Lisbon 09973 lisboa padrão dos descobrimentos 2006 luca galuzzi

Expansão Portuguesa

  • 1415 BCE

    Conquista de Ceuta

    Conquista de Ceuta
    Soldado Portugueses,Ingleses,Galegos saíram de Lisboa, embarcado em 212 navios de transporte para Ceuta, tendo efectuado o desembarque sem encontrar resistência por parte dos mouros. A guarnição da cidade de Ceuta correu a fechar as portas da cidade, mas as tropas portuguesas foram rápidas a impedir o estabelecimento de defesas adequadas. Assim no dia 22 Ceuta já pertencia aos Portugueses
  • 1418

    Descoberta da ilha de Porto Santo, na Madeira

    Descoberta da ilha de Porto Santo, na Madeira
    Em 1418 João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira descobriram a Ilha de Porto Santo após uma tempestade ocorrida em alto-mar, sendo a embarcação foi afastada da sua rota, pela costa de África. Depois de muitos dias à deriva pelo alto mar, avistaram uma pequena ilha a que chamaram de Porto Seguro, Porto Santo, pois a mesma salvou a tripulação de Zarco de um destino fatídico.
  • 1419

    Descoberta da Ilha da Madeira

    Descoberta da Ilha da Madeira
    A ilha da Madeira foi descoberta pelos navegadores portugueses Tristão Vaz Teixeira, Bartolomeu Perestrelo e João Gonçalves Zarco em 1419, que apelidaram a ilha de ‘Madeira’ devido à abundância desta matéria-prima.
  • 1427

    Descoberta do Açores

    Descoberta do Açores
    Em 1427, dão-se os primeiros contactos com o arquipélago dos Açores por Diogo de Silves. Ainda nesse ano é descoberto o grupo oriental dos Açores, São Miguel e Santa Maria.
  • 1434

    Gil Eanes dobra o Cabo Bojador

    Gil Eanes dobra o Cabo Bojador
    Gil Eanes partiu com o conhecimento e os instrumentos disponíveis na altura, a tarefa não seria assim tão simples:o cabo,rodeado de recifes e envolto quase sempre em nevoeiro,parecia aos olhos dos navegadores intransponível.O mundo conhecido acabava ali, naquelas águas ferventes habitadas por monstros marinhos,como rezavam as lendas. Muitos marinheiros arriscaram a perigosa viagem e falharam sempre,após ter-se-iam realizado 15 tentativas em 12 anos, nenhuma capaz de vencer o Bojador até 1434.
  • 1444

    Descoberta do Cabo Verde

    Descoberta do Cabo Verde
    Infante Dom Henrique ordenou a Diogo Gomes que regressasse ao Reino de Portugal, finda a sua bem-sucedida missão diplomática aos Povos da Guiné.
    Levados por fortes correntes de ventos, as caravelas navegavam a cerca de 500 quilômetros da Costa da Senegambia, quando avistaram terra onde os Portugueses pisaram o chão do arquipélago de Cabo Verde pela primeira vez.
  • 1452

    Descoberta da ilhas Flores e Corvo nos Açores

    Descoberta da ilhas  Flores e Corvo nos Açores
    Foi Diogo de Teive quem achou as ilhas do Grupo Ocidental, no regresso da sua segunda viagem de exploração à Terra Nova, em 1452. Terão sido descobertas em simultâneo, já que ambas se avistam mutuamente.
  • 1473

    Lopo Gonçalves descobre o Cabo Lopez e é creditado como o primeiro a cruzar a linha do equador.

    	Lopo Gonçalves descobre o Cabo Lopez e é creditado como o primeiro a cruzar a linha do equador.
    Em 1473 Lopo Gonçalves (cujo nome se transmitiu ao Cabo Lopo Gonçalves, hoje conhecido por Cabo Lopez) ultrapassou o Equador.
  • Apr 9, 1479

    Tratado das Alcáçovas

     Tratado das Alcáçovas
    O Tratado das Alcáçovas foi um diploma assinado que colocou o fim à Guerra de sucessão de Castela em 4 de setembro de 1479. Portugal obtinha o reconhecimento do seu domínio sobre a ilha da Madeira, o Arquipélago dos Açores, o de Cabo Verde e a costa da Guiné, enquanto que Castela recebia as ilhas Canárias , renunciando a navegar ao Sul do cabo Bojador, ou seja, do Paralelo 27 no qual se encontravam as próprias ilhas.
  • 1488

    Bartolomeu Dias dobra o Cabo das Tormentas

    Bartolomeu Dias dobra o Cabo das Tormentas
    O Cabo das Tormentas foi descoberto pela primeira vez em 1488 pelo Bartolomeu Dias.Contam as crónicas que,como foi avistado depois de vários dias em que os marinheiros sofreram violentas tempestades , aquele navegador lhe pôs o nome de cabo das Tormentas. Ao retornar, com a notícia, o rei João II de Portugal mudou-lhe o nome porque, ao ser dobrado, mostrou a ligação entre o oceano Atlântico e o oceano Índico e prometia a tão desejada chegada à Índia. Chamou-lhe, por isso, cabo da Boa Esperança
  • Jul 6, 1494

    Tratado de Tordesilhas

     Tratado de Tordesilhas
    Foi um tratado celebrado entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela para dividir as terras "descobertas e por descobrir".
    O tratado definia como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde. Esta linha estava situada a meio caminho entre estas ilhas (então portuguesas) e as ilhas das Caraíbas descobertas por Colombo, os territórios a leste deste meridiano pertenceriam a Portugal e os territórios a oeste, a Castela.
  • 1500

    Pedro Álvares Cabral atinge o Brasil

    Pedro Álvares Cabral atinge o Brasil
    O navegador Pedro Álvares Cabral avistou terra firme, após ter deixado a costa africana um mês antes. O lugar avistado foi o Monte Pascoal, 62 quilômetros ao sul de Porto Seguro. No dia seguinte, os portugueses desembarcaram em terra firme pela primeira vez no atual território brasileiro.