Origens

Timeline created by amanda_vih
  • 99,999 BCE

    Big Bang

    Big Bang
    A hipótese do início do universo, criada por Albert Einstein, 1931, fala que a expansão foi a causa da criação do universo.
  • 99,999 BCE

    A origem dos elementos

    A origem dos elementos
    Com o big bang os átomos de hidrogênio começaram a se evoluir devido ao grande calor e sua camada eletronica evolui dando origem a novos átomos e novos e elementos. Se dividindo em elementos leves e pesados.
  • 10,000 BCE

    Crescente Fértil

    Crescente Fértil
    Crescente Fértil é uma região, que está localizada entre o nordeste de África e o Oriente Médio.O nome é devido ao formato da região e fértil pois nesta região encontram-se os rios Nilo, Tigre e Eufrates e eles tornam o solo muito fértil.
    Nessa região há grandes civilizações, como fenícios, hebreus, persas e duas principais mesopotâmicas e egípcias.
  • 6,000 BCE

    Mesopotâmia

    Mesopotâmia
    Mesopotâmia é igual á " VIDA entre rios" , pois se encontra entre os rios Eufrates e Tigre. O povo era politeísta ,cada povo acreditava em uma dividade com mais intensidade, mas a deusa maior era Ishtar, que era cultuada por todos. Nessa região destacaram-se a ciência, arquitetura e literatura. Com observações do céu e os sacerdotes foi desenvolvido princípios da astronomia e astrologia.
  • 6,000 BCE

    Egito

    Egito
    Egito é conhecido como a dadiva do Nilo, pois está a margem do rio, é uma das civilizações o crescente fértil.Eles eram politeístas havia adoração a vários deuses, eles acreditavam na vida após a morte e no retorno da alma ao corpo, eles cultuavam os mortos e mumificava os corpos para a conservação.
    Nesta época foi desenvolvido o estudo da matemática e da geometria, na época eram voltadas principalmente para construções civis e desenvolvimento da astronomia.
  • 5,000 BCE

    Origem das Artes visuais

    Origem das Artes visuais
    A arte rupestre foi a que deu início as artes em geral, surgiu com a necessidade do homem primitivo de se expressar e comunicar. Ele utilizava elementos naturais como carvão,colorau e até mesmo sangue de animais, para fazer os desenhos nas paredes das cavernas.
  • 4,000 BCE

    Idade Antiga

    Idade Antiga
    A idade antiga foi marcada pela mitologia que foi o início, na filosofia.Nela haviam pré-socráticos e cada um tinha sua árche.
    Os filósofos mais importantes desse tempo foram Sócrates, Platão e Aristóteles.
  • 3,999 BCE

    Mitologia

    Mitologia
    O termo mitologia se refere ao estudo das lendas, mitos, narrativas e rituais, com que os povos antigos referiam os deuses e heróis. É a história de personagens sobrenaturais
  • 3,500 BCE

    Origem da escrita

    Origem da escrita
    As grandes civilizações foram responsáveis pela origem da escrita, os fenícios , mesopotâmicos e egípcios foram os primeiros a desenvolver alfabetos e símbolos.
    No Egito a escrita mais antiga é o hieróglifo e na mesopotâmia a escrita cuneiforme.
  • 2,018 BCE

    Origem das Línguas

    Origem das Línguas
    A língua originou-se da Língua Adâmica, que foi a única língua de origem divina e depois da Torre de babel, que os homens construíram para chegar até o céu e ser superior á Deus, então Deus confundiu todas as línguas para que não houvesse compreensão entre os homens.
  • 2,000 BCE

    Origem da língua japonesa

    Origem da língua japonesa
    A língua japonesa antiga origina-se da família de línguas altaicas e austronésia, já a língua japonesa moderna é de origem do chines, no japonês as três tipos de escrita katakana, hiragana e hanji e para os números romaji.
  • 2,000 BCE

    Origem da Língua Chinesa

    Origem da Língua Chinesa
    O chinês pertence à família sino-tibetana.O chinês possui dialetos classificados em sete grandes grupos. As diferenças no léxico e na pronúncia são análogas às existentes nas línguas românicas. A maioria dos chineses fala o mesmo dialeto, chamado pelos ocidentais de mandarim. O mandarim constitui a base da atual escrita vernácula, baihua, que, por sua vez, é a base da língua oficial: o putonghua.
  • 1,800 BCE

    Origem da Matemática

    Origem da Matemática
    A matemática surgiu com a necessidade dos homens primitivos de calcular quantos animais tinham entre outras coisas.Os números e a matemática andam lado a lado.
    Um pensamento matemático exige além de habilidade com cálculos, um raciocínio lógico aguçado e uma boa dose de interpretação de textos e da realidade.
  • 1,200 BCE

