Trabalho de Historia 2017

  • 4000 BCE

    Pré-historia

    Conceito utilizado para englobar o período anterior ao surgimento da escrita.no Egito e na Mesopotâmia
    O período paleolítico caracterizava-se pelo nomadismo as pessoas se deslocavam para obter seus alimentos.
    O período neolitico que veio apos o paleolitico ocoorreu pela revolução neolitica que caracterizou a sedentarização do homen que plantava seu alimento e domesticava os animais
  • 3200 BCE

    O Egito Antigo

    Essa civilização se desenvolveu em torno do rio Nilo, e a religião era politeísta
    Seu governo era Teocrático , o Faraó detinha todo o poder.
    Abaixo do faraó estava o Sacerdote, escribas, camponeses, e escravos.
    Economia era baseada na agricultura
  • 3000 BCE

    Mesopotâmia

    Atual Iraque, a Mesopotâmia se desenvolveu em torno do rio Tigre e Eufrates, era formada por diversos povos que entravam em constante conflito por terra e água.
    Os sumérios que habitavam o sul foram os primeiros as se organizarem em cidades e a construir uma economia agraria.
    A linguá utilizada pelos povos dessa região era a cuneiforme( em forma de cunha).
    A religião era Politeísta e o governo Teocrático em que seu governante era tratado como um deus
  • 2000 BCE

    Grécia tempos homéricos

    A civilização cretense que habitava a ilha de creta é invadida pelos Dórios causando a primeira diáspora(fuga de um local sem voltar de volta para o local ) para a península balcânica onde passaram por um processo de ruralização formando os genos que daria origem a grecia
  • 1200 BCE

    Atenas e Esparta

    Atenas voltada para o comercio e exportação no mar mediterrâneo foi onde surgiu a Democracia, e o fim da escravidao por divida.

    Esparta era uma oligarquia de tradição guerreira, a atuação feminina era grande e tinha um conselho politico dos espartanos mais velhos chamado Gérusia
  • 700 BCE

    Invasão Etrusca e a Formação da República

    Após o período de formação inicial da Roma Antiga, ouve a invasão Etrusca, Liderada por Patrícios, no qual resultou em uma implantação de uma República, bem como suas instituições, como o senado e a magistratura, que envolvia diversos ¨Ideais¨, como a Edil, Pretor e Cônsul. Ouve diversas questões sociais, como a rivalidade entre os Patrícios e os Plebeus marcada pelos interesses da Plebe querer mais espaço na Política. Essa rivalidade teve fim após a implantação do direito de voto aos Plebeus.
  • 500 BCE

    ¨Grécia Antiga¨ e Período Clássico

    Período Clássico(séc V e IV a.c)
    Teve como início nas Guerras Médicas, onde as Pólis Gregas se uniram na liga de Delos, que era uma aliança militar que tinha como liderança Atenas. Após a vitória contra os persas, Atenas passou a recolher impostos das cidades-estado da liga, atingindo seu apogeu, e este período ficou conhecido como o Século de Ouro.
  • 400 BCE

    Guerra do Peloponeso

    Após o Século de Ouro, Esparta junto com as Pólis rivais de Atenas formam a Confederação do Peloponeso para derrubá-la, Dando início a Guerra do Peloponeso.
    Este conflito provocou na destruição de ambas as Pólis, facilitando a invasão e dominação dos Macedônios. Este desfecho ficou conhecido como Suicídio Grego.
    Logo depois da dominação, Alexandre o Grande difundiu sua cultura no Oriente
  • 338 BCE

    Cultura Grega

    A cultura Grega possui diversas marcas, sendo as mais importantes O antropocentrismo, que era a valorização do ser humano no centro de tudo, a valorização do ócio produtivo, a criação do teatro, tendo como características seus diferentes estilos como tragégia e comédia, a valorização da Oratória e as Olimpíadas Gregas.
  • 338 BCE

    Grecia Cidadania e Democracia

    Diferente das Oligarquias, a Democracia Grega buscava garantir a ampliação política a diferentes grupos sociais para obter um sistema de governo mais justo. A busca da isonomia, onde todos são iguais perante a lei, possibilitou uma experiência notável de participação no poder de diversas camadas sociais, independente da riqueza ou posição social.
    No Entanto, a aristocracia mantinha forte influência na cidade,e também mantinha-se a exclusão de estrangeiros e mulheres nas decisões políticas.
  • 270 BCE

