Linha do Tempo sobre a Música e seu ensino do Brasil Colônia até a primeira metade do Séc. XX

  • 1549

    A música nos séculos XVI e XVII

    A música nos séculos XVI e XVII
    Os registros iniciais de atividade músical coicidem com a chegada dos padres da Compainha de Jesus em 1549.
  • Period: 1549 to

    Linha do Tempo sobre a Música e seu ensino do Brasil Colônia até a primeira metade do Séc. XX

    Os
    registros iniciais de atividade musical coincidem com a chegada dos padres da Companhia
    de
    Jesus em 1549
    A educação musical dos índios, era uma música voltada para a catequese, eles eram catequisados e aprendia a cantar ao mesmo tempo.
  • Period: to

    No século XVII, as Missões no sul do país, fundadas por jesuítas espanhóis, alcançaram grande desenvolvimento musical

    Quando os Jesuítas chegaram a Região das Missões, perceberam a importância da música
    no processo de integração cultural e mensagem para evangelizar os índios. Foram feitas na
    época obras de arte em música como a ”Sonata em Lá M Domenico Zipoli.
  • Com a descoberta do Ouro das Minas Gerais, irá surgir uma sociedade enriquecida e com essa riqueza virá cultura, arte e, é claro, música Música de qualidade Era uma música essencialmente religiosa

    Em
    Minas Gerais vemos surgir pela primeira vez no Brasil uma classe de
    músicos profissionais de qualidade, empregados pelas irmandades
    religiosas
  • Grande nome da música mineira!

    Grande nome da música mineira!
    José Joaquim americo Lobo de Mesquita, mulato de origem humilde, do qual chegaram até os nossos dia apenas
    90 composições de um total estimado de mais de 500 obras. Ele além de compositor e
    mestre de capela foi também professor.
  • A música no Brasil: do século XVIII ao final do século XIX Nos

    Nos
    séculos XVII e XVIII, Itália, Península Ibérica e Alemanha
    desfrutavam
    da beleza da estética barroca
    A
    música barroca era profusa de informações em todos os aspectos,
    tanto no aspecto simbólico como no seu apelo coletivo pelo emocional
    e, também, em sua teatralidade
  • Registro escrito da primeira Cantata profana produzida no Brasil

    Registro escrito da primeira Cantata profana produzida no Brasil
    ::“ egrégio, douto, peregrino” obra anônima
    datada de 1759 Sem nos esquecermos que a produção de música no Brasil era
    essencialmente sacra.
  • Period: to

    Outro nome importante do período e que, também, usa o solfejo Heptacordal em sua obra " A Escola do Canto de Órgão “ (1759 1760) é o Pe. Caetano de Melo Jesus.

    A importância do trabalho do Pe. Caetano e de L. A. Pinto se deve ao fato de que na época
    ensinava se música usando o Modelo Aretino de Solmização, elaborado no século XI pelo
    monge beneditino Guido de Arezzo e que se baseava no Hexacorde.
  • Period: to

    Prática de L.A.Pinto

    [...] abriu um curso regular de musica, solfejo, canto e
    alguns instrumentos tendo grande frequência de
    alunos Destes os que mais se destacaram foram
    Marcelino Costa, Januario Tenorio, Joaquim Bernardo de
    Mendonça, Jose de Lima (ROHL apud DINIZ, 1969 p 46).
    Essas peças na velha Recife possibilitavam uma prática coletiva de leitura musical.
    Ele influenciou uma grande geração de músicos e cantores pernambucanos.
  • O sistema criado por Guido de Arezzo foi pensado como forma de simplificar e facilitar a leitura musical.

    Mas podemos supor que fosse uma tentativa de evitar o
    Trítono ( o intervalo de 4ª aumentada
    formado por FÁ SÍ ) , que na Idade Média era proibido pela igreja.
    O motivo é totalmente justificável pois o Trítono é uma das mais complexas dissonâncias
    da música ocidental.
  • Period: to

    O Brasil Setecentista:

    Em suas obras, “ A arte de solfejar “(1761) e “ O Músico
    e o moderno sistema para solfejar
    sem confusão” (1776) (esta última é uma
    obra didática composta por 25 lições de solfejo e 5
    divertimentos harmônicos para prática instrumental),
    Luís Álvares Pinto se tornou o primeiro autor a citar o
    solfejo Heptacordal.
  • Desde a infância José Maurício já dava mostras do seu talento. Orfão de pai aos 12 anos já dava aula de música para ajudar a mãe e a tia. ( 1767-1830)

    Desde a infância José Maurício já dava mostras do seu talento. Orfão de pai aos 12 anos já dava aula de música para ajudar a mãe e a tia. ( 1767-1830)
    um dos nomes mais
    significativos da música brasileira de todos os tempos e foi,
    com certeza, o maior compositor do século XIX
  • Period: to

    Em Março de 1808 a família real instala se no Rio de Janeiro, fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte Essa

    música
    contou com a presença de Marcos
    Portugal que era compositor da corte e Mestre
    de Música dos Infantes, e com Sigismund von
    Neukomm compositor austríaco radicado no
    Brasil
  • Em 1784 José Maurício funda com outros músicos a Irmandade de Santa Cecília, sendo um dos seus membros mais jovens

    Em 1784 José Maurício funda com outros músicos a Irmandade de Santa Cecília, sendo um dos seus membros mais jovens
    Desde
    a mudança da capital do Brasil de Salvador para o Rio de
    Janeiro em 1763 procurou se dar mais variedade para a cidade,
    buscou se ter uma elite mais ilustrada.
  • Period: to

    Música e canto orfeônico

    Um
    fato inegável é que o Sistema de Educação Musical através do Canto Orfeônico.
    Podemos
    situar o Sistema de Educação Musical de Villa Lobos no mesmo nível do
    projeto que estava sendo realizado na Hungria por Zoltán Kodály 1882 1967 e
    Béla Bartok 1881 1945 que ainda hoje constitui a base do ensino de música
    naquele país e em outros países do Leste Europeu.
  • Educação Musical de Villa Lobos

    Educação Musical de Villa Lobos
    Vila Lobos foi de grande inportância para a educação musical brasileira.
  • Period: to

    O século XX começou, musicalmente, da mesma maneira que havia terminado o século XIX no Brasil

    Nos primeiros anos do século desponta
    no cenário musical brasileiro a figura do compositor Heitor Villa Lobos,
    artista ligado ao movimento modernista brasileiro Villa foi um
    vanguardista em todos os aspectos Suas primeiras obras trazem a
    marca dos estilos europeus que ele logo iria repudiar O