USB Flash

Timeline created by braccara
In History
  • Flash Memory

    Flash Memory
    A Memória Flash foi criada por Fujio Masuoka, que na altura trabalhava na Toshiba. Ele criou o EEPROM (Electronically erasable programmable read-only memory) original. O nome "flash" foi sugerido por Shoji Ariizumi, colega de Masuoka, uma vez que o processo de apagamento fazia lembrar o flash de uma camera.
  • Nand Flash Memory

    Nand Flash Memory
    Masuoka criou o Nand Flash Memory (conhecido hoje em dia como USB). Contudo, surgiram tensões entre Masuoka e a Toshiba uma vez que estes preferiram investir o seu tempo e propósito no Dram. A Intel tomou a liderança no desenvolvimento do Nand Flash Memory
  • USB 1.0 e 1.1

    USB 1.0 e 1.1
    Em 1999, o USB 1.0 e 1.1 foi inventado e lançado no mercado. A M-Systems (companhia israelita), Netac Technology (companhia chinesa) e a Pua Khein-Seng (companhia de Singapura também conhecida por ser a criadora a da pen drive) estão entre os muitos que reivindicaram a invenção deste dispositivo.
    Diz-se que, na base da invenção das USB, está a eliminação do número de cabos necessários para conexão dos dispositivos.
  • USB 2.0

    O padrão USB 2.0 foi lançado em Abril de 2000 com a velocidade de 480 Mbps, o equivalente a cerca de 60 MB por segundo. O conector continuou a ser o mesmo da geração anterior, totalmente compatível com dispositivos que funcionam com o USB 1.1, mas neste caso, com a mesma velocidade de transferência reduzida do padrão 1.1.
  • X Box 360

    X Box 360
    A Microsoft, em acérrima competição com a Sony, lança a sua nova XBox 360, com portas USB. Contudo e, contrariamente à Sony, colocam estas portas somente na parte de trás da consola. A Microsoft começa também a designar estes dispositivos por USB Flash Memory, "USB Flash Drive", tal como hoje conhecemos.
  • Portas USB para veículos

    Portas USB para veículos
    Em 2006, a Kia tornou-se a primeira companhia automóvel a implementar portas USB nos seus veículos. Com o lançamento do conceito Multi-S lançaram a tendência de incluir portas nos seus veículos, tendência esta que seria seguida por muitos outros construtores automóvel.
  • Produção industrial chips Nand Flash

    Produção industrial chips Nand Flash
    Em Setembro de 2007 a Sandisk tornou-se a primeira empresa a produzir os chips Nand Flash, na sua fábrica de Shangai na China. Anteriormente neste ano, a Sandisk e a Windows anunciaram a seleção de Flash Drives da Sandisk, com capacidade de 1 Gb ou mais, compatíveis com o Windows ReadyBoost. O ReadyBoost é um software que acelera o sistema armazenando ficheiros e dados como cache na USB Drive.
  • USB 3.0

    USB 3.0
    2008 é o ano em que surge o USB 3.0. Frequentemente colorido de azul no seu conector, permitiu um aumento na velocidade de transferência de 5 Gbps, o equivalente a mais ou menos 614,4 MB/segundo. Contrariamente às versões anteriores onde os dados só podiam ser enviados numa direcção em determinado tempo, o USB 3.0 consegue ler e escrever simultaneamente.
  • Memória Flash 256 Gb

    Memória Flash 256 Gb
    Em 2009 foi criada a memória flash de 256 Gb. Esta pode armazenar até 54 DVD's de entretenimento cinematográfico ou cerca de 51328 imagens (baseado numa média de 10 Mp por imagem).
  • USB 3.1

    USB 3.1
    O USB 3.1 chega ao mercado em meados de 2013, com a mesma praticabilidade das versões anteriores, mantendo a compatibilidade e melhorando as especificações. Caracteriza-se, principalmente, por um aumento da velocidade de transferência que chega a 10 Gbs, o equivalente a mais ou menos 1200 MB/s.
  • USB para smartphones

    USB para smartphones
    Em 2015 surgem as OTG (on the go) para smartphones. Estas estão disponíveis como Tipo A, Tipo B e Tipo C e, algumas, ainda como cabos Lightening. Permitem a ligação directa dos aparelhos móveis a dispositivos suportados. Alguns fabricantes anunciam também a nova geração de USB 3.1 com velocidades a rondar 530 Mbs.