Brasil

História do Brasil

  • Period: Mar 21, 1500 to Mar 21, 1530

    Pré Colonial

    Periodo pré colonial, escsambo (indios cortavam o pau-brasil e davam aos Portugueses e recebiam em troca espelho, armas...) Exploração pau-brasil.
  • Mar 1, 1530

    Começo do periodo Colonial

    Começo do periodo Colonial
    Começo do periodo Colonial com a exploraçao da cana-de- açucar.
  • Mar 1, 1532

    Capitanias hereditarias

    Capitanias hereditarias
    Uma forma desorganizada de cuidar da Colônia. Só deu certo com Pernambuco e São Vicente. Nessas capitanias havia o poder patriarcal.
  • Revolta dos Alfaiates

    Revolta dos Alfaiates
    A Conjuração Baiana pretendia alcançar a independência do domínio português com uma sociedade igualitária. Esse movimento, também chamado de Revolta dos Alfaiates foi uma conspiração de caráter emancipacionista, articulada por pequenos comerciantes e artesãos, destacando-se os alfaiates, além de soldados, religiosos, intelectuais, e setores populares.
  • Period: to

    Ciclo do ouro

    A descoberta de ouro no Brasil provocou uma verdadeira “corrida do ouro”, durante todo século XVIII (auge do ciclo do ouro).A coroa portuguesa lucrava com a cobrança de taxas e impostos. Quem encontrava ouro na colônia deveria pagar o quinto. Com a exploração do ouro, a região Sudeste desenvolveu-se muito, enquanto o Nordeste começou a entrar em crise. Neste contexto, a coroa portuguesa resolveu mudar a capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro.
  • Vinda da família real

    Vinda da família real
    Em janeiro de 1808, Portugal estava preste a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte. Sem condições militares para enfrentar os franceses, o príncipe regente de Portugal, D. João, resolveu transferir a corte portuguesa para sua mais importante colônia, o Brasil. Contou, neste empreendimento, com a ajuda dos aliados ingleses.
  • Revolução Liberal

    Revoltosos comerciantes colocavam-se contra o absolutismo, também eram contra a presença dos militares ingleses.
  • Period: to

    Primeiro Reinado

  • Independencia do Brasil

    Independencia do Brasil
    O Brasil se tornou independente. A maioria da população permaneceu na mesma cituação, quem se beneficiou mais foram os grandes comerciantes e os proprietários de terras.
  • Projeto Constituição de 1823

    O projeto proibia os estrangeiros de ocupar cargos de deputados e senadores. Outra característica era a preocupação em reduzir os podere3s do imperador e ampliar os do Legislativo. Por fim, o projeto de Constituição concedia o direito de participação política apenas aos grandes proprietários rurais do sexo masculino. Pedro I recusou esse projeto pois intendeu que tirava seu poder e pôs fim na Assembléia Constituente.
  • Confederação do Equador

    Confederação do Equador
    Ficou conhecido como Confederação do Equador, esse ganhou tal nome em razão de sua proximidade geográfica com a Linha do Equador. Liderada por políticos de Pernambuco. Eles estavam descontentes: membros da elite estavam preocupados com a diminuição nas exportações de açúcar. Pequenos comerciantes,militares,mestiços,negros livres e escravos viviam na miséria.
  • A Constituição de 1824

    A Constituição de 1824
    O fechamento da Assembléia Constituente provocou reações dos representantes do chamado partido brasileiro. Para contornar a cituação, o imperador nomeou dez homens para elaborar uma costituição em 40 dias. A constituição estabelecia a existência de qutro poderes: Legislativo, Judiciário, Executivo e Moderador.
  • Guerra da Cisplatina

    Guerra da Cisplatina
    Guerra entre Brasil e Argentina, pela posse da Província de Cisplatina, atual Uruguai.Localizada numa área estratégica, a região sempre foi disputada pela Coroa Portuguesa e Espanhola. Local que acabou dificultando o comércio na guerra.
  • Falência do Banco do Brasil

    Revela a existência de uma grave crise econômica no Império.
  • Líbero Badaró

    Um dos que faziam oposição ao governo imperial. A opinião pública ficou indignada com as notícias de que Pedro I tinha ligações com o responsável pelo crime.
  • Ministério dos Marqueses

    Em 5 de abril, o soberano demitiu todos os integrantes do Ministério dos Brasileiros, que não cumpriam suas ordens, nomeando outro, composto só de políticos portugueses conservadores. Foi o chamado Ministério dos Marqueses.
  • Period: to

