Color 180x135

Outubro na UFSM

  • FARMÁCIA Lançamento da pedra fundamental da futura nova sede da faculdade de Farmácia, na rua Mal. Floriano Peixoto esquina com Rua Astrogildo de Azevedo

    FARMÁCIA Lançamento da pedra fundamental da futura nova sede da faculdade de Farmácia, na rua Mal. Floriano Peixoto esquina com Rua Astrogildo de Azevedo
    Com a incorporação da Faculdade de Farmácia de Santa Maria à UFRGS, Mariano da Rocha solicitou ao reitor Alexandre da Rosa a compra de um terreno para a construção de um prédio para abrigar o curso. A construção, na esquina das ruas Astrogildo de Azevedo e Floriano Peixoto, hoje abriga cursos e atividades do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) e do Centro de Ciências da Saúde (CCS).
  • OBRAS Início das obras da Cidade Universitária

    OBRAS Início das obras da Cidade Universitária
  • CTISM Fundação do Colégio Industrial (atual Colégio Técnico Industrial de Santa Maria/CTISM)

    CTISM Fundação do Colégio Industrial (atual Colégio Técnico Industrial de Santa Maria/CTISM)
    A criação do CTISM foi em outubro de 1967, mas a sua instalação foi anterior, em abril de 1967. Na foto, vê-se o professor José Mariano da Rocha Filho em atividades do Colégio.
  • COMUNICAÇÃO Instalação do curso de Jornalismo, com palestra na Rádio Imembuí

    COMUNICAÇÃO Instalação do curso de Jornalismo, com palestra na Rádio Imembuí
  • EDUCAÇÃO FÍSICA Criação da Faculdade de Educação Física

    EDUCAÇÃO FÍSICA Criação da Faculdade de Educação Física
    O curso de Educação Física foi criado em 1969, contudo, sua instalação foi apenas em maio do ano seguinte. Já o Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) foi fundado apenas em 1971. Na foto, vê-se a entrega das características aos calouros da segunda turma do curso, em março de 1971.
  • BANCO Inauguração da agência do Banco do Brasil

    BANCO Inauguração da agência do Banco do Brasil
    A primeira agência da cidade universitária foi do Banco do Brasil, resultado de solicitações dos funcionários e da administração da UFSM, que deixou de ir ao centro da cidade para realizar as transações bancárias da UFSM. A agência, que era na realidade um posto de atendimento, localizava-se dentro do Centro de Tecnologia (CT), onde hoje é a Biblioteca Setorial do CT.
  • PÓS-GRADUAÇÃO O antigo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, criado em 1972, troca seu nome para Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

  • FUNDAE Instalação da Fundação Educacional e Cultural para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Educação e da Cultura (FUNDAE), antiga ASPES

  • USINA Inauguração da Usina de Laticínios/Usina Escola da UFSM

    USINA Inauguração da Usina de Laticínios/Usina Escola da UFSM
    A Usina de Laticínios da UFSM contou com investimentos de quatro fontes – a UFSM, através de sua reitoria, que investiu na construção do prédio; a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), com bolsas de estudo; o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), com apoio financeiro; e a Food and Agriculture Organization (FAO), através dos investimentos da Operação Oswaldo Aranha.
  • HUSM Inauguração do Hospital Universitário de Santa Maria, resultante da unificação dos Hospitais Universitário Centro, Psiquiátrico e Campus.

    HUSM Inauguração do Hospital Universitário de Santa Maria, resultante da unificação dos Hospitais Universitário Centro, Psiquiátrico e Campus.
  • COMPUTAÇÃO Criação do curso de Informática (atual Ciências da Computação)

  • PÓS-GRADUAÇÃO Criação do curso de Especialização em Design para Estamparia