As Origens

Timeline created by Paula Padilha
  • 70,000 BCE

    Origem dos elementos

    Origem dos elementos
    Os elementos, segundo a teoria do Big Bang, foram criados 1s a partir da grande explosão. O primeiro elemento foi Hidrogênio (estima-se, pela sua simplicidade de composição). Logo após ele, os átomos foram se chocando e criando novos elementos.
  • 65,000 BCE

    Educação física primitiva

    Educação física primitiva
    Antigamente, os humanos tinham a necessidade de educar o corpo para objetivos como a caça, a pesca e outras necessidades que temos. Para melhor adaptação ao ambiente e à essa necessidade, os homens treinavam as habilidades motoras.
  • 35,000 BCE

    Arte rupestre

    Arte rupestre
    A arte rupestre aconteceu no período pré-histórico. Ela é um tipo de registro da sociedade daquela época, que nos faz pensar sobre como era a vida na caverna e como aconteciam, por exemplo, as caças.
  • 6,000 BCE

    Cresecente Fértil

    Cresecente Fértil
    O Termo Crescente Fértil se dá pelo fato de que, se contornarmos a região da Mesopotâmia, ela se parecerá com uma lua crescente, também se dá esse nome pelo crescimento da população/civilização, da fertilidade do ambiente entre rios (África, Ásia e Oriente Médio, Península Arábica e Ásia Menor) e pelo uso de novas tecnologias (construção de diques, canais de irrigação).
  • 4,000 BCE

    Alquimia

    Alquimia
    Os alquimistas misturavam magia, química, medicina para encontrar o elixir da longa vida (ele prolongaria a vida, curaria todas as doenças e aumentaria a participação das pessoas na história) e a pedra filosofal, que transformaria tudo em ouro.
  • 4,000 BCE

    Idade antiga

    Idade antiga
    Surgimento da filosofia com os pré-socráticos
    Escola jônica - no que acreditavam que o ser humano era feito:
    Tales de Mileto (água)
    Anaximandro (arché)
    Anaxímenes (ar)
    Escola de mileto
    PItágoras (números)
    Hempédocles de Agrigento
    - A arché está presente nos quatro elementos
    Sócrates - maiêutica
    Platão - racionalista, teoria da sideias
    Aristóteles - empirista (ética, política, ágora)
    Sofistas: charlatões (não transmitem conhecimento verdadeiro)
  • 2,000 BCE

    Origem do japonês

    Origem do japonês
    A língua japonesa não tem uma origem determinada. . Existem algumas teorias circulando na comunidade lingüística quanto à origem da língua japonesa.
    A principal delas liga o japonês à família Altaica, da qual fazem parte o Turco e Coreano. A linguagem Altaica, falada na região da estepe Transcaspiana, supostamente foi levada ao Japão devido a uma migração maciça destes povos no século XX a.C.
  • 2,000 BCE

    Dialetos

    Dialetos
    Um dialeto: 'conversa, conversação, discussão por perguntas e respostas; maneira de falar, linguagem própria de um país) é a forma como uma língua é realizada numa região específica. Trata-se de uma variedade ou variante linguística.
  • 2,000 BCE

    Origem do chinês

    Origem do chinês
    O mandarim, também conhecido como chinês tradicional, é o nome que se dá a um conjunto de dialetos chineses falados nas regiões central, norte e sudoeste da China. É o principal dialeto falado na China com, aproximadamente, 840 milhões de falantes (primeira língua).
  • 1,600 BCE

    Origem do português

    Origem do português
    As grandes navegações, a partir do século XV d.C. ampliaram os domínios de Portugal e levaram a Língua Portuguesa às novas terras da África (Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe), ilhas próximas da costa africana (Açores, Madeira), Ásia (Macau, Goa, Damão, Diu), Oceania (Timor) e América (Brasil).O português originou-se do latim vulgar, que foi introduzido na península Ibérica pelos conquistadores romanos.
  • 1,200 BCE

    Origem do alemão

    Origem do alemão
    Segundo a enciclopédia Universalis, ancestrais alemães teriam ocupado península da Dinamarca, no Jutland.
    Nesta época, a língua falada seria um dialeto índico-europeu que misturaria o latim, o celta e o sânscrito. Este último é, por sua vez, o idioma utilizado em textos religiosos hindus e budistas.
    Tal mistura seria o que chamamos hoje de germânico. No entanto, atualmente, não encontramos nenhuma evidência escrita. Isso se deve, muito provavelmente, à antiguidade da sua existência.
  • -100 BCE

    Origem do francês

    Origem do francês
    Língua românica pertencente à subfamília itálica que, por sua vez, pertence à família indo-européia. É o idioma do povo francês. Também é a língua oficial da Bélgica, Suíça e de países e regiões que são, ou foram, colônias francesas: Guiana Francesa, África norte-ocidental, Indochina, Haiti, Madagascar e parte do Canadá.
  • -1 BCE

