Baird

Primeiro protótipo da Televisão em 1926 feito por John Logie Baird

  • Primeiro protótipo da Televisão John Logie Baird

    Primeiro protótipo da Televisão John Logie Baird
    Primeiro protótipo de televisão
  • O dia da Informática é comemorado em 15 de agosto porque foi neste dia, do ano 1946 que surgiu o Eniac que mereceu ser chamado de computador.

    O dia da Informática é comemorado em 15 de agosto porque foi neste dia, do ano 1946 que surgiu o Eniac que mereceu ser chamado de computador.
  • 30 de julho de 1961. Há mais de 45 anos, um grupo de estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT) testava pela primeira vez "Spacewar!", um jogo eletrônico desenvolvido em um enorme computador que custava milhares de dólares.

    30 de julho de 1961. Há mais de 45 anos, um grupo de estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT) testava pela primeira vez "Spacewar!", um jogo eletrônico desenvolvido em um enorme computador que custava milhares de dólares.
  • O primeiro CAD de que temos noticia, é o sketchpad, um sistema desenvolvido em 1963 por Ivan Edward Sutherland, sendo parte da tese de doutorado no ITM (Instituto Tecnológico de Massachusetts).

    O primeiro CAD de que temos noticia, é o sketchpad, um sistema desenvolvido em 1963  por Ivan Edward Sutherland, sendo parte da tese de doutorado no ITM (Instituto Tecnológico de Massachusetts).
  • Sutherland no MIT inventou o primeiro computador controlado, head-mounted display (HMD).

    Sutherland no MIT inventou o primeiro computador controlado, head-mounted display (HMD).
    Chamado de a “Espada de Damocles” por causa da ferragem requerida para a sustentação, ele mostrou duas imagens wireframe separadas, uma para cada olho. Isto permitiu que pudesse ser vista uma cena do computador em 3D.
  • Ralph Baer

    Ralph Baer
    Um engenheiro de supervisão da Sanders Associates, surgiu com um vídeo game doméstico em 1966 licenciado mais tarde a Magnavox e foi chamado de “Odyssey”. Muito simples, e requerendo as peças eletrônicas razoavelmente baratas, permitiu que o jogador movesse pontos de luz ao redor de toda a tela. Era o primeiro produto comercial da Computação Gráfica.
  • Shakey

    Shakey
    . É apresentado também o primeiro robô controlado por inteligência artificial, o robô Shakey, que era equipado com sensores (câmera de vídeo, laser range finder, e bump sensors) e um algoritmo de resolução de problemas.
  • Primeiro Mouse

    Primeiro Mouse
    Doug Englebart estava experimentando com telas de vídeo e um dispositivo de computador apontando chamado de "mouse".
  • Atari

    Atari
    Em 1972 é fundada a Atari, empresa voltada para a produção de jogos, sendo produzido no mesmo ano o jogo Pong.
  • Ethernet

    Ethernet
    Este "PC" da foto é bem mais antigo que parece. Vendo a interface gráfica você poderia pensar que se trata de uma estação de trabalho da década de 80, talvez um contemporâneo do Macintosh, mas ele é na verdade muito mais antigo. Trata-se de um Xerox Alto, de 1973, a primeira estação de trabalho e também a primeira a ser ligada em rede.
  • o IBM 2250 deu a possibilidade aos investigadores de aperfeiçoarem os seus trabalhos no écran, por intermédio do teclado e do lápis luminoso. Entre muitas outras aplicações, o 2250 elaborou mapas relativos à poluição atmosférica nas grandes cidades

    o IBM 2250 deu a possibilidade aos investigadores de aperfeiçoarem os seus trabalhos no écran, por intermédio do teclado e do lápis luminoso. Entre muitas outras aplicações, o 2250 elaborou mapas relativos à poluição atmosférica nas grandes cidades
  • Catmull

    Catmull
    É desenvolvido, por Catmull, um novo método de visibilidade e coloração de faces (z-buffer).
  • Futureworld

    Futureworld
    Contém imagens 3D geradas por computador.
  • Blinn

    Blinn
    Blinn desenvolve novos métodos de mapeamento de textura
  • GKS

    surge a primeira biblioteca gráfica de programação (GKS, Graphical Kernel System).
  • Eurographics

    Eurographics
    Em 1979 é fundada a Associação Européia de Computação Gráfica, Eurographics, por um grupo de investigadores e utilizadores europeus e alguns americanos. Lançado o primeiro Árcade Vídeo Game, o Space Invaders.
  • Tron

    Tron
    A Disney produz o filme Tron, com diversas técnicas de Computação Gráfica. Whitted introduz o método de traçagem de raios, que consiste no envio de raios luminosos a partir do ponto de observação e determina o ponto visível mais próximo, colorindo-o em função da visibilidade das fontes de luz e objetos de cena.
  • Toy Story

