Roma

Expansão romana

  • 264 BCE

    Guerras Púnicas

    Guerras Púnicas
    Foram disputas entre Cartago e Roma pela região do Mediterrâneo.
    Ocorreram três guerras púnicas, sendo a primeira guerra ocorrida entre os anos de 264 a 241 a.C que resultou na vitória de Roma, que conquistou as ilhas da Sicília, da Córsega e da Sardenha.
  • 218 BCE

    Segunda guerra púnica

    Segunda guerra púnica
    Ocorreu entre os anos 218 até 201 a.C
    Cartago foi liderada por Aníbal, filho de Amílcar, que mesmo tendo um numeroso exército, acabou sendo derrotado por Roma.
  • 149 BCE

    Terceira guerra púnica

    Terceira guerra púnica
    Ocorreu entre os anos de 149 até 146 a.C
    Cartago foi totalmente destruída por Roma, tendo seus habitantes escravizados e as terras conquistadas foram divididas entre os invasores, portanto Roma ganha o domínio do Mediterrâneo Ocidental.
  • 133 BCE

    Reforma Agrária

    Reforma Agrária
    A expansão territorial contribuiu para o aumento do número de escravos, que passaram a substituir os plebeus, o que gerou uma crise na república que colocou fim nas pequenas propriedades e muitos plebeus ficaram desempregados, ocorrendo então um êxodo rural.
    Para solucionar a crise, os irmãos Tibério e Caio Graco propuseram a reforma agrária, para distribuir as terras para aqueles que estavam desempregados, o que desagradou os patrícios, que resultou no assassinato de Tibério.
  • 122 BCE

    Retomada da proposta da Reforma Agrária

    Retomada da proposta da Reforma Agrária
    Dez anos depois, Caio retomou a proposta da reforma e propôs uma série de medidas para atender as necessidades da plebe, que agravou as tensões entre plebeus e patrícios, gerando uma guerra civil, que resultou no suicídio de Caio Graco.
  • 66 BCE

    Primeiro Triunvirato

    Primeiro Triunvirato
    Governo formado por: Júlio César, Pompeu e Crasso. Ocorreu uma revolta de escravos, que resultou na ida de Crasso para Síria. Com isso, ocorreu o fim da aliança entre Júlio César e Pompeu, que passaram a disputar o poder. Júlio César assume o poder, devido a sua conquista da Gália, por outro lado, desagradou o senado, exigindo sua renúncia, iniciando uma guerra civil. Essas tensões se agravaram depois que Júlio César se aproximou da Cleópatra, que resultou em seu assassinato em 44 a.C.
  • 44 BCE

    Segundo Triunvirato

     Segundo Triunvirato
    Formado por Marco Antônio, Otávio e Lépido.
    Por estarem ligados a Júlio César, se vingam de sua morte, derrotando os conspiradores. Com o afastamento de Lépido, iniciaram disputas entre Otávio e Marco Antônio pelo poder, onde Marco Antônio perdeu popularidade por se envolver com a Cleópatra, dando início a uma guerra, vencida por Otávio e resultando no suicidio de Marco Antonio e da Cleópatra. Após isso, Otávio se torna o primeiro imperador, iniciando assim o período do Império Romano.
  • 27 BCE

    Pax Romana

     Pax Romana
    Foi um período de pacificação interna, marcado de paz e prosperidade com uma estabilização dos territórios conquistados e fim da expansão, portanto foi um período de transição do período republicano para o imperial.
  • 85

    Missionarismo

    Missionarismo
    Durante esse período, ocorreu a difusão do cristianismo, com um grande número de conversões entre plebeus e escravos, com o argumento de que eles teriam uma vida melhor depois da morte.
    Porém no século seguinte, muitos desses cristãos foram perseguidos,torturados, crucificados e executados em arenas, pelo fato do imperador perder seu poder de divindade.
  • 313

    Édito de Milão

     Édito de Milão
    Foi um documento assinado pelo Imperador que concedia a liberdade de culto para os cristãos, permitindo a escolha de religiões e também a construção de igrejas para seus cultos, colocando assim, um fim a perseguição aos cristãos.