    Terra primitiva

    Terra primitiva
    A Terra Primitiva fala sobre a evolução da atmosfera terrestre desde o início de tudo (Big Bang). Antigamente a terra tinha uma temperatura muito alta, o que fazia com que não houvesse vida. Consequentemente, não havia oxigênio, o que é necessário para os organismos vivos.
  • 476

    Idade Média

    Idade Média
    Escolas helenísticas (junção das culturas grega, romana e egípcia)
    Cinismo - Vida parecida com a de um cão (Diógenes)
    Ceticismo - Mente humana não pode atingir nenhuma certeza descrente ou incrédula (Pirro)
    Epicurismo - Vida feliz se seguir as 4 dicas (Epicuro de Samos)
    Estoicismo - Felicidade se praticar virtuosidades, sabedoria é a fortaleza interior (Zenão de Cítio)
    Igreja católica obrigava as pessoas a acreditarem nas verdades da fé
    Principais filósofos: Sto. Agostinho, São Tomás de Aquino
  • 500

    Origem do inglês

    Origem do inglês
    O inglês é uma língua germânica ocidental que se originou a partir dos dialetos anglo-frísio e saxão antigo trazidos para a Grã-Bretanha por colonos germânicos de várias partes do que é hoje o noroeste da Alemanha, Dinamarca e Países Baixos.
  • 900

    A origem do espanhol

    A origem do espanhol
    O espanhol, ou castelhano, é uma língua românica do grupo ibero-românico. Originou-se do latim vulgar falado por parte da população que constituía a Península Ibérica por volta do século IX.
  • 1189

    Trovadorismo

    Trovadorismo
    O Trovadorismo foi um movimento literário que surgiu na Idade Média no século XI, na região da Provença (sul da França). Ele se espalhou por toda a Europa e teve seu declínio no século XIV, quando começou o humanismo.
  • 1240

    Método científico

    Método científico
    O método científico pode ser definido como um conjunto de procedimentos por meio dos quais um cientista consegue propor um conjunto de explicações para fenômenos, constituição e formação de materiais etc.
  • 1453

    Idade Moderna

    Idade Moderna
    Início: Queda de Constantinopla
    Grandes navegações
    Reforma Protestante
    Revolução Francesa
    Iluminismo
    Renascimento
    Fé ≠ razão
    Racionalismo: Razão tomada por si mesmo (matemática) - Descartes - método cartesiano
    Empirismo: 5 sentidos fazem parte da ciência - John Locke/ ideias de Francis Bacon
    Criticismo: junção 5 sentidos + razão = ciência (Kant)
  • Francesco Redi

    Francesco Redi
    Redi pesquisou para saber como apareciam as larvas de inseto na carne em decomposição e descobriu que as larvas de moscas (que dariam origem a novas moscas) surgiam a partir de ovos colocados pelas moscas adultas. Assim Redi, para provar a sua teoria, colocou em três frascos pedaços de carne (fechados com gaze/telha) e o outro aberto). No frasco que foram colocados os pedaços de carne tampados, não apareceram nenhuma larva pois as moscas adultas não tiveram acesso a carne para colocar os ovos.
  • Teoria da abiogênese

    Teoria da abiogênese
    Essa teoria prevaleceu por muito tempo. Ela dizia que organismos vivos poderiam se originar de organismos mortos. Os cientistas que realizaram experimentos não tamparam muito bem os potes para tentar fervê-los (ou colocar a carne), então os organismos se reproduziram do mesmo jeito, "comprovando" a teoria da abiogênese.
  • Lazzaro Spallanzani

    Lazzaro Spallanzani
    Lazzaro Spallanzani ferveu caldo de carne em uns frascos e destruiu os microorganismos ali presentes. Manteve alguns frascos fechados, e outros abertos. Os microorganismos reapareceram somente nos frascos abertos.Os defensores da teoria da abiogênese contestaram os resultados do experimento de Spallanzani, apresentando a suposição de que a falta de ar uma substância (o princípio ativo) que transformaria o caldo de carne em seres vivos não estava presente.
  • Antoine Lavoisier

    Antoine Lavoisier
    Lavoisier foi um químico francês, que, pela sua condição financeira, conseguiu fazer grandes experimentos e grandes revoluções no mundo da ciência. Fez experimento como a conservação das massas e frases como "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
  • Idade Contemporânea

    Idade Contemporânea
    -Fim da revolução francesa
    -Criação da escola de Frankfurt e estudo da: cultura de massa, indústria cultural e estética
    -Existencialismo (Deus existe?)
    - Subjetividade
    -Fenomenologia (estudar a essência das coisas, consciência de mundo) - homem x natureza
    -A filosofia não morre, pois quem é capaz de fazer novas teorias pode ser considerado filósofo.
  • A origem do Homem

    A origem do Homem
    Criacionismo - Deus criador, livre arbítrio, tradição judaico-cristã.
    Evolucionismo - Evolução a partir do ancestral comum, adaptação (possibilismo/determinismo) - Charles Darwin
  • Teoria dos conjuntos

    Teoria dos conjuntos
    A Teoria dos Conjuntos foi criada e desenvolvida pelo Matemático russo George Cantor (1845-1918), trata-se do estudo das propriedades dos conjuntos, relações entre conjuntos e relações entre os elementos e o próprio conjunto.
  • Marxismo

    Marxismo
    Marx dizia que o conhecimento é a única forma de levar à uma sociedade mais justa (precisa ser adquirido por todos).
    Ele separa a sociedade (composição entre o novo e velho): Burguesia (dona dos meios de produção - prop. privada) e Proletariado (vende seu trabalho).
    O capitalismo impede possibilidades que a tecnologia proporciona (tem que favorecer a sociedade, não apenas um grupo).
    O socialismo é a extinção da prop. privada,onde todos os indivíduos estão igualados economicamente.
  • Émille Durkheim

    Émille Durkheim
    Émille Durkheim dizia que o objeto de estudo de um sociólogo é um fato social. Este é:
    - Coletivo, resistente (próprio) e independente de um indivíduo em particular;
    Ele deve ter as seguintes características:
    - Coercitividade - obrigação de seguir o comportamento em grupo;
    - Exterioridade - ações coletivas e individuais acontecem independentemente da vontade individual, são consequências de acontecimentos sociais;
    - Generalidade - manifestação de um fenômeno que permeia toda a sociedade.
  • Teoria de Louis Pasteur

    Teoria de Louis Pasteur
    Louis Pasteur em 1861, através de um experimento, conseguiu demonstrar conclusivamente a impossibilidade da geração espontânea da vida (hipótese tão defendida pelos abiogenistas), ou seja, a origem da vida somente é possível a partir da matéria viva, de um ser vivo preexistente. A partir disso, ele começou a pesquisar o porque do vinho e da cerveja estragarem tão rápido. Sendo assim, começou a fazer experimentos para aumentar a duração destes.
  • Teoria da panspermia

    Teoria da panspermia
    Segundo ela, nosso planeta foi povoado por seres vivos ou elementos precursores da vida oriundos de outros planetas; que se propagaram por meteoritos e poeira cósmica até a Terra. Essa teoria ganhou mais força com a descoberta da presença de substâncias orgânicas oriundas de outros locais do espaço, como o formaldeído, álcool etílico e alguns aminoácidos. A descoberta de um meteorito na Antártica, na década de 80, contendo um possível fóssil de bactéria também reforça a panspermia.
  • A tecnologia da morte

    A tecnologia da morte
    Primeira Guerra mundial (1914-1918)
    Vários países europeus começaram a entrar em conflito devido à disputa de territórios e ao nacionalismo. Em 1914, Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, foi morto em território eslavo. Isso deu início a Guerra que se estendeu por longos quatro anos.
  • Revolução russa

    Revolução russa
    A Revolução Russa de 1917 foi um levante popular ocorrido na Rússia contra o regime czarista em plena Primeira Guerra Mundial.
    Os revolucionários aboliram a monarquia e implantaram um regime de governo baseado em ideias socialistas.
  • Fascismo

    Fascismo
    Movimento italiano liderado por Benito Mussolini (1883-1945), que protegia os ideais nacionalistas, totalitaristas, culto à personalidade, a ditadura e, principalmente, com etnocentrismo.
  • Crise de 1929

    Crise de 1929
    O "american way of life" acaba invadindo a cabeça dos norte-americanos, e a super-produção invade as fábricas. Com isso, a população não consegue suprir à essa produção desenfreada, então os Estados Unidos entram em colapso e acontece a grande "Crise de 29" (24/29 de outubro)
  • Segunda Guerra Mundial

    Segunda Guerra Mundial
    1939 - 1945
    Alianças militares
    *eixo x aliados
    Queda do Acordo entre Alemanha e URSS
    Hitler depende do capitalismo
    Prega anticomunismo (igualdade – ideia oposta ao regime totalitário nazifascista)
    Entrada dos EUA – Japão – URSS
    Armas bélicas; combater a política antiliberal dos regimes totalitários (Europa)
    Política imperialista conquista áreas China, Indonésia (Japão)
    Duas grandes batalhas:
    Dia “D” = Normandia – França – Eua
    Batalha de Stalingrado: exército Vermelho toma Berlim
  • Big Bang

    Big Bang
    O Big Bang é uma teoria criada por George Gamow e Georges Lamaître, que diz que o universo teria sido criado após uma grande explosão cósmica, e isso originou o espaço tempo, liberando uma grande quantidade de energia entre 10 e 20 bilhões de anos atrás.