraram a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras foram divididos, ao longo da organização da UFSM, em quatro diferentes centros de ensino. Hoje, os cursos de Música e Letras estão no Centro de Artes e Letras (CAL), o curso de Pedagogia está no Centro de Educação, os cursos de Ciências Biológicas, Física, Química, Geografia e Matemática são integrantes do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) e o curso de História é parte do Centro de Ciências Sociais e Humanas.
  • FILOSOFIA Criação do curso de Filosofia da UFSM, sem ligações com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC)

  • Chegada do fogo simbólico

    Chegada do fogo simbólico
    Desde sua fundação, a UFSM participa das festividades da Semana da Pátria. Na foto, vê-se a chegada do fogo ao campus da Universidade em 1969.
  • DCE Inauguração da sede social do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM

    DCE Inauguração da sede social do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM
    A inauguração contou com a presença do reitor José Mariano da Rocha Filho e demais autoridades da UFSM. Hoje, a sede social é a Boate do DCE.
  • BIBLIOTECA Inauguração da primeira fase da construção da Cidade Universitária e da Biblioteca Central Manoel Marques de Souza – Conde de Porto Alegre

    BIBLIOTECA Inauguração da primeira fase da construção da Cidade Universitária e da Biblioteca Central Manoel Marques de Souza – Conde de Porto Alegre
  • ASSUFSM Criação da Associação Beneficente dos Servidores (ABS), atual Associação dos Servidores da Universidade Federal de Santa Maria (ASSUFSM)

    A Associação Beneficente dos Servidores foi criada com a finalidade de reunir e integrar os servidores da UFSM. Em 1978, a associação deixou de ser apenas beneficente, passando a ser entidade de classe, representando os interesses dos seus associados.
  • GRÁFICA Inauguração da Imprensa Universitária

    GRÁFICA Inauguração da Imprensa Universitária
    Desde 1966, a Associação Santamariense Pró-Ensino Superior (ASPES) trabalhou para adquirir equipamentos da Alemanha para a Gráfica. A primeira instalação da Gráfica foi localizada em um dos pavilhões que existiam no lado oeste do arco, próximos ao atual Centro Comercial do Campus. Em 1971, a Gráfica passou a ser denominada Imprensa Universitária, e em 1973, foi inaugurada sua sede própria, onde ainda hoje permanece. A foto mostra o primeiro aniversário da Imprensa Universitária.
  • FONOAUDIOLOGIA Reconhecimento do curso de Fonoaudiologia

    (Decreto 76.316/75)
  • BOSQUE Inauguração do Bosque da UFSM

    BOSQUE Inauguração do Bosque da UFSM
    O Bosque da UFSM, localizado próximo ao prédio da Reitoria, foi lançado durante a Semana da Árvore de 1977. Na ocasião, houve plantio de mudas.
  • PEDAGOGIA Reconhecimento do curso de Pedagogia

    (Portaria 481/88, MEC)
  • ARQUITETURA Criação do curso de Arquitetura e Urbanismo

    ARQUITETURA Criação do curso de Arquitetura e Urbanismo
    Na foto, vê-se o prédio da Biblioteca Central, atual sede do curso de Arquitetura e Urbanismo.
  • ARQUITETURA Reconhecimento do curso de Arquitetura e Urbanismo

    (Portaria 1.324/MEC)