Quc3admica

Química Orgânica

  • 1453

    Surgimento

    Surgimento
    As propriedades de alguns compostos orgânicos são conhecidas desde antes de Cristo e até mesmo durante a Idade Média e o começo da Era Moderna. Nessa época conhecia poucos compostos orgânicos em estado puro, e por não ser comum levava à crença de que os compostos orgânicos eram derivados dos organismos vivos. No entanto, com os procedimentos semelhantes aos da química orgânica que começaram a ser executados a partir do final do século XVIII e início do século XIX, tudo mudou.
  • Primeiros experimentos

    Primeiros experimentos
    Com o uso de métodos científicos os compostos puderam ser isolados, estudados e melhor conhecidos. No século XVIII, Carl Wihelm Sheel conseguiu isolar o ácido tartárico da uva, o ácido cítrico do limão, o ácido lático do leite, a glicerina da gordura e a uréia da urina.
  • Primeiros experimentos

    Primeiros experimentos
    Em 1777, Torbern Olof Bergam definiu que a Química Orgânica era a química dos compostos existentes nos organismos vivos e que a Química Inorgânica era a química dos minerais. Torbern Olof Bergman dividiu a química orgânica em:
    Orgânica: que estuda compostos obtidos diretamente dos seres vivos;
    Inorgânica: que estuda os compostos de origem mineral.
  • A presença do carbono nos compostos orgânicos

    A presença do carbono nos compostos orgânicos
    No final do século XVIII, Antoine Laurent de Lavoisier analisou muitos compostos orgânicos e verificou a presença do elemento químico carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, chamados de organógenos (geradores de organismos vivos).
  • Carbono

    Carbono
    Visto que o carbono é tetravalente, podendo realizar quatro ligações de diferentes maneiras, com átomos de outros elementos ou com átomos do próprio carbono, existem milhões de seus compostos. Uma quantidade muito superior do que a de compostos inorgânicos conhecidos atualmente. Tais compostos são agrupados em diferentes funções que apresentam propriedades químicas semelhantes, tais como os hidrocarbonetos, os álcoois, as cetonas, os aldeídos, os ácidos carboxílicos, entre outros.
  • Definição

    Definição
    A Química Orgânica recebeu inicialmente esse nome para descrever substâncias extraídas de organismos vivos. Acreditava-se que elas só podiam ser produzidas em organismos vegetais e animais, mas nunca em laboratório. Entretanto, provou-se que o homem conseguia sim sintetizar compostos orgânicos em laboratório, e então a definição de Química Orgânica mudou para:
    “Ramo da Química que estuda a maioria dos compostos formados pelo elemento carbono”.
  • “Heróis” da química orgânica

    “Heróis” da química orgânica
    Jons Jacob Berzelius em 1815 isolou pela primeira vez os elementos silício (1823), zircônio (1824) e titânio (1825). Formulou a teoria da força vital, segundo o qual somente os seres vivos são capazes de produzir compostos orgânicos.
  • “Heróis” da química orgânica

    “Heróis” da química orgânica
    Em 1828 um dos discípulos de Friedrich Wöhler, conseguiu por acaso obter uma substância encontrada na urina e no sangue, conhecida pelo nome de uréia. Ele obteve essa substância a partir do cianato de amônio (composto inorgânico) começando assim a queda da teoria da força vital. A partir daí, surgiu a ideia de que os compostos orgânicos podiam ser sintetizados sem a participação direta dos seres vivos.
  • Desenvolvimento

    Desenvolvimento
    O conceito de estrutura química foi crucial para o desenvolvimento de teorias em química orgânica, trabalhadas de forma simultânea e independente por Friedrich August Kekulé e Archibald Scott Couper em 1858. Ambos sugeriram que os átomos de carbono tetravalente (que fazem quatro ligações) poderiam se ligar um ao outro para formar uma rede de átomos de carbono, e que os padrões dessas ligações podiam ser discernidos por interpretações adequadas de reações químicas que haviam ocorrido.
  • “Heróis” da química orgânica

    “Heróis” da química orgânica
    Em 1866 Marcellin Pierre Eugene Berthelot obteve por aquecimento a polimerização do acetileno em benzeno, derrubando totalmente a teoria da força vital.
    Freedrich August Kakulé concluiu que o conceito de química orgânica proposto por Bergman era inadequado e propôs uma nova definição, a qual é aceita até hoje: a de que a química orgânica é a parte da química que estuda os compostos de carbono.
  • Descoberta do petróleo

    Descoberta do petróleo
    A história da química orgânica continuou com a descoberta do petróleo e a sua separação em frações de acordo com a diferença no ponto de ebulição de seus componentes. Já a indústria farmacêutica teve seu início na última década do século XIX, com a fabricação do ácido acetilsalicílico (mais conhecido como aspirina)
  • Descoberta de diversos plásticos

    Descoberta de diversos plásticos
    Na primeira metade do século XX, houve um grande desenvolvimento da indústria química orgânica nos Estados Unidos, com a descoberta, por exemplo, de diversos plásticos, como o raiom, o náilon, o teflon e o poliéster. Esta época também foi marcada pela substituição do carvão pelo petróleo como principal fonte de matéria-prima para a indústria química orgânica. Devido a isso, surgiu uma gigantesca indústria petroquímica, tendo os materiais plásticos como produto principal.