    Origem da Língua Germânica

    Origem da Língua Germânica
    Língua germânica pertencente ao grupo germânico-holandês. É formada por dois grupos de dialetos: o alto alemão (que inclui o alemão literário normativo) e o baixo alemão. É falada na Alemanha, Áustria, Suíça, Liechtenstein, Luxemburgo e nas regiões de Alsácia-Lorena e Alto Adige (Itália).
  • -700 BCE

    Origem da Língua Inglêsa

    Origem da Língua Inglêsa
  • -700 BCE

    Pré-socráticos

    Pré-socráticos
    O pré- socráticos como o nome refere são os que antecederam Sócrates, estes buscavam nos elementos da natureza respostas para a origem do ser e do mundo, eram chamados de filósofos da physis. Cada um tinha uma arché como Herádito (fogo), Tales (água), Demócrito (átomo) entre outros.
  • -550 BCE

    Teatro

    Teatro
    O teatro grego teve início em Atenas, surgiu através das celebrações realizadas para o deus Dionísio , que era a divindade das festas , fertilidade e vinho.
  • -476 BCE

    Idade Média

    Idade Média
    A idade antiga foi marcada pelo período helenístico, onde surgiram 4 escolas , sendo o cinismo , ceticismo, epicurismo e estoicismo.
    Nesse período que se destacaram foram Santo Agostinho e São Tomás de Áquino.
  • -427 BCE

    Platão

    Platão
    Platão foi filósofo e matemático , que em sua época era um dos maiores filósofos. Ele trabalhou a relação entre o homem e o mundo, dividindo a relação dos homem entre corpo e alma e do mundo entre sensível e inteligível.
  • -399 BCE

    Sócrates

    Sócrates
    Sócrates foi um filosofo e um dos discípulos de Platão.Ele é considerado o pai da moral, para ele a razão está relacionada a felicidade, criou também o método Maiêutico.
  • -384 BCE

    Aristóteles

    Aristóteles
    Aristóteles foi um dos discípulos de Platão. Entre os séculos VI e VII a.C. a filosofia dele abrange a meta-física, a ética e a política.Para ele a felicidade é o único objetivo do homem.
  • -330 BCE

    Euclides de Alexandria

    Euclides de Alexandria
    Euclides é conhecido como o "pai da geometria", realizou estudos em Atenas. Atualmente a geometria euclidiana tem papel importante em vários campos, tem base dos postulados de Euclides, ela estuda objeto em 2 ou 3 dimensões.
  • -300 BCE

    Origem da Língua Francêsa

    Origem da Língua Francêsa
  • 490

    Alquímia

    Alquímia
    A alquimia é a origem da química, seria antiga química exercitada na era medieval. Os alquimistas buscavam pela pedra filosofal, transformar objetos em ouro e a vida eterna.
    A alquimia teve diversas contribuições para a realidade como banho-maria, invenção do papel, vidro entre outras coisas.
  • 1100

    Trovadorismo

    Trovadorismo
    O trovadorismo foi um movimento literário da idade média, dentro do trovadorismo haviam cantigas, que eram divididas entre cantiga de amor, cantiga de amigo, cantiga de escárnio e cantiga de maldizer.
  • 1300

    Origem da Língua Portuguesa

    Origem da Língua Portuguesa
    O Português é originário do Latim Vulgar, é o oitavo idioma mais falado no mundo e está presente em quatro continentes.
    Teve influência do Pré-Românico, Românico, Galego-Português,Português Arcaico até chegar no Português Moderno que é o que falamos hoje no Brasil e em países Lusófonos
  • 1300

    Arte Gótica

    Arte Gótica
    A arte gótica iniciou-se na idade média, nesta época a igreja era extremamente influente, o estilo de arte gótica era contraposto ao estilo de arte românico.
    A arte gótica é formada por pinturas, arquitetura e esculturas.
  • 1400

    A origem do Espanhol

    A origem do Espanhol
    Surgido na idade média o Espanhol é uma língua de origem românica, derivada do Latim. E inicialmente ele era conhecido como castellano.
  • 1503

    Nicolau Copérnico

    Nicolau Copérnico
    Foi um astrônomo, matemático que desenvolveu a teoria heliocentrista , onde o sol é o centro do universo não a terra, foi ele também que descobriu que a terra giro em torno de seu próprio eixo.
  • A origem da Geografia

    A origem da Geografia
    A Geografia foi se desenvolvendo ao passar dos tempos até chagar na Geografia Moderna que originou o determinismo e possibilismo e depois , chegou a geografia crítica.
  • John Locke

