Química orgânica

  • Torbern Olof Bergman

    dividiu a química orgânica em dois troncos:
    Química Orgânica: que estuda compostos obtidos diretamente dos seres vivos,
    Química Inorgânica: que estuda os compostos de origem mineral
  • Lavoisier

    1784: Lavoisier – Verificou que a combustão de todo composto orgânico originava sempre gás carbônico e água, com isso deduziu que as plantas e os animais continham o elemento carbono, e também poderiam ter hidrogênio e oxigênio e, às vezes, nitrogênio, enxofre e fósforo. Esses elementos foram chamados de elementos organóides (isto é, geradores dos seres vivos). Lavoisier estava interessado em saber como é que estes elementos poderiam originar os compostos orgânicos.
  • Jöns Jakob Berzeluis

    a teoria da Força Vital, onde somente os seres vivos são capazes de produzir os compostos orgânicos. Isto queria dizer que era impossível obter uma substância orgânica se não fosse a partir de um ser vivo. Não poderiam ser sintetizadas (preparadas artificialmente)
  • Jons Jacob Berzelius

    em 1815, isolou pela primeira vez os elementos silício (1823), zircônio (1824) e titânio (1825). Formulou a teoria da força vital, segundo o qual somente os seres vivos são capazes de produzir compostos orgânicos.
  • Friedrich Wöhler

    Em 1828, após várias tentativas, um dos discípulos de Berzelius, mais precisamente Friedrich Wöhler, conseguiu por acaso obter uma substância encontrada na urina e no sangue, conhecida pelo nome de uréia.Wöhler obteve essa substância a partir do cianato de amônio (composto inorgânico) começando assim a queda da teoria da força vital. A partir daí, surgiu a ideia de que os compostos orgânicos podiam ser sintetizados sem a participação direta dos seres vivos.Ureia - Química orgânica
  • estudo do carbono

    É a parte da química orgânica que estuda o elemento carbono, utilizando o conhecimento de ligações químicas para determinar os tipos de ligações possíveis para o elemento e sua hibridização em cada caso, bem como sua capacidade de encadeamento e seu comportamento dentro das moléculas orgânicas. Nesta seção também estudamos a classificação das cadeias de carbono e os princípios básicos de nomenclatura de cadeias. Abaixo temos um resumo da regra de nomenclatura de cadeias orgânicas.
  • Marcellin Pierre Eugene Berthelot

    obteve por aquecimento a polimerização do acetileno em benzeno, derrubando totalmente a teoria da força vita
  • Freedrich August Kekulé

    concluiu que o conceito de química orgânica proposto por Bergman era inadequado e propôs uma nova definição, a qual é aceita até hoje: a de que a química orgânica é a parte da química que estuda os compostos de carbono.
  • Antoine-Laurent de Lavoisier

    deu uma contribuição importante para a química orgânica ao observar que eram também encontrados nos compostos orgânicos, além do carbono, os elementos hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, chamados de organógenos (geradores de organismos vivos).criou ainda o consagrado Postulado conhecido popularmente como a “Lei de Lavoisier”: Na natureza nada se cria, nada se perde. Tudo se tranforma.