Revolucaoindustrial clip image001

Revolução Industrial

  • A primeira fase da Revolução Industrial

    A primeira fase da Revolução Industrial
    A primeira fase ocorreu no século XVIII,Reino Unido, onde aumentou a capacidade de transformação da natureza, por meio de máquinas hidráulicas e a vapor, intensificando a produção de mercadorias. Acelerou a circulação de pessoas e produtos e expansão das redes de transporte, como trens e barcos a vapor. A primeira fase promoveu o trabalho assalariado, ascendeu a burguesia como classe social e consolidou uma nova doutrina econômica:liberalismo (independência dos três poderes e livre iniciativa)
  • Segunda fase da Revolução Industrial.

    Segunda fase da Revolução Industrial.
    Século XIX, EUA e Alemanha formaram grandes empresas (monopólios), aumentaram os bancos.Ela também introduzi-o novas tecnologias nas fontes energéticas,laboratórios científicos e expansão dos transportes pela descoberta da eletricidade. Houve aumento populacional e melhora da qualidade de vida. Na segunda fase teve a expansão imperialista, potências partilhavam a África para exploração.Depois mudou do liberalismo para a intervenção do Estado, após a grande depressão, chamado Keynesianismo.
  • Terceira fase da Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica

    Terceira fase da Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica
    No século XX,EUA e outros países iniciaram avanços tecnológicos na informática , ampliação da produtividade pela novas tecnologias, como robótica e acelera os fluxos materiais e imateriais, crescimento do setor financeiro . Os avanços tecnológicos mudaram as formas de comunicação para a população, disponibilizaram informações para todos e rompeu barreiras físicas. A terceira fase formou a globalização que é um dos processos internacional da integração econômica, social, cultural e política.
  • Quarta fase da Revolução Industrial

    Quarta fase da Revolução Industrial
    No século XIX (atualmente), de acordo com Klaus Schwab (economista), haverá automatização total das fábricas, ou seja, nanotecnologias, neuro tecnologias, robôs, inteligência artificial, biotecnologia,melhora na energia, drones e impressoras 3D, levando a um grande aumento da produção. A quarta fase é extremadamente digital, ela irá mudar o estilo de vida das pessoas e técnicas de produção, por exemplo muitos trabalhos manuais serão substituídos por robôs e ela irá diminuir a interação social.