Evolução da Contabilidade

  • Nov 13, 1202

    CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO

    CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO
    Período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o livro Liber Abaci , da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.
  • Nov 10, 1494

    LUCA PACIOLI - PARTIDAS DOBRADAS

    LUCA PACIOLI - PARTIDAS DOBRADAS
    o franciscano italiano Frei Luca Pacioli publicou a primeira literatura contábil “relevante”, consolidando o método das Partidas Dobradas, com expressões de causa e efeito do fenômeno patrimonial com os termos de Débito e Crédito.
  • Jan 1, 1517

    FASE MODERNA

    Em 1517 começa a fase moderna da Contabilidade com o aparecimento do inventário e como fazê-lo, surgiram também os livros mercantis: diário, razão e sobre a autenticação deles; livros sobre registros de operações: aquisição, permuta, sociedade, etc.; sobre contas em geral: como abrir e como encerrar contas de armazenamento, lucros e perdas, sobre arquivamento de contas e documentos.
  • Nov 28, 1581

    PRIMEIRO AGRUPAMENTO PROFISSIONAL DE CONTADORES

    Fundado em Veneza, Itália, o primeiro agrupamento profissional de contadores.
  • FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL

    No Brasil, por volta de 1754, ainda como Colônia de Portugal, iniciou-se a formação profissional na área contábil, quando foi autorizada a criação do curso “Aulas de Comércio”
  • PRIMEIRA REGULAMENTAÇÃO CONTÁBIL NO BRASIL

    Foi expedida por Dom José, rei de Portugal, a primeira regulamentação da profissão contábil no Brasil. Esta regulamentação exigia como obrigatoriamente, o registro de matricula daqueles que trabalhavam na área.
  • EVOLUÇÃO CONTABILIDADE NO BRASIL

    EVOLUÇÃO CONTABILIDADE NO BRASIL
    Em 1808 a Família Real trouxe ao Brasil o aparato da Corte e o consequente aumento dos gastos públicos, promoveu a abertura dos portos e o surgimento de novos negócios, incrementou a atividade colonial e exigiu um melhor aparato fiscal.
  • REGULAMENTAÇÃO DO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE

    REGULAMENTAÇÃO DO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE
    Primeira regulamentação brasileira da profissão contábil, por meio do decreto imperial 4.475. Foi reconhecida oficialmente a Associação dos Guarda-Livros da Corte, considerada como a primeira profissão liberal regulamentada no país.
  • Reconhecimento legal à profissão do Contador Publico

    Reconhecimento legal à profissão do Contador Publico
    O Senado do estado de Nova York, outorga reconhecimento legal à profissão do Contador Publico.
  • ESCOLA COMÉRCIO - ÁLVARES PENTEADO

    ESCOLA COMÉRCIO - ÁLVARES PENTEADO
    1902 – criação da Escola de Comércio Álvares Penteado, em São Paulo, adotando basicamente técnicas da escola italiana e alemã (registro das operações financeiras ocorridas em uma empresa).
  • CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL

    CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL
    O Instituto Americano de Contadores adota um Código de Ética Profissional
  • ESCOLA NORTE AMERICANA

    ESCOLA NORTE AMERICANA
    Enquanto declinavam as escolas europeias, floresciam as escolas norte-americanas com suas teorias e práticas contábeis, favorecidas não apenas pelo apoio de uma ampla estrutura econômica e política, mas também pela pesquisa e trabalho sério dos órgãos associativos.
  • NASCE O IMPOSTO DE RENDA NO BRASIL

    NASCE O IMPOSTO DE RENDA NO BRASIL
    O imposto de renda foi instituído no Brasil por força do artigo 31 da Lei nº 4.625 de 31 de dezembro de 1922, que orçou a Receita Geral da República dos Estados Unidos do Brasil para o exercício de 1923,
  • PATRIMÔNIO COMO OBJETO DA CONTABILIDADE

    PATRIMÔNIO COMO OBJETO DA CONTABILIDADE
    Vincenzo Mazi, seguidor de Fábio Bésta, pela primeira vez, definiu patrimônio como objeto da Contabilidade. O mérito incontestável de chamar atenção para o fato de que a Contabilidade é muito mais do que mero registro; é um instrumento básico de gestão.
  • 1º CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

    1º CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
    Rio de Janeiro 16 a 24 de agosto de 1924, realização Conselho Federal de Contabilidade.
    Associação dos Empregados do Comercio do Rio de Janeiro
  • IBRACOM – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil

    Este instituto fundado em 13 de dezembro de 1971, vigorado através de novas regras estatutárias de 01 de julho de 1982, visa ajudar na criação e divulgação das Normas e Procedimentos de Auditoria e de Contabilidade, que são sancionados pelo Conselho Federal de Contabilidade, Comissão de Valores Mobiliários e Banco Central da Brasil.
  • Publicação no Brasil - Lei 6.404

    Em 15 de dezembro de 1976, foi publicada no Brasil a Lei 6.404, que regulamentava os princípios contábeis, com orientação internacional especialmente norteamericana.
  • 1996 - CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTADOR

    CFC Nº 803/1996: "DO OBJETIVO: Art. 1º Este Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da Contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe."
  • IASB - Internacional Accounting Standards Board

    IASB - Internacional Accounting Standards Board
    Foi criado o International Accounting Standards Board (IASB) que assumiu as responsabilidades técnicas do IASC, com o objetivo de melhorar a estrutura técnica de formulação e validação dos novos pronunciamentos internacionais a serem emitidas pelo IASB com o novo nome de pronunciamentos IFRS (International Financial Reporting Standard).
  • IFRS - NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE

    IFRS - NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE
    Em 2007 com a publicação da Lei 11.638/2007 começa a convergência brasileira aos padrões internacionais IFRS.
  • SPED - Sistema Público de Escrituração Digita

     SPED - Sistema Público de Escrituração Digita
    O SPED tem como objetivo unificar a recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos integrantes das escriturações contábil e fiscal das Pessoa Jurídica, através de um fluxo computadorizado de informações. O SPED também visa facilitar a fiscalização, integrando informações de interesse dos governos federal e estadual.
  • EXAME DE SUFICIÊNCIA

    EXAME DE SUFICIÊNCIA
    O Exame de Suficiência foi instituído pela Lei nº 12.249/2010, que alterou o artigo 12 do Decreto-Lei nº 9.295/46. De acordo com a nova redação, esse artigo estabelece que os profissionais contábeis somente poderão exercer a profissão mediante os seguintes requisitos: conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).