    Avanço Liberal

    Vai da abdicação de Pedro I, até o fim da Regência de Feijó. Foi quando prevaleceram as idéias dos liberais e certa autonomia nas províncias, e ficou conhecida como avanço leberal.
  • Period: to

    Revolta dos Malês

    A Revolta dos Malês foi um movimento que ocorreu na cidade de Salvador. Os principais personagens desta revolta foram os negros islâmicos. tinham como objetivo principal à libertação dos escravos. Queriam também acabar com o catolicismo.Uma mulher contou o plano da revolta para um Juiz de Paz de Salvador. Os soldados das forças oficiais, então, conseguiram reprimir a revolta.
  • Period: to

    Cabanagem

    A cabanagem foi uma revolta que aconteceu no norte brasileiro, no Grão-Pará. Tinha como objetivo aumentar a importância que o Pará tinha para o Brasil, melhorar a condição de vida do povo, que vivia em cabanas de barro (por isso o nome da revolta). Foram cinco anos de muitas guerras sangrentas mas em 1840, o governo regencial conseguiu repremir a revolta.
  • Period: to

    Farroupilha

    Ocorreu no Rio Grande do Sul e foi a mais longa revolta da história do Brasil.Existem duas hipóteses para o nome dessa rebelião. Uma é que os soldados que lutaram nesse movimento vestiam uniformes esfarrapados. Outra que atribuiram o nome ao apelido dado ao grupo político dos liberais exaltados. Os principais líderes eram: Bento Gonçalves, Davi Canabarro, Giuseppe Garibaldi.Esta rebelião, foi gerada pelo descontentamento político. A farroupilha acabou, pois os eles aceitaram a propoposta de paz
  • Period: to

    Revolta da Sabinada

    A revolta foi feita por milhares de pessoas da classe média e acontesceu na Bahia.Os revoltosos queriam mais autonomia política e defendiam a instituição do federalismo republicano, sistema que daria mais autonomia política e administrativa às províncias. O governo central, sob a regência de regente Feijó, enviou tropas para a região e reprimiu o movimento com força total em 1838.
  • Period: to

    Regresso conservador

    Começa do início da Regência de Araújo Lima e vai até a maioridade de Pedro II. Foi denominada regresso conservador. O poder central voltou a se fortalecer, e as elites provinciais perderam parte da autonomia que haviam conquistado. Muitas das revoltas iniciadas ainda no período do avanço liberal também foram derrotadas.
  • Period: to

    Revolta da Balaiada

    Aconteceu no Maranhão. Só estavam revoltados por causa da crise maranhense dealgodão e arroz e os maus- tratos contra os escravos. Acabou em 1841 quando muitos escravos e sertanejos morreram.
  • Period: to

    República da Espada

    Foi denominado pela historiografia brasileira como “República da Espada” o período de 1889 a 1894 onde, o regime republicano, recém instalado no país, teve como presidentes dois militares: Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto.
  • Proclamação da República

    Proclamação da República
    No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
  • Primeira Revolta da Armada

    Primeira Revolta da Armada
  • Revolução Federalista

    Revolução Federalista
  • Segunda Revolta da Armada

    Segunda Revolta da Armada
  • Period: to

    República do Café com Leite

    Ficou conhecida como “política do café-com-leite” o arranjo político que vigorou no período da Primeira República (mais conhecida pelo nome de República Velha), envolvendo as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais e o governo central no sentido de controlar o processo sucessório, para que somente políticos desses dois estados fossem eleitos à presidência de modo alternado.
  • Revolta de Canudos

    Revolta de Canudos
  • Revolta da Vacina

    Revolta da Vacina
  • Revolta da Chibata

    Revolta da Chibata
  • Semana de Arte Moderna

    Semana de Arte Moderna
    A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, no Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, teve como principal propósito renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música. Mudar, subverter uma produção artística, criar uma arte essencialmente brasileira, embora em sintonia com as novas tendências européias, essa era basicamente a intenção dos modernistas.
  • Revolta do Forte de Copacabana

    Revolta do Forte de Copacabana
    Tentar impedir que Arthur Bernardes tomasse posse da presidência. 17 Tenentes e 1 civil foram em um combatte corpo a corpo conhecido com ''Os Dezoito do Forte''.
  • Revolta do Forte de Copacabana

    Revolta do Forte de Copacabana
  • Revolta de 1924

    Revolta de 1924
    Quando os reveltosos ocuparam a capital Paulista por 23 dias e diante da ofensiva armada do governo as tropas tenentistas foram obrigadas a abandonar o local.
  • A Coluna Prestes