    Roma Antiga republica e cidadania

    Ouve um Expansionismo na Roma antiga, marcada pela frase ¨mare nostrum¨, que significa ¨o mar é nosso¨, pelo fato da dominação do mar mediterrâneo pelos Romanos. Logo após, ouve as Guerras Púnicas, uma guerra entre Roma e Cartago pelo maior controle do mar mediterrâneo, e Roma, vitoriosa passou a controlar o Mar Mediterrâneo. O Expansionismo trouxe resultados benéficos aos Romanos, como o aumento do número de Escravos, melhora do comércio pelo mar mediterrâneo e a proletarização da Plebe.
  • 270 BCE

    Origens da Roma Antiga

    Sua formação foi entre os séculos VIII a VI a.c na Península Itálica, possuindo um solo fértil e um litoral favorável á navegação e foi marcada pela influência de diversos povos, dando destaque aos povos etruscos e os Gregos. Entre os grupos sociais presentes na formação da cidade destacavam-se os patrícios, que eram proprietários de terras, os plebeus, que eram a maior parte da população e os escravos. A economia era organizada em subsistência e possuíam um Governo Monárquico.
  • 200 BCE

    Roma republica e cidadania

    Após a Expansão, deu-se origem a política do pão e circo, que visava tirar os proletariados das ruas e aliená-los da vida política. Logo houve a crise da República que ocorreu por causa da necessidade de um governo centralizado. Para resolver, Mário e Sila, dois generais Romanos tiveram a ideia de impor uma ditadura. A criação dos Triunviratos foi uma maneira de controlar melhor Roma, dividindo seu território em três partes, com uma pessoa responsável por cada uma delas.
  • 100 BCE

    A crise do Império Romano

    O período conhecido pela crise do Império Romano teve início no Baixo Império, que foi marcado por diversas crises, como a crise do Escravismo, que gerou problemas econômicos, alimentícios e no exército, e sucessivamente, surgiu-se o cristianismo em Roma. Constantino criou a Constantinopla, onde futuramente será liberado o culto do cristianismo por Édito de Milão, e a Divisão do Império em Ocidente e Oriente, junto com a Oficialização do Cristianismo como Religião principal.
  • 100 BCE

    Escravismo na Antiguidade

    Apesar dos escravos serem vistos como mercadorias, na prática, não eram utilizados da mesma forma que animais e ferramentas, pois necessitava-se a inteligência Humana. na Grécia Antiga, era possível um escravo se tornar livre, porem ser ter cidadania. Porém em Roma, Os livres podiam participar na política.
  • 100 BCE

    Roma imperio e cidadania

    Otávio Augusto se tornou o primeiro Imperador de Roma e Decretou a Pax Romana, que significava o fim de novas conquistas, impedindo uma maior expansão. Assim, fez-se o Alto Império, que foi um período de Apogeu em Roma, criando um Abismo entre Ricos e Pobres, e ao mesmo tempo, Aumentando o desenvolvimento cultural.
  • 300

    O mundo Extraeuropeu

    Com a queda do Império Romano, iniciou-se um período de instabilidade na Europa, ao mesmo tempo em que outras civilizações floresciam. Nesse período, dá para se observar o desenvolvimento de diversos Continentes, como a África, notando-se os Reinos de Gana e Axum,e na América, levando em consideração as civilizações pré-astecas e pré-incaicas.
  • 300

    Feudalismo

    Tendo sua origem no fim do Império Romano e com a crise muitos camponeses foram para as terras de senhores feudais que daria abrigo em troca de trabalho.
    A economia se baseava na agricultura de subsistência e quase não havia comércio

    A sociedade no mundo Feudal era dividida em ordem de maior poder para o menor, entre o clero (os que oravam) , Nobres (os que guerreiam) e servos(os que trabalhavam)
    As relações sociais entre todos era de Suserania e vassalagem, uma pessoa se submetia a outra
  • Period: 300 to 1400

