Industrialização do Brasil

Timeline created by maguima
  • 1500

    Antes da industrialização

    Antes da industrialização
    Era quando o país ainda era colônia. Dessa forma, a metrópole não aceitava a implantação de indústrias e a produção tinha regime artesanal.
    (1500 - 1800)
  • Etapa 1

    Etapa 1
    Corresponde a uma fase que se desenvolveu entre 1808 a 1930, que ficou marcada pela chegada da família real portuguesa em 1808. Nesse período foi concedida a permissão para a implantação de indústria no país a partir de vários requisitos, dentre muitos, a criação em 1828, de um tributo com taxas . Outro fator determinante nesse sentido foi o declínio do café, momento em que muitos fazendeiros deixaram as atividades do campo e, com seus recursos, entraram no setor industrial.
  • Café

    Café
    Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, o café exerceu uma grande importância para a economia do país, até porque era praticamente o único produto brasileiro de exportação. O cultivo dessa cultura era desenvolvido especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e algumas áreas de Minas Gerais
  • Motivos da Industrialização no Brasil

    Motivos da Industrialização no Brasil
    -a exportação de café gerou lucros que permitiram o investimento na indústria;
    -os imigrantes estrangeiros traziam consigo as técnicas de fabricação de diversos produtos;
    -a formação de uma classe média urbana consumidora, estimulou a criação de indústrias;
    -a dificuldade de importação de produtos industrializados durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) estimulou a indústria.
  • Começo da industrialização

    Começo da industrialização
    Diversos países, como Argentina, México e Brasil, iniciaram o processo de industrialização efetiva a partir da segunda metade do século XX, ocorreu ainda nas primeiras décadas de 30, momentos depois da crise de 29.
    Quando se fala em industrialização do Brasil é bom ressaltar que tal processo não ocorreu em nível nacional, uma vez que a primeira região a se desenvolver industrialmente foi a Região Sudeste.
  • Fatores que contribuíram para a intensificação das industrias no Brasil

    Vários foram os fatores que contribuíram para a intensificação da indústria brasileira, entre os principais estão: crescimento acelerado dos grandes centros urbanos graças ao fenômeno do êxodo rural, promovido pela queda do café. A partir dessa migração houve um grande aumento de consumidores, apresentando a necessidade de produzir bens de consumo para a população.
  • Etapa 2

    Etapa 2
    Período que ocorreu entre 1930 e 1955, momento em que a indústria recebeu muitos investimentos dos ex-cafeicultores e também em logística. Assim, houve a construção de vias de circulação de mercadorias, matérias-primas e pessoas, proveniente das evoluções nos meios de transporte que facilitaram a distribuição de produtos para várias regiões do país Foi instalada no país a Companhia Siderúrgica Nacional, construída entre os anos de 1942 e 1947.
  • 3º Etapa

    Teve início em 1955, e segue até os dias de hoje. Essa fase foi a abertura da economia e das fronteiras produtivas. As medidas produtivas tiveram novos rumos, como a intensificação da entrada de empresas e capitais de origem estrangeira comprometendo o crescimento autônomo do país. No fim do século XX houve um crescimento econômico no país, promovendo uma melhoria na qualidade de vida da população brasileira, além de maior acesso ao consumo. Houve também a estabilidade da moeda.