    Toy Story
    Em 1991, Disney e Pixar anunciaram um acordo para criar o primeiro filme longa metragem feito por animação de computador, chamado "Toy Story”. Dentro de dois a três anos.
  • Exterminador do Futuro 2

    Exterminador do Futuro 2
    Terminator 2" (T2) foi lançado em 1991 e colocou um novo padrão de efeitos especiais em CG. O robô T-1000 em T2 foi alternado entre o ator Robert Patrick e a versão 3D animada de Patrick. Não foram somente os gráficos fotorealísticos, mas o mais impressionante foi que os efeitos foram produzidos no tempo e sob o orçamento.
  • Domínio Digital

    Wavefront adquiriu imagem digital de Thomson (TDI) que aumentou a parcela de mercado do Wavefront no topo do mercado de computação gráfica. O Wavefront começa imediatamente a integrar produtos de TDI em sua própria linha de software de computação gráfica.
    Logo em 1993, as forças da IBM, James Cameron (escritor/diretor/produtor), Stan Winston (perito em efeitos especiais) e de Scott Ross (efeitos visuais da ILM) foram unidas para criar novos efeitos visuais e estúdios de produção digital.
  • Jurassic Park

    Jurassic Park
    O filme era basicamente sobre dinossauros que caçavam (e comiam) pessoas, os efeitos especiais representaram um bom desafio. No filme Phil Tippett usou go-motion photography e stop-motion para fazer o movimento dos dinossauros, onde o go-motion adiciona borrões de movimento na imagem tornando o movimento mais real. Os resultados foram tão bons que geraram o Oscar de efeitos especiais em março de 1994.
  • Playstation

    Playstation
    Foi lançado pela Sony o Playstation, um Vídeo Game revolucionário que trazia um chip de aceleração 30 capaz de processar 360000 polígonos por segundo.
  • Quake

    Quake
    Em maio de 1996 foi lançado o jogo “Quake” com gráficos em 3D e o hardware acelerador 3D que era praticamente inútil já que o jogo não necessitava da aceleração para funcionar.
  • Nintendo 64

    Nintendo 64
    A Nintendo anunciou em união com Silicon Graphics, Inc. (o líder em tecnologia de computação gráfica) que ia produzir uma plataforma 3D Nintendo de 64 bits para uso doméstico. O Console foi liberado em 1996 com o nome de Nintendo 64.
  • Filmes

    Filmes
    Com o lançamento da seqüência de Jurassic Park, “The Lost World” onde as animações eram bem melhores que o predecessor. Outros filmes com CG avançado foram “Starship Troopers”, “5th element”, “Men in Black” e o clássico “Titanic”.
  • Godzilla

    Godzilla
    Em 1998 o filme “Godzilla” foi lançado. Esse continha muitas cenas difíceis onde Godzilla interagia com o ambiente em real-life. Foi uma alta produção, mais a audiência não foi boa, pois no mesmo ano lançaram muitos filmes similares, “Armageddon” e “Deep Impact” os dois com CG interessante. E Também lançaram “Antz” and “A Bugs Life”, dois longa metragem em animação gráfica de alta qualidade mais sem nenhuma inovação.
  • Matrix

    Matrix
    Em 1999 foi lançado “Matrix” e em dezembro “Toy Story 2”. Na indústria dos games a NVidia finalmente lança uma placa de alta performance com o seu processador TNT2. A Voodoo não alcançou o TNT2 e a nVidia não parou. Em outubro foi lançada a primeira GPU (Graphics Procesing Unit), a GeForce 256. Com o lançamento de Quake III em dezembro que precisava de no mínimo 30 frames por segundo em 1600x1200x32 bits pra rodar tornou-se necessário o uso de acelerador 3D.
  • 3DFX

    3DFX
    O ano de 2000 realmente foi “o ano da nVidia”. Em dezembro, a nVidia produziu um poderoso 3DFX.
  • Senhor dos Anéis

    Senhor dos Anéis
    O filme do ano foi “Lord of the Rings” com efeitos fantásticos. Lançado em janeiro de 2002.
  • GeForce 4 Ti

    GeForce 4 Ti
    2002, nVidia lança uma nova geração de chips. O nv25 (GeForce 4 Ti). Este chip que fez os usuários do Xbox entenderem quão rápida a tecnologia gráfica está avançando.Nos filmes as cenas de “Star Wars: Episode 2” feitas com incríveis cargas de CG. Eles não fizeram coisas que nunca tinha feito antes, mas foram mais perfeitos que em “Episode 1”.