    Cultura medieval

    Era chamado por pensadores renascentistas como idade das trevas
    A igreja catolica exercia um amplo poder sobre a cultura controlando a produção de livros da época .
    A cultura medieval rejeitava e asseitava partes da cultura greco-romana.
    Nas cidades poetas falavam sobre erotismo, amor, bebida, satira na maioria como forma de critica social
    A cultura arabe influenciou a medicina e criação das primeiras universidades.
    A arquitetura era gótica e as artes plasticas retratavam episódios bíblicos
  • 301

    Reinos Barbaros

    Com as invasoens de povos barbaros varios reinos foram formados.
    O reino dos francos se destacou com a aproximação do estado com a religiao e, Carlos Magno que foi coroado rei em 800 por defender o reino Franco dos arabes e anexou territórios e incentivou a educação e outros ao império
    Com a morte de Carlos Magno ocorrem disputas que fragmentam o imperio na forma de feudos e torna a igreja a unica instituição organizada
  • 476

    Império Bizantino

    O Império Bizantino, conhecido como Império Romano do Oriente, foi um herdeiro da Cultura Grega e das tradições Romanas. Sua economia baseia-se no comércio e agricultura Latifundiária com pequenas propriedades. Seu modelo Político era Autocrático e um de seus Imperadores mais Importantes foi Justiniano, que criou o Corpus Juris Civilis. As diferenças da Europa e o Império geraram conflitos religiosos entre si, como a Iconoclastia, que condenava a adoração de imagens religiosas.
  • 600

    islamismo

    Tem heranças do judaísmo e cristianismo, como a crença do juizo final,
    Maomé um caravaneiro recebe a visita do anjo Gabriel dizendo que ele é o profeta do único deus Ala
    Ao pregar sua fé ele sofre perseguismos e foge de Meca para Medina( ficando conhecida como hégira )
    Em 630 ele volta para Meca e a transforma em um centro religioso islamico
  • 711

    Formação das Monarquias Nacionais no Sacro Império Romano Germânico e península Ibérica, e formação de Portugal

    Em 711 ocorreu uma invasão muçulmana na região da Península Ibérica que provocou na reação dos Reinos Cristãos (leão,navarra,castella e aragão), que iniciou a guerra da Reconquista. Após a doação do condado portugalense, Afonso Henriques proclama a Independência. Durante o conflito o Estado se centraliza, formando a Revolução de Avis, que pôs fim a Dinastia de Borgonha. Os burgueses vencem e Portugal surge. O casamento entre os Reinos Cristãos Aragão e Castella provocou na criação da Espanha.
  • 800

    Cruzadas

    Após o fim de Invasões que provocaram a diminuição do comércio e inseguranças que geravam manifestações heréticas, ocorreu um grande aumento demográfico, que gerou confrontos militares. Com o objetivo de diminuir o crescimento demográfico nos feudos, Criaram um avanço militar denominado Cruzadas, que não só ajudou de fato á diminuir o crescimento demográfico, como ajudou a incentivar pessoas a saírem dos seus feudos e procurarem uma vida melhor, expandindo o comércio em diversos locais.
  • 900

    Renascimento comercial e urbano

    O mar mediterrâneo era dominado por Gênova e Veneza, que comercializavam especiarias em Constantinopla. No Norte da Europa, formou-se a Liga Hanseática nos Flandres, que comercializavam em rotas marítimas nos mares Báltico e do Norte, e logo após nasce a Burguesia. Após este nascimento, foram criados os burgos, que fortificavam e protegiam o comércio. Surgiram-se as corporações de Ofício, que organizavam o trabalho com regras e normas, e criaram-se Guildas, grupos formados por comerciantes.
  • 1000

    Formação das Monarquias Nacionais

    Haviam conflitos entre burgueses e nobres por diversos motivos, uma delas era a dificuldade de comercialização por causa dos diferentes pesos e medidas em cada um dos feudos,por isso, A burguesia se aproxima dos Reis buscando vantagens, como a padronização e unificação de pesos, medidas e moedas, e como troca os Reis obtinham dinheiro para formar Exércitos próprios. Em contrapartida, os nobres se aproximaram dos Reis buscando privilégios no reino, mesmo com a aliança entre os Reis e Burgueses.
  • 1180

