Egito antigo portado

Civilizações - Antiguidade Oriental - 1ºA EM

  • 5000 BCE

    Egito antigo

    Egito antigo
    Desenvolveu-se às margens do rio Nilo, no deserto do Saara, pelo o qual era cercado, tendo assim, uma barreira natural contra invasões inimigas. A sociedade era dividida por 2 regiões, O Alto egito, o qual era mais pobre, e o Baixo egito, o qual possuia uma grande densidade. O Egito era um império comandado por um Faraó, este tinha uma função religiosa, administrativa e jurídica, ou seja, era a pessoa mais importante. A religião egípcia era politeista, além de acreditarem na vida apos a morte.
  • 4500 BCE

    Sumérios

    Sumérios
    Se fixaram no sul da mesopotâmia devido a uma grande onda migratória. Região e cultura dos sumérios Os mesopotâmicos acreditavam que as forças divinas interferiam nos rumos do mundo. Aspectos naturais como tempestades, seca e chuvas eram atribuídos à vontade dos deuses.
  • 4000 BCE

    Mesopotâmia

    Mesopotâmia
    Seu nome significa "Entre rios", já que esta localizado entre o rio Tigre e Eufrates. Vários povos se fixaram nessa região devido ao comércio e agricultura acessível.
  • 3000 BCE

    Fenícios

    Fenícios
    Instalaram se na costa oriental do mediterrâneo, desenvolveram a navegação e o comércio, além de se organizarem em cidades estado. Graças ao desenvolvimento comercial e ao intenso comércio houve uma invenção da escrita fenícia.A qual tinha 22 letras.
  • 2700 BCE

    Antigo Império - Egito

    Antigo Império - Egito
    Neste período foram construídas as Grandes pirâmides, as quais tinham como função ser tumbas dos faraós e proteger seus corpos e bens materiais. Também, neste período, foi alastrado o período da irrigação.
  • 2350 BCE

    Junção dos Sumérios e Acádios

    Junção dos Sumérios e Acádios
    Com a chegada dos acádios, ocorreu situação política instável, já que ambas tentavam impor o seu domínio sobre a outra. Por volta de 2350 A.C., deu-se a unificação entre estes povos. Criando-se então, o primeiro império.
  • 2050 BCE

    Médio Império - Egito

    Médio Império - Egito
    O Egito expandiu seu domínio para o sul. Este período também foi caracterizado pelo baseamento do trabalho servil,o qual era um trabalho escravo, nesse período também houve um aumento no comércio que foi favorecido pelas trocas com povos do mediterrâneo, além disso foi marcados por disputas como por exemplo a libertação do povo Núbio.
  • 2004 BCE

    Babilônia

    Babilônia
    Ao longo do tempo, as regiões da Suméria e da Acádia assistiram a ascenção da cidade de Babilônia, que, consequentemente, emprestou seu nome a toda a área sob sua influência. O Governo de Hamurábi preocupou-se em fortalecer as fronteiras do seu reino e dedicou-se à recomposição econômica e social deste
  • 2000 BCE

    Hebreus

    Hebreus
    Habitavam na região do iraque, se organizavam em clãs familiares que eram liderados pelos patriarcas.Eram monoteistas e viviam da agricultura e do pastoreiro
  • 1772 BCE

    Código de Hamurabi

    Código de Hamurabi
    A principal política e social foi a publicação do código de Hamurábi, um registro das leis a serem observadas em todo império babilônio. Este era publicado em um lugar publico na cidade da Babilônia e era consultado por toda a população.
  • 1700 BCE

    Escravização Hebraica

    Escravização Hebraica
    Muitos Hebreu migraram para o Egito depois de uma grande fome que os atingiu. No Egito os Hebreus foram escravizados por mais de 400 anos até que Moisés os libertou. Segundo a história, Moisés recebeu as tábuas da lei, com as inscrições que indicavam os 10 mandamentos.
  • 1550 BCE

    Novo Império - Egito

    Novo Império - Egito
    Foi caracterizado por um aprimoramento na sua capacidade militar, além disso, os faraós desse período, Tutmés III e Ramsés II tomaram medidas de expansão do território egípcio. Este período também foi marcado pelo enriquecimento do Egito, além disso, este teve contato com povos e culturas através do comércio. No final deste período houve enfraquecimento do poder devido ao questionamento sobre a autoridade do faraó, provocando fortes agitações internas e sucessivas invasões.
  • 1100 BCE

    Assirios

    Assirios
    Habitavam o norte da Mesopotâmia. Eram fortemente militarizados, tendo como objetivo obter vantagems comeriais com os impostos ganhos através dos povos dominados, dessa forma, sua economía foi fortalecida.
  • 729 BCE

    Dominação assírica na Babilônia

    Dominação assírica na Babilônia
    Em 729 A.C. os Assírios dominaram a Babilônia. No entanto com a forma de domínio trago pelos assírios, ouve uma resistência entre os povos, o qual repartiu o Império assírio, surgindo o Segundo Império da Babilônia.
  • 700 BCE

    Império Persa

    Império Persa
    O Império persa dominou a mesopotâmia no século VI a.C, ocupando o que seria atualmente ária Iraniana. Era comandada pelo imperador Ciro, que em 20 anos dominou a Ásia Menor e Babilônia. Seus sucessores atingiram o norte da África e os limites da Europa. O Império sucumbiu no Ano 330 a.C. Eram caracterizados em províncias chamadas satrapias. Este tipo de administração funcionou pelo fato de que dava autonomia aos diferentes povos e respeitava tradições locais.