    John Locke
    O filósofo Locke é considerado o pai do liberalismo, sendo o principal representante do empirismo britânico.Ele afirmava que o conhecimento era proveniente da experiência, tanto de origem externa, nas sensações, quanto nas internas, através das reflexões.
  • Método Ciêntifico

    Método Ciêntifico
    O método para a formação, desenvolvimento de hipóteses e aprovação de teorias
  • Francesco Redi

    Francesco Redi
    Um dos cientistas que defendeu que tentaram provar que a teoria da abiogênese estava errada, fez um experimento mais não conseguiu convencer totalmente
  • Lazzaro Spalanzani

     Lazzaro Spalanzani
    Um dos defensores da teoria da biogênese, fez experimentos para entender a origem dos microrganismo e bactérias, e explicar porque a abiogênese era falsa.
  • Immanuel Kant

    Immanuel Kant
    Foi um filósofo iluminista, que combateu o sistema feudal. Kant coloca os conceitos de razão e moral e diz que moral independe do contexto, religião, situação particular ou crença. E divide também a razão em pura ( conhecimento) e prática (agir).
    Ele trabalha a questão do imperativo categórico e hipotético.
  • Louis Pasteur

    Louis Pasteur
    Louis fez descobertas como o desenvolvimento de doenças, o método de pasteurização, a vacina contra raiva e o estabelecimento da biogênese.
  • Paul Vidal

    Paul Vidal
    Vidal trabalhou sobre o principio da geografia humana e também desenvolveu o possibilismo Geográfico que veio em oposição do determinismo.
    O possibilismo é a relação entre o homem e o meio,onde há possibilidade de dominar o meio e modifica-lo.
  • Georg Cantor

    Georg Cantor
    A Teoria dos Conjuntos foi criada e desenvolvida pelo Matemático russo George Cantor, trata-se do estudo das propriedades dos conjuntos, relações entre conjuntos e relações entre os elementos e o próprio conjunto.
  • Friedrich Ratzel

    Friedrich Ratzel
    Foi um pensador alemão e um dos principais teóricos clássico da geografia e considerado o pai da geopolítica e do determinismo geográfico.
    O determinismo foi influenciado pelo positivismo e o darwinismo, nele a natureza determina a sociedade, a sociedade e o estado resultam do meio em que estão inseridos
  • Émile Durkheim

    Émile Durkheim
    Émile Durkheim foi um sociólogo francês. Influenciado pelo iluminismo, criou vários conceitos baseados na sociedade,sendo um deles o conceito de indivíduo.Sendo esse como fruto da sociedade composto por ideias, condutas, concepções, valores e maneira de agir.O indivíduo possui conjunto de crenças e sentimentos de uma mesma sociedade que serve para orientar a conduta de cada um de nós.
  • Max Weber

    Max Weber
    O pensamento do sociólogo, e diferente dos pensamento vistos em Durkheim e Comte. Ele estuda os conceitos de Sociologia Compreensiva ,faz crítica ao positivistas, criar conceitos para a ação social e relação social e relacionar capitalismo e religião.
  • Existencialismo

    Existencialismo
    Doutrina filosófica e movimento intelectual, que prega que o homem é um ser que possui toda a responsabilidade por meio de suas ações. Está pautada na existência metafísica, donde a liberdade é seu maior mote, refletida nas condições de existência do ser.
  • I Guerra Mundial

    I Guerra Mundial
    A guerra mundial surgiu devido ao imperialismo, que queria ampliar suas fronteiras e ter domínios de territórios e ao nacionalismo onde havia rivalidades e disputas de mercado e matéria-prima.
  • Revolução Vermelha

    Revolução Vermelha
    A Revolução Vermelha foi liderada por Lênin e foi a primeira tentativa de implantar sociedade socialista, ele foi influenciado pelo discurso de Karl Marx.
  • Escola de Frankfurt

    Escola de Frankfurt
    Os teóricos da Escola de Frankfurt foram capazes de compartilhar seus pressupostos teóricos e desenvolver uma postura crítica. Essa postura esteve oposta ao determinismo comum às teorias positivistas.
    Nela elaboraram uma concepção conhecida como Teoria crítica, na qual distingue duas formas de razão: a razão instrumental e a razão crítica.
  • II Guerra Mundial

    II Guerra Mundial
    Foi um conflito militar global entre todas as potências que foram organizadas em duas alianças, Aliados e Eixo.
    Os aliados eram formados pela Inglaterra, França , U.R.S.S. e o eixo formado pela Alemanha, Itália e Japão ( kamikaze )
    Neste conflito houve o ataque de Hiroshima, da bomba atômica.
  • Yves Lacoste

    Yves Lacoste
    Lacoste é um geógrafo e geopolítico francês. Criou a Geografia crítica onde é necessário saber pensar o espaço para saber nele se organizar, para saber nele combater.