    Formação das Monarquias Nacionais na França

    Começou com o Reinado de Felipe II, que passou a cobrar impostos para o Estado, e após sua morte, Luís IX o substitui e implementa a moeda única, que ajudou a burguesia em seu comércio. Com o fim do Reinado de Luís IX, Reina Felipe IV, conhecido como o belo, que teve desavenças com a igreja por causa da cobranças de Impostos. Como o Rei precisava de Uma Influência Religiosa, criou o Cativeiro de Avignon, que colocava um outro padre no Ocidente que apoiava o Rei, formando A Cisma do Ocidente.
  • 1199

    Formação das Monarquias Nacionais na Inglaterra

    Teve início com João sem terra, que perdeu territórios para a França, e como consequência recorreu a um aumento de Impostos. No fim de seu reinado, foi criado a Magna Carta junto com o Grande Conselho a fim de fiscalizar o rei. Em 1455, foi iniciado a Guerra das duas Rosas, que foi um conflito entre duas famílias, a York, que tinha como símbolo uma rosa branca, e a Lancaster, uma rosa vermelha. Com o fim da guerra, a nobreza se enfraquece e da mais poder ao Rei, surgindo a Dinastia Tudor.
  • 1200

    Formação das monarquias nacionais

    Como varias pessoas iam para as cidades o comercio começou a ganhar grande poder, aproveitando isso senhores feudais se aliavam a comerciantes que recebiam apoio e proteção do senhor e em troca lhe davam apoio economico
    Vários nobres se juntaram a grandes senhores feudais , formando cortes, para ganhar privilégios e em troca ficariam responsáveis de atividades administrativas e burocráticas
    Com apoio de burgueses e nobres os senhores feudais começaram expandir suas terras
  • 1300

    Crise do Século XIV

    Esta crise foi caracterizada pela epidemia da Peste Negra e a fome por causa dos invernos rigorosos, que enfraquecia a igreja e as relações comerciais. Por causa das complicações geradas pela crise, Os Europeus que já sabiam da existência de metais preciosos na Africa e Asia, decidem navegar além do Mar mediterrâneo rumo ao Oceano Atlântico em busca de Riquezas
  • 1400

    Renascimento cultural e cientifico

    Com a origem na Itália, pois era um centro comercial grande e rico onde passava-se inumeras culturas e por conta de seu grande capital a italia pode financiar artistas(mecenato), o renascimento era uma adequação cultural e cientifica para as mudanças ocorridas na transição do feudalismo ao capitalismo
    O pensamento humanista caractericouo renascimento, ele caracterizava-se pelo pelo racionalismo (Antropocentrismo,individualismo,heliocentrismo) e criticava o pensamento da idade media(mistico)
  • 1400

    Renascimento cultural e cientifico 2

    A principal pensamento era o de não asseitar dogmas
    Nas artes começou o uso de geometria, e o ponto de fugo e cresceu o estudo de anatomia
    O racionalismo favoreceu o desenvolvimento da ciência por meio da observação e explicação de fenômenos
  • Period: 1400 to

    Estado Moderno Absolutista

    Durante a Idade Moderna consolidou-se o sistema econômico mercantilista, que visava um lucro comercial favorável, e o regime absolutista(poderes concentrados no Rei)
    Predominava a sociedade de ordem Estamental(sem mobilidade social)
    O rei obtinha poder economico da burguesia e apoio politico da nobreza e em troco ele garantia privilégios a nobreza e garantia que a burguesia lucrasse
    Teologos tentaram legitimar o absolutismo como Maquiavel, O Príncipe, Hobbes, O Leviata,Teoria do direito divino
  • 1500

    Auge do Absolutismo Frances

    O auge durante a Dinastia Bourbon, Henrique 4 criaa o edito de Nates que da liberdade de culto aos protestantes, dando fiam as guerras de religiao no pais; Durante o reinado de Luis 4 adotou-se o Colbertismo (mercantilismo agressivo)e a construçao do palacio de Versalhes onde Luis começou a viver com sua corte, por conta dos gastos na construção e luxos dos nobres no palacio os burgueses percebendo que nao ganharam nada apoiaram as Revolução Francesa
  • 1500

