Europa

Timeline created by facebooker_1045156748988160
  • imperios

    imperios
    A partir de 1870, a hegemonia do Reino da Prússia com o chanceler Otto Von Bismarck na Europa pôs a França em uma situação crítica. Ela devagar reconstruiu suas relações internacionais, buscando alianças com a Grã-Bretanha e Rússia, para controlar o crescente poder da Alemanha sobre a Europa. Desse modo, dois lados opostos se formaram na Europa, incrementando suas forças militares e suas alianças ano a ano.
  • guerras mundiais

    guerras mundiais
    Depois da relativa paz na maior parte do século XIX, a rivalidade entre as potências europeias explodiu em 1914, quando a Primeira Guerra Mundial começou. Mais de 60 milhões de soldados europeus foram mobilizados entre 1914 e 1918. De um lado estavam Alemanha, Áustria-Hungria, o Império Otomano e a Bulgária (Poderes Centrais/Tríplice Aliança), enquanto que no outro lado estavam a Sérvia e a Tríplice Entente – a elástica coalizão entre França, Reino Unido e Rússia
  • tratado de Versalhes

    tratado de Versalhes
    No Tratado de Versalhes (1919) os vencedores impuseram severas condições à Alemanha e aos novos estados reconhecidos (tais como Polônia, Tchecoslováquia, Hungria, Áustria, Iugoslávia, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia) criados na Europa Central a partir dos extintos impérios Alemão, Austro-Húngaro e Russo, supostamente na base da auto-definição. A maioria desses países entraria em guerras locais, sendo a maior delas a Guerra Polaco-Soviética (1919-1921).
  • expançao militar

  • ascençao de hitler na Alemenha

    ascençao de hitler na Alemenha
    ascensão de Adolf Hitler ao poder começou na Alemanha em setembro 1919, quando Hitler juntou-se ao partido político conhecido como o Deutsche Arbeiterpartei (abreviado como DAP - Partido dos Trabalhadores Alemães); o nome foi mudado em 1920 para Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei - NSDAP (Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista).
  • Guerra civil espanhola

    Guerra civil espanhola
    A Guerra Civil Espanhola foi um conflito armado ocorrido na Espanha entre os anos de 1936 e 1939.
  • segunda guerra mundial

    segunda guerra mundial
    O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos: Aliados (liderados pela Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (liderados pela Alemanha, Itália e Japão).
  • Fim da Segunda Guerra Mundial

    Fim da Segunda Guerra Mundial
    "O dia 8 de maio de 1945 entrou para a história como a data oficial da rendição da Alemanha nazista. Foi quando o almirante alemão Karl Dönitz comunicou à população o fim do Terceiro Reich. Assim, depois de cinco anos, terminava a Segunda Guerra Mundial."
  • queda do muro de Berlim

    queda do muro de Berlim
    Em 9 de novembro de 1989, com a crise do sistema socialista no leste da Europa e o fim deste sistema na Alemanha Oriental, ocorreu a queda do muro. Cidadãos da Alemanha foram para as ruas comemorar o momento histórico e ajudaram a derrubar o muro. O ato simbólico representou também o fim da Guerra Fria e o primeiro passo no processo de reintegração da Alemanha.
  • FIM da UNIAO SOVIETICA

    FIM da UNIAO SOVIETICA
    Fim da Guerra Fria, causas, queda do Muro de Berlim, reunificação alemã, crise do socialismo reformas na União Soviética, glasnost e perestroika, desarmamento nuclear. ... Os países do bloco socialistas, incluindo a União Soviética, passavam por uma grave crise econômica na década de 1980.