Marcos Históricos de Portugal

  • Oct 5, 1143

    Fundação do Reino de Portugal

    Fundação do Reino de Portugal
    Dom Afonso é reconhecido pelo reino de Leão e Castela através do Tratado de Zamora.Fundação
  • 1249

    Conclusão da Reconquista Cristã

    Conclusão da Reconquista Cristã
    Com ajuda de D.Raimundo, D. Henriques e os Cavaleiros Cruzados, D. Afonso VI conseguiu finalmente vençer os Muçulmanos.
  • Sep 12, 1297

    Tradado de Alcanizes

    Tradado de Alcanizes
    Foi assinado entre os soberanos de Leão e Castela,Fernando lX e de Portugal D.Dinis na povoação castelhana de alcanizes.
    O tratado fazia parte de uma estrategia para estabelecera paz nas fronteiras.
  • Aug 14, 1385

    Batalha de Aljubarrota

    Batalha de Aljubarrota
    O exército portugues comandado por Nuno Alvaro Pereira derrotou as tropas invasoras vindas de Castela utilizando a técnica do quadrado.Batalha
  • 1415

    Conquista De Ceuta e Inicio da Expansão Marítima Portuguesa

    Conquista De Ceuta e Inicio da Expansão Marítima Portuguesa
    Nesse periodo as principais rotas comerciais estavam voltadas no trânsito entre a Ásia e a Europa.
    A conquista de Ceuta iniciou um processo de consolidação de colonias portuguesas na costa africana e de algumas ilhas do oceano Atlantico.A reconquista
  • May 20, 1498

    Chegada do Vasco Da Gama à India

    Chegada do Vasco Da Gama à India
    O sucesso dos portugueses, ao chegarem à India Ocidental e aí criarem uma presença marítima permanente representou uma mudança revolucionaria na direção e organização do antigo comércio transcontinental, que ia desde Cantão até Alenxandria e Veneza, Mediterraneo.
  • Jan 31, 1580

    Inicio da União Ibérica

    Inicio da União Ibérica
    Perante a falta de uma decisão clara sobre a sucessão , os dois principais pretendentes passam à acção : o primeiro movimento foi de Felipe II, cujas forças castelhanas crescente apoio do povo, mobilizando a seu favor o sentimento patriótico e a recusa à aceitação de um monarca estrangeiro.
  • Restauração da Independencia

    Restauração da Independencia
    Após a morte de D.Sebastião sobe ao trono Felipe II rei de Espanha que na tomada de posse decidiu cumprir pelos interesses do país, com o passar do tempo essas promessas foram desrespeitadas, membros do clero e da nobreza portuguesa decidiram expulsar a rainha, mataram o secretario e elegeram D.João IV duque de Bragança como rei de Portugal, termina assim 60 anos de domínio espanhol sobre Portugal.
  • Sismo de 1755

    Sismo de 1755
    Neste manha dia de todos Santos, um violento terramoto fez-se sentir em Lisboa, Setúbal e no Algarve. Na capital, local onde atingiu maior intensidade (modernamente crê-se que com que um grau 9 na escala de Ritcher), foi acompanhado por um maremoto com ondas que parecem ter chegado ao 20 metros, eque chegou até às costas dos EUA.Sismo de Lisboa
  • Revolução Liberal Portuguesa

    Revolução Liberal Portuguesa
    As invasões francesas deixaram o nosso país em muito mau estado. Portugal ficou devastado e arruinado, já que os exércitos invasores praticaram roubos, destruíram casas e ruas e deixaram as actividades económicas (agricultura, indústria e comércio) praticamente paralisadas.
  • Implantação da República

    Implantação da República
    A proclamação da república é feita das varandas da Câmara Municipal de Lisboa. Trata-se do resultado de um longo processo, iniciado ainda no século XIX, que foi criando na população, especialmente em algumas elites, a vontade de mudar o regime. Implantação da República
  • Inicio da Ditadura do Estado Novo

    Inicio da Ditadura do Estado Novo
    Portugal teve um período de sua história chamado de Estado Novo. Trata-se do regime que vigorou no país entre 1933 e 1974. O Estado Novo português muitas vezes é chamado de salazarismo, em referência a Antônio de Oliveira Salazar.
  • Inicio da Guerra Colonial Portuguesa

    Inicio da Guerra Colonial Portuguesa
    No início do ano de 1961, os movimentos de libertação das colónias portuguesas iniciaram lutas armadas. Portugal respondeu enviando tropas para lutar contra os guerrilheiros, iniciando então a Guerra Colonial. O arrastamento desta guerra e o elevado número de vítimas contribuíram decisivamente para a queda do regime e consequentemente o fim da guerra colonial em Abril de 1974.
  • 25 de Abril

    25 de Abril
    A data celebra a revolta dos militares portugueses que a 25 de abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado militar, pondo fim ao regime ditatorial do Estado Novo, liderado por António de Oliveira Salazar, que governava Portugal desde 1933.
    O símbolo do dia 25 de abril é o cravo, a flor que se colocou nas armas dos militares neste dia.25 de abril
  • Adesão de portugal à CEE

    Adesão de portugal à CEE
    Portugal é membro de facto da União Europeia desde 1 de janeiro de 1986, após ter apresentado a sua candidatura de adesão a 28 de março de 1977 e ter assinado o acordo de pré-adesão a 3 de dezembro de 1980.
    A adesão de Portugal à CEE é uma das consequências do 25 de abril de 1974 e das subsequentes alterações que esta resolução provocou nos aspetos económicos, político e social.
  • Entrada em Circulação da Moeda Unica

    Entrada em Circulação da Moeda Unica
    Em 1913 que a contabilidade do estado português passou a ser feita em escudos. Desde 1911,data do 1º Governo Constitucional, vivia-se em Portugal um forte clima de instabilidade politica, agravado, em 1914, Portugal neste conflito a partir de 1916. O euro foi introduzido em 1 de Janeiro de 1999 nas operações realizadas nos monetários cambiais e financeiros e para a grande maioria das operações de retalho No entanto, a introdução física do euro aconteceu apenas em 1 de Janeiro de 2002