    A Coluna Prestes
    A coluna prestes foi quando Luís Carlos Prestes e os tenentes percorreram 24 mil quilômetros atravessando 12 estados. Espalhando as ideaias tenentistas. Esse movimento não gerou conflitos mais mostrou que o governo estava fraco naquela época.
  • Crise de 1929

    Crise de 1929
    Foi quando houve uma queda na bolsa de Nova York e provocou o desemprego de muitos trabalhadores. A produção de café atingiu 21 milhões de sacos porém vendeu apenas 14 milhoões. Isso fez com que o preço do café despencasse em 50%.
  • Revolução de 1930

    Revolução de 1930
    Foi um movimento que ocorreu devido a eleição de Júlio Prestes. A palavra revolução passou a ser usada por muita gente. Então João Pessoa foi assasinado e isso fez com que o governo de Júlio Prestes caísse. Então Getúlio Vargas ficou no poder, líder do movimento de 1930.
  • Period: to

    Governo Provisório de Vargas

    Ao ocupar a presidência, Vargas tomou várias medidas para garantir o controle político do governo como: A suspenção da Constituição de 1891, o fechamento dos órgãos legislativos e a indicação de interventores militares ligados ao tenentismo para comandar os governos estaduais. No movimento constitucionalista tropas paulistas contra o governo de Júlio prestes. 4 estudantes foram dados como heróis porque foram combate frente a frente com as forças do governo.
  • Period: to

    Governo Constitucional

    Voto secreto foi estabelecido, mulheres conquistaram o direito de votar, foi criada uma jusriça eleitoral. Analfabetos e mendigos continuaram excluídos. Os integralistas (AIB) queriam o combate ao comunismo, um nacionalismo estremado, a existencia de um estado poderoso e a hierarquia severa na sociedade.
  • Period: to

    Estado Novo

    Estado Novo não pode ser considerado totalitário. No elenco dos regimes de exceção ou de fato, ele surge como típico regime autoritário, comum nas ditaduras da América Latina. Era apartidário.Não conquistou um eleitorado ou as massas populares.
  • Period: to

    Governo Dutra

    Ele fez em 1946, a nova constituição brasileira determinava a autonomia entre os três poderes e a realização de eleições diretas para os cargos executivos e legislativos estaduais, municipais e federais. Na economia do país reconquistava os níveis de importação na medida em que as grandes nações industrializadas retomavam o antigo ritmo de produção.
  • Period: to

    Governo e Suicídio de Vargas

    Vargas concedeu direitos trabalhistas, cultivava uma política de centralização do poder, fundando um regime ditatorial em 1937. Nesse mesmo ano, estabeleceu uma nova Constituição, influenciada pelo arquétipo fascista. Mas, na madrugada do dia 24 de agosto, Vargas toma a decisão que mudaria totalmente o rumo de sua trajetória na história do Brasil. Sozinho, em seu quarto, no Palácio do Catete,com uma arma e dispara contra o próprio peito. Ele se mata pela pressão.
  • Eleição de Vargas

    Eleição de Vargas
    Teve 48% dos votos. Um de seus oponenters foi Eduardo Gomes que perdeu com 29% dos votos. Lançado como candidato do PTB para suceder Dutra. Vargas criou a Justiça do Trabalho, instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo.
  • Suicídio de Vargas

    Suicídio de Vargas
    Cometeu suicídio no ano de 1954, com um tiro no coração, em seu quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro. Sua influencia se estende até hoje. Esse gesto foi o maior golpe de marketing político da história brasileira. Se suicidou por pressão e "Deixou a vida para entrar na hisória",
  • Eleição de JK

    Eleição de JK
    Juscelino foi eleito Presidente da República em outubro de 1955 com 36% dos votos. Obteu 500 mil votos a mais que seu adversário Juarez Távora. A UDN tentou mudar o resultado da eleição, sob a alegação de que Juscelino não obteve vitória por maioria absoluta, mas acabou não dando certo. Ganhou pois o PTB e o PSB se uniram para eleger ele.
  • Period: to

    Governo de JK

    O desenvolvimentismo econômico que o Brasil viveu durante o mandato de JK priorizou o investimento nos setores de transportes e energia. diminuir a desigualdade social gerando riquezas e desenvolvendo a industrialização e consequentemente fortalecendo a economia. JK ocasionou a acentuação da industrialização do país com um aumento do Produto Interno Bruto. Fez a construção de Brasília que durou aproximadamente 5 anos.
  • Eleição de Jânio Quadros