    Colonização portuguesa

    A ocupação ocorreu apenas em 1532 , pois não havia indícios de metais preciosos no Brasil e o comercio com as índias era mais lucrativo, por conta do declino do lucro no comercio com as Índias.
    O açucar por ser lucrativo foi plantado no Brasil, por conta do clima, solo fértil e area de grande plantio, o sistema de produção foi o de plantations.
    Os holandeses compravam refinavam e vendiam o açucar a grandes pressos e tiveram participam na contrução de engenhosno Brasil.
  • 1517

    Reforma Religiosa 1

    Por conta do renascimento cultural e das varias praticas da igreja, como a venda do perdão ocorreu o surgimento de novas religioens chamadas de protestantes.
    O luteranismo teve sua origem quando Martinho Lutero, um monge agostiniano prega na porta de uma catedral as 95 teses que tratava-se de suas criticas a igreja , uma delas dizia sobre a tradução e livre interpretação da bíblia, Lutero ganhou apoio de nobres que queriam diminuir o poder da igreja
  • 1519

    Administração colonial na América espanhola

    O controle da Espanha sobre suas colônias era maior do que o controle de Portugal, o conselho das Indias e as casas de contratación definiam as diretrizes na administração, e para exercer maior controle sobre o comércio nas colônias, foi adotado o regime do porto único em Sevilha. No dia a dia do local, atuavam órgãos como os cabildos que reuniam membros da elite. A igreja tinha um importante papel, estabelecendo um regime de controle e vigilância, punindo desvios de religião.
  • 1524

    Reforma Religiosa 2

    Thoma Muzher liderou a revolta anabatista camponesa contra a nobreza, mas ela é sufocada com o apoio de Lutero que não podia perde seu apoio dos nobres

    O calvinismo dizia que todos nascem a salvação ou nâo e quem tivesse uma vida virtuosa marcada pela dedicação ao trabalho e por poder economizar seria um dos salvos; Como não condenava o lucro, era muito popular entre a burguesia
  • 1530

    Sociedade colonial no Brasil

    A sociedade colonial era miscigenada por conta da falta de mulheres europeias, a elite era formado pelos senhores de engenho(donos de terras que viviam na casa grande) o setor medio era formado pelo baixo clero, lavradores, tropeiros, funcionarios publicos, escravos libertos e outros, e a classe baixa era formada pelos escravos; A sociedade brasileira era destacada pelo patriarcalismo, estratificação social, patrimonialismo, ruralismo, e litoranea
  • 1530

    Escravidão no Brasil

    Os índigenas foram os primeiros a serem escravizados, mas a igreja era contra pois queria catequizar os índios, e a coroa portuguesa interessada nos lucros gerados pela escrãvidão negra apoiou a proibição da escravidão indigena
  • 1534

    Administração da colonia brasileira

    D. João 3 implementou o sistema de capitanias hereditárias visando a transferência do ônus da colonização a outros
    Os participantes receberiam uma grande propriedade de terra e 2 documentos o ``foral`` e a ``carta de doação`` que dizia os direitos e deveres deles, como a função de colonizar e explorar essa área
    Apenas 2 capitanias tiveram exitor as de Pernambuco, por conta da produção de açúcar, e São Vicente, que conseguiu lucrar com a venda de alimentos e trabalho escravo, puderam
  • 1534

    Reforma Religiosa 3

    Henrique VIII pelo Ato de Supremacia expulsa a igreja catolica da Inglaterra e forja a Igreja Anglicana para poder se divorciar de sua mulher
    O Anglicanismo Nao difere muito do Catolicismo
  • 1534

    Absolutismo na Inglaterra

    O absolutismo está liga a dinastia Tudor, com o Ato de Supremacia de Henrique 5 e as politicas mercantilistas e coloniais de sua filha Elizabeth 1(foi em sue governo que o absolutismo atingiu o auge) o Absolutismo se fortaleceu muito
    Os cercamentos feitos durante o reinado de Elizabeth 2 causaram grande exodo rural
    Durante a dinastia Stuart por conta dos impostos abusivos ocorreu uma guerra civil, A Revolução Puritana e Gloriosa que resulta em um regime parlamentar e a criação do Bill os Rights
  • 1545

    Contrereforma

    Por meio do Consilio de Trento a igreja tentou moralizar a instituição, aboliu-se a venda de indulgencias, buscou melhorar a formação do clero e refirmou infalibilidade do Papa entre outros
    Outros metodos como combate a divulgação de livros protestantes e renascentistas maior divulgação de ideias catolicas foram usados para combater os novos pensamentos
  • 1548

    Administração da colonia brasileira 2

    Por conta do fracasso das capitanias hereditarias D.João 3 cria o governo Geral(em Salvador Bahia), com a função de centralizar a adminstração da colonia, aumentar a arrecadação de impostos, e fortalecer a defesa territorial
    Pessoas de confiança do rei ocupavam os cargos mais importantes
  • 1555

    Invasões Estrangeiras no Brasil

    Uma das primeiras invasões estrangeiras no Brasil foram os Franceses, que invadiram a baía de Guanabara criando a frança antártica formada por huguenotes. Um dos invasores foram os Holandeses, que invadiram em duas tentativas, uma em Salvador que não funcionou, e outra em Pernambuco, que era menos protegida, porém, Nassau, funcionário da companhia das índias ocidentais veio á colônia para a dominação, utilizando diversas medidas, porem ele é banido e Holanda é expulsa, falhando na dominação.
  • A mineração na América espanhola

    No início da colonização, os espanhóis se dedicaram á extração de metais preciosos, situados em áreas mais profundas e áreas montanhosas de difícil acesso, por isso, a exploração exigia muitos investimentos e trabalhadores. Consequentemente, a maior parte da mão de obra era indígena, explorada pelo processo de encomienda, que funcionava de forma que um espanhol oferecia proteção em troca de trabalho, e da mita. O regime do Porto Único garantia que os metais preciosos chegassem á Espanha.
  • O ¨Bandeirantismo¨

    Teve origem na capitania de São Vicente, onde havia a presença de uma muralha, conhecida como Serra do Mar . Os colonos viviam como indígenas, com um sentimento de desenraizamento de sua cultura. Ouve o ciclo de caça ao Índio, que foi consequência das Invasões Holandesas que encareceram o preço dos negros. Com a volta do tráfico negreiro, os Bandeirantes se decidiram a achar ouro no Brasil, se utilizando dos princípios do metalismo, que era o acúmulo de metais preciosos.
  • Cultura e resistência do Brasil colônia

    Existiram dois tipos de Escravismo no Brasil, a indígena e a negra, sendo que ambas adotaram diferentes formas para resistir, como as fugas para o interior feitas pelos indígenas, e a formação dos quilombos, revoltas e suicídios pelos negros. Um dos maiores quilombos do Brasil foi Palmares, que se originou na Serra da Barriga, onde seu último líder foi Zumbi, que foi morto por um conflito contra a expedição bandeirante liderada por Domingos Jorge Velho.
  • América Inglesa

    Se iniciou pela chegada do navio Mayflower composto por puritanos e perseguidos ingleses, e começaram a ocupar as terras. Essas terras foram inicialmente divididas em duas partes, uma chamada de colônias do Norte, que era uma área com clima e vegetação semelhante da Inglaterra, onde foi desenvolvido pequenas propriedades, e colônias do sul, que possuía um clima tropical com grande variedade de produtos rentáveis para o mercantilismo e o desenvolvimento do Plantation.
  • América Inglesa 2

    O comércio era triangular, organizado de forma que os Estados Unidos comercializavam com a África com escravos e nas Antilhas com o açucar em troca de rum.
  • Pecuária na América Portuguesa

    A primeira ocupação foi no sul do Brasil, onde os jesuítas faziam suas missões. Os bandeirantes com a destruição das missões atrás dos índios acabou dispersando o gado na região, no que fez com que muitos colonos fossem para lá visando criá-los. A segunda ocupação foi no Nordeste do país, onde o gado era usado como força motriz e alimento nos engenhos. Porém o crescimento do plantation faz a criação de gados ser feita fora dos engenhos, então eram levados ao interior, ocupando áreas no sertão.
  • Ocupação do Norte da América Portuguesa e tratados de divisão territorial

    A região norte foi explorada por Portugal e Espanha no século XVII,e essa expansão territorial trouxe muitos benefícios, como a inclusão de fundações de fortes e povoados, a busca de minérios, mapeamento do território e o controle de navegação dos rios. Com o fim da União Ibérica, As fronteiras dos territórios pertencentes de Portugal e Espanha passaram a ser objeto de negociação, portanto o Tratado de Madri foi um acordo de delimitação de fronteiras do Brasil.
  • Origem da mineração no Brasil

    No final do Século XVII, foi encontrado ouro no Brasil de aluvião, que era encontrado nos leitos dos rios, numa região que ficou conhecida como Minas Gerais. A facilidade de extração gerou
    muita migração, e logo gerou-se conflitos, como a Guerra dos Emboabas. Os tributos cobrados pelo ouro era o quinto, que o minerador precisava arrecadar 100 arrobas de ouro, e se não conseguissem, ocorria a derrama, onde os Proprietários invadiam as casas de mineradores em busca de tudo feito de ouro.
  • Iluminismo 1

    Foi quando a burguesia começou a exijir mudanças na estrutura do antigo regime usando da razão, varios pensadores como Descartes(penso logo existo), John Locke( vida, liberdade, e prosperidade), Montesquieu(divisão dos tres poderes), Voltaire(direito da liberdade de expresão), Newton(suas teorias eram vistas como uma luzda razão sobre as trevas da religião) e Rousseu(governo deve ser feito com a aprovação da população) foram percursores desse movimento
  • Iluminismo 2

    No iluminismo surgiram dois pensamentos econômicos a escola clássica e a fisiocracia
    A escola clássica defendia o liberalismo econômico defendendo liberdade econômica individual
    A fisiocracia defendia a valorização da terra como fonte de renda
  • Agitações Urbanas na América portuguesa

    Exemplos de agitações no Brasil foram a Guerra dos Mascates, que foi caracterizada após o domínio da Holanda em Recife e Olinda, onde a produção açucareira entrou em declínio, fazendo com que Olinda emprestasse dinheiro á recife em troca de autonomia, e a revolta da Villa Rica, que ocorreu com a descoberta do ouro no Brasil, aumentando os impostos e a proibição da circulação de ouro em pó, então Felipe dos Santos liderou um levante, mas acabou sendo reprimido pela coroa.
  • Impactos sociais e econômicos da mineração no Brasil

    Com a descoberta do ouro no brasil e a criação das primeiras casas de fundição, houveram muitas consequências em relação a organização do país, como a distribuição de renda ligada na zona mineira, maior vida urbana, formação da classe média, assim completando a pirâmide social, aumento do mercado interno a integração macroeconômica das colônias.
  • A vida Urbana na América espanhola

    Na América espanhola, antes da chegada dos europeus, já existia uma vida bastante sofisticada, com sistemas de aquedutos e edifícios grandiosas, como a cidade de Cuzco e Tenochtitlán. Para Simbolizar a conquista, os espanhóis mantiveram as cidades como centros de poder, porém apenas construíram edificações sobre as construções anteriores. Cartagena, México e Peru estavam entre as cidades mais movimentadas por serem ricas em metais preciosos, por isso eram muradas e guardadas para evitar saques.
  • Atlântico Sul (África e América)

    O tráfico negreiro passou a ter importância cada vez maior no oceano Atlântico. Na África, os principais locais de embarque eram o Golfo da guiné e Angola. O modelo adotado eram as feitorias, onde eram realizados contatos comerciais, como a compra de escravos para a América. O tráfico ajudou a fortalecer os reinos africanos envolvidos, e também ligou o comércio com europeus. Antes da instalação do tráfico para a América, os escravos se juntavam as famílias de seu senhor para ganhar liberdade.
  • A vida urbana na América portuguesa

    Na América portuguesa, o desenvolvimento urbano foi mais discreto devido o caráter mais rural da colonização em seus dois primeiros séculos. Somente após a descoberta do ouro que as cidades começaram a adquirir maior dinâmica, como cidades mineradoras, como Minas Gerais e Goiás, que se destacaram principalmente como centros de poder e cobrança de impostos , centros comerciais e da produção artística.