    Eleição de Jânio Quadros
    Sucedeu ao Presidente Juscelino Kubitschek. Foi eleito em outubro de 1960 com uma grande diferença na vitória. Mas seu governo durou poucos meses, provocando uma crise política, que culminaria mais tarde no Golpe Militar. Jânio foi apoiado pela UDN e alcançou êxito com um discurso de moralização. Ao final do governo de JK, o país enfrentava sérios problemas advindos.
  • Construção de Brasília

    Construção de Brasília
    Foi, sem dúvida, um dos momentos que marcou o ano de 1960 no Brasil. Apesar das dificuldades e do endividamento que acabou por causar aos cofres públicos, o sonho do presidente Juscelino estava realizado, e chegava a hora de transferir os Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) para a nova cidade. Duraram apenas 4 anos, o que mostra que foi muito rápido devido ao tempo em que foi construida.
  • Period: to

    Governo de Jânio Quadros

    Jânio governou apenas sete meses, pois renunciou em 25 de agosto de 1961. Durante este breve período, tomou medidas polêmicas de pouca importância, sofreu duras críticas. Jânio viu sua popularidade cair em função do aumento da crise econômica, caracterizada pelo crescimento da dívida externa e da inflação.
  • Period: to

    Regime Militar

    Período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época durou 21 anos. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar. Um dos mais repressivoa foi durante o governo Médici durante o AI5
  • AI1

    AI1
    Modifica a Constituição do Brasil de 1946 quanto à eleição, ao mandato e aos poderes do Presidente da República; confere aos Comandantes-em-chefe das Forças Armadas o poder de suspender direitos políticos e cassar mandatos legislativos, excluída a apreciação judicial desses atos; e dá outras providências.
  • Period: to

    Governo Castello Branco

    assume uma posição autoritária. Estabeleceu eleições indiretas para presidente, além de dissolver os partidos políticos. Em seu governo, foi instituído o bipartidarismo. A Constituição de 1967 confirma e institucionaliza o regime militar e suas formas de atuação.
  • AI2

    AI2
    Modifica a Constituição do Brasil de 1946 quanto ao processo legislativo, às eleições, aos poderes do Presidente da República, à organização dos três Poderes; suspende garantias de vitaliciedade, inamovibilidade, estabilidade e a de exercício em funções por tempo certo; exclui da apreciação judicial atos praticados de acordo com suas normas e Atos Complementares decorrentes; e dá outras providências.
  • Period: to

    Governo Costa e Silva

    Seu governo é marcado por protestos e manifestações sociais. No dia 13 de dezembro de 1968, o governo decreta o Ato Institucional Número 5 ( AI-5 ). Este foi o mais duro do governo militar, pois aposentou juízes, cassou mandatos, acabou com as garantias do habeas-corpus e aumentou a repressão militar e policial.
  • AI5

    AI5
    Suspende a garantia do habeas corpus para determinados crimes; dispõe sobre os poderes do Presidente da República de decretar: estado de sítio, nos casos previstos na Constituição Federal de 1967. Foi o com mais censura e afastou muito a população e a violência foi muito utilizada.
  • Period: to

    Milagre Econômico

    Com investimentos internos e empréstimos do exterior, o país avançou e estruturou uma base de infra-estrutura. Todos estes investimentos geraram milhões de empregos pelo país. Porém, todo esse crescimento teve um custo altíssimo e a conta deveria ser paga no futuro. Os empréstimos estrangeiros geraram uma dívida externa elevada para os padrões econômicos do Brasil.
  • Period: to

    Governo Medici

    Seu governo é considerado o mais duro e repressivo do período, conhecido como " anos de chumbo ". A repressão à luta armada cresce e uma severa política de censura é colocada em execução.
  • Period: to

    Junta Militar

    Doente, Costa e Silva foi substituído por uma junta militar. Em 18 setembro, o governo decreta a Lei de Segurança Nacional. Esta lei decretava o exílio e a pena de morte em casos de "guerra psicológica adversa, ou revolucionária, ou subversiva".
  • Period: to

    Governo Geisel

    Seu governo coincide com o fim do milagre econômico e com a insatisfação popular em altas taxas. Geisel anuncia a abertura política lenta, Gadual e segura.começam a promover ataques clandestinos aos membros da esquerda.Em 1978, Geisel acaba com o AI-5, restaura o habeas-corpus e abre caminho para a volta da